Psicoterapia na terceira idade – O envelhecimento e a velhice não se resumem a um estereótipo e nem podem ser reduzidos a um estigma relacionado com fragilidade e ineficácia física, perda de habilidades cognitivas, rigidez comportamental, incompetência econômica e isolamento social, entre outros.
O processo de envelhecimento vai depender do estilo de vida de cada um. Como os hábitos e costumes praticados ao longo da vida, a educação e entendimento sobre o envelhecimento. Pois saber o que é ser idoso pode ajudar as pessoas a envelhecerem de uma forma mais equilibrada.
Uma das principais causas da depressão e ansiedade na fase mais avançada da vida é a solidão gerada pela perda de entes próximos e muito amados. Por isso, a psicoterapia na terceira idade é importante para melhorar as funções cognitivas e psicológicas.
Elaborar planos de interação social e, consequentemente, a melhoria na autoestima. Isto porque se um idoso tem a autoestima e a autonomia baixas, a tendência é que ele perca também o interesse pela vida e pelas pessoas à sua volta.
Nessa fase da vida é fundamental que a pessoa entenda as perdas e os ganhos e que reaja positivamente às mudanças ocorridas com o processo de envelhecimento.
Pois, por vezes, é comum a solidão, cansaço, a carência afetiva, a incapacidade física para certos trabalhos. Que, por sua vez, acarretam uma maior dependência de terceiros – luto por amigos ou parentes que se foram, medo da morte…
Enfim, são temas que assumem uma importância durante a terceira idade e que merecem cuidado terapêutico.
Psicoterapia na terceira idade
Portanto o processo psicoterapêutico pode contribuir com:
- a adaptação do idoso às alterações decorrentes nesta etapa da vida;
- auxiliar na compreensão da importância dos tratamentos médicos e uso de medicamentos;
- favorecer seu processo de autoconhecimento;
- auxiliar no desenvolvimento da sua autonomia e independência, favorecer também familiares e cuidadores;
- aliviar ansiedades, depressão e insegurança;
- favorecer a redução de comportamentos inadequados, bem como de crenças irracionais.
Enfim, são tantos os benefícios da psicoterapia na terceira idade. E o principal desafio do psicólogo no tratamento de idosos é desconstruir a ideia de que a pessoa mais velha não aprende mais, não muda mais. O que é um mito, pois enquanto houver funções cognitivas preservadas, qualquer pessoa é capaz de mudar e aprender.
Lisiane Duarte – CRP 07/12563
Psicóloga e Diretora Técnica da Psicotér