Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Hábitos – suas ações te ajudam ou prejudicam?

Categoria: Autoconhecimento, Comportamento

O que faz sermos quem somos?

São os nossos hábitos, seja para o nosso bem ou contra nós mesmos, que fazem nos tornarmos quem somos hoje.

Podemos ter o hábito de nunca acreditar no próximo, ser desconfiado com tudo e com todos. Também podemos ter o hábito de confiar demais nas pessoas e acabar nos frustrando. A questão é o equilíbrio.

Se temos o hábito de pensar no próximo sem julgá-lo, este é um hábito evoluído. No entanto, se temos o hábito de sempre falar sobre o outro, e o que o outro faz que consideramos certo . Portanto sem saber o porquê de suas atitudes, este é um hábito, digamos, egoísta e individualista. É destes, no quesito moral, que podemos refletir, como também hábitos de saúde.

Podemos pensar no bem-estar, na saúde e como hábito cuidarmos da alimentação. Em contra-ponto, podemos ser a pessoa que, em função do seu trabalho muito corrido e rotina desorganizada, acaba comendo sem horários e somente ‘porcarias’ que encontra pela frente para facilitar a sua agenda, mas acaba engordando e não tendo saúde.

Nós, como hábito, podemos ser aquela pessoa que escuta mais e fala menos; tendo a facilidade de ser mais paciente, menos ansioso e impulsivo. Há pessoas que não conseguem escutar, sua impulsividade fala mais alto. Sentem a necessidade de impôr sua opinião; que por sinal tem o hábito de acreditar que sempre está certa, mesmo os outros dizendo o contrário.

Portanto o hábito de procrastinar, afinal, acaba por atrapalhar e atrasar em todos os sentidos. Em que podemos ser ansiosos, enquanto todas as tarefas não estão finalizadas, e com antecedência, o alívio e a tranquilidade não vêm.

Um marido tem hábito de fumar na sacada todas as noites, sua esposa não aceita isto. Ela tem o hábito de brigar e julgar, antes de tentar entender o quanto é difícil largar este hábito, que na verdade é um vício.

A vida é feita de hábitos, eles fazem quem somos hoje e quem seremos amanhã.

Preciso mudar meus hábitos, criar hábitos, mudar os antigos e fazer novos? Os psíquicos ou os comportamentais? ?‍♀?‍♂

É necessário se dar conta se os hábitos estão sendo mais fortes do que a sua própria vontade. Por isto é um indício que você pode estar precisando de um auxílio profissional para ser mais adequado na sua mudança de hábitos, já que sozinho não está conseguindo.

Todos somos humanos e criamos hábitos muitas vezes sem nos darmos conta, mas o mais importante é que os hábitos nos ajudem, sejam positivos para nós. A intenção é evoluir, sermos melhores e termos melhores hábitos para nós mesmos, para a nossa felicidade.

✔️ Elisa Hobles – Psicólga da Equipe Psicotér

Psicotér: clínica de psicologia em Porto Alegre com atendimento presencial, online e domiciliar.

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Comentário Fechado

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: