Em tempos tão difíceis e acelerados, é muito difícil se livrar do pensamento negativo, não é?
São problemas no trabalho, acúmulos emocionais, crises existenciais e dúvidas que nos atormentam o tempo todo, sem dar um descanso.
Isso é muito comum, especialmente se considerarmos a era tecnológica em que estamos inseridos, onde a informação corre em questão de segundos para todos os lados.
Não é novidade que estamos mais expostos emocionalmente e que isso pode contribuir muito para as nossas dores diárias, inclusive alimentando o nosso pessimismo.
Se você é uma dessas pessoas que acha que tudo vai dar errado e não consegue se sentir empolgada em sonhar, porque não acredita no seu potencial, saiba que este artigo é para você!
Nele, vamos falar sobre atitudes que aumentam os pensamentos negativos, sobre as formas de lidar com cada um deles e possíveis tratamentos para essa situação frequente.
Acompanhe até o final para não perder nenhum detalhe.
Conteúdo desse artigo
ToggleO que é uma pessoa pessimista?
A pessoa pessimista é aquela que vê dificuldade ou impossibilidade em absolutamente todas as coisas que cruzam o seu caminho.
Geralmente, ela se apresenta de forma desanimada, desacreditada e raramente se empolga em fazer planos, por exemplo.
É como se essa pessoa vivesse refém de crenças limitantes, ou seja, ela acredita que existe uma enorme muralha entre ela e absolutamente qualquer conquista.
Pessoas que convivem com a visão pessimista são aquelas que perdem diversas oportunidades na vida, porque dificilmente tentam se arriscar ou simplesmente se expor a algo novo.
Elas vivem em uma zona de conforto tóxica eterna que não permite que elas cresçam nos negócios, no trabalho ou até mesmo nas suas relações.
Sabe por quê?
Porque é preciso coragem e empolgação para assumir riscos e se expor a novas possibilidades!
E esse não é um processo fácil para todo mundo, muito pelo contrário…
Há quem tenha uma autoestima muito baixa, vivendo um complexo de inferioridade e acreditando que não é capaz de merecer ou chegar a lugar algum.
Há aqueles que convivem com traumas e carregam bagagens tão grandes de frustrações que elas não permitem que eles tentem abraçar o otimismo.
E, também, há os que convivem com transtornos que alteram a química do cérebro, fazendo com que eles só tenham visões de mundo distorcidas e negativas, isto é, não condizentes com a realidade.
Como saber se sou pessimista?
Para saber se você é uma pessoa pessimista, é preciso observar algo que nem sempre recebe a nossa atenção: os padrões de comportamento.
A existência humana é baseada nesses padrões, embora a gente nem perceba. Isso acontece porque estamos fortemente ligados a nossa rotina, ainda que ela seja bagunçada e completamente fora de ordem.
Nós temos hábitos tanto práticos, quanto emocionais e é exatamente nesses detalhes que você precisa prestar atenção.
É preciso desenvolver autoconsciência emocional, ou seja, observar esses padrões e perceber quais deles se repetem:
Em que momento você passa a ter uma visão ruim sobre as coisas? Quando o pessimismo se apresenta de maneira mais forte? Quais acontecimentos ou relações você sente que contribuem para essa visão negativa das coisas?
Trabalhar em cima disso pode ser muito difícil, mas não impossível.
Para entender de onde surgem esses pensamentos pessimistas é preciso organizar esse olhar interno para poder descobrir o que se repete, o que é novo e quais as origens de cada um dos seus comportamentos.
É possível atingir tudo isso com a ajuda correta.
O que o pessimismo pode causar?
O pessimismo pode causar diversas consequências negativas e danos para o seu cotidiano.
Isso porque ele alimenta inúmeros contextos emocionais delicados, como a ansiedade, a depressão e até mesmo problemas de autoconfiança.
Há quem acredite que o acúmulo de pensamentos pessimistas atraia também diversas situações desastrosas, pois é como se você desacreditasse dos processos e ainda fizesse tudo de má vontade, sem a confiança necessária.
Isso pode prejudicar muito as pessoas em campos profissionais e até mesmo de relacionamento, afinal como desempenhar bem uma função ou uma tarefa sem acreditar no objetivo?
Essa é a grande questão: dar ou não credibilidade para aquilo que você mesmo está construindo e para as situações que te permeiam.
O que leva a pessoa a ter pensamentos negativos constantes?
Diversas situações podem levar a pessoa a ter pensamentos negativos, especialmente se considerarmos o seu histórico de vida e seu contexto atual.
A verdade é que somos o resultado do acúmulo de acontecimentos, traumas e relações, então olhar para tudo isso é indispensável na hora de entender a origem dos seus pensamentos.
Não podemos desligar nosso emocional das situações que vivemos, porque elas são grande parte do que somos e, inclusive, do que pensamos.
Mas voltando à pergunta central: o que leva uma pessoa a ter pensamentos negativos constantes?
Ela pode carregar uma autoestima extremamente baixa, duvidando de absolutamente todas as suas atitudes, seu potencial, suas conquistas e acreditando não ser merecedora dos espaços que ocupa.
Isso faz com que ela tenha olhos pesados para as situações, principalmente as profissionais e de relacionamento:
“Não vai dar certo”
“Sempre dá errado comigo”
“É sempre assim!”
Outra situação muito comum entre pessoas pessimistas é o trauma: quem carrega uma bagagem de frustrações e abandono, por exemplo, tende a ter um olhar mais limitante para as possibilidades.
É um movimento natural, mas que também pode ser extremamente doloroso para quem vive.
Outras pessoas que também podem enfrentar esse padrão de pensamento pessimista é aquela pessoa que convive com algum transtorno de ordem emocional.
Essas são aquelas que convivem com a química do cérebro alterada, sentindo-se para baixo constantemente e sem ânimo para nada.
É errado ser pessimista?
É muito delicado estabelecer certo ou errado em uma situação como essa.
Quando falamos sobre a filosofia da positividade e o abandono do pensamento negativo insistente, é muito comum que a gente pense nos extremos: algo positivo ou negativo.
Mas não precisa ser assim!
O importante é você saber: pensamentos pessimistas podem te fazer muito mal, porque contribuem para uma série de inseguranças, medos e dificuldades.
Como lidar com o pessimismo?
Lidar com o pessimismo implica em desconstruir diversas crenças e raízes internas que a gente alimenta todos os dias.
Por esse motivo, precisa ser algo feito a passos lentos, gradualmente.
Para te ajudar nesse processo, listamos algumas atitudes que podem te ajudar a se livrar dos pensamentos negativos:
Organize o seu pensamento
Faça um detox emocional! É muito importante filtrar aquilo que corre pela sua mente, afinal tudo que se passa por ali acaba sendo projetado para fora.
Então, saiba organizar e alinhar aquilo que você prioriza.
Trabalhe na sua autoestima
Pensar em si mesmo é um trabalho constante, mas extremamente necessário.
A autoestima atinge diretamente os nossos pensamentos, especialmente aqueles que causam danos a nós mesmos.
Invista em um tratamento psicológico
Pode parecer um grande clichê, mas é a mais pura verdade: contar com a ajuda de um profissional da saúde mental pode te proporcionar uma maior confiança em si mesmo, além de te encorajar a tomar melhores decisões.
Além disso, ajuda a filtrar os pensamentos acelerados e pessimistas que podem estar tomando conta do seu cotidiano.
Terapia para autoconhecimento
A terapia para o autoconhecimento pode ser uma grande parceira no seu processo de superação dos pensamentos pessimistas.
Isso porque ela elabora a sua mente de uma forma que você mesmo passa a criar os seus filtros, fugindo daquilo que te deixa mal e sabendo impor limites para aquilo que te causa desconforto.
Um psicólogo funciona como um grande suporte nesse processo, te auxiliando a se conhecer melhor, a acessar os seus próprios pensamentos de uma forma saudável e realmente útil.
A psicoterapia para o autoconhecimento vai investigar todos aqueles padrões de pensamento e comportamento que falamos mais cedo, organizando eles de forma que você visualize, mas também combata aquilo que não te faz tão bem.
Esse é o poder da psicologia, afinal ela abraça as suas questões, acolhe seus sentimentos e, acima de tudo, te ajuda a recuperar o que foi perdido através do tempo.
Tem coisa melhor?
Venha descobrir, de maneira prática, o melhor jeito de abandonar essa visão negativa da vida! Venha conhecer a Psicotér!
Nós contamos com um equipe completa para te receber, é só entrar em contato com a gente e agendar a sua Consulta VIP!
Texto de: Luísa de Oliveira – redatora da Equipe Psicotér
Aprovado por:
Fundadora da Psicotér, CEO e Diretora Técnica, Psicóloga Cognitivo-Comportamental, completamente apaixonada pelo ser humano, realizada e privilegiada por poder participar da transformação de vidas. Experiência de mais de 20 anos de atuação clínica e empresarial. Psicoterapeuta individual e em grupo de crianças, adolescentes, adultos, idosos, casal e família, online e presencial, pós-graduada em Gestão do Capital Humano. Consultora de recolocação profissional desde 2003, capacitando e orientando profissionais em transição de carreira na busca de novas oportunidades. Também consultora em diversas empresas nacionais e multinacionais, nas diversas áreas de RH, atendimento e avaliação psicológica de profissionais.