Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Não tenho mais ânimo!

Categoria: Comportamento, Depressão

O ânimo é uma característica interna fundamental para conseguirmos realizar pequenas coisas como sair da cama ou tomar banho. O bom ânimo pode ser um grande aliado em momentos difíceis; um alicerce fundamental na conquista de nossos objetivos.

O ânimo está relacionado aos nossos sentimentos em determinado momento da vida ou durante um longo período; pode ter efeitos positivos ou negativos. Queremos muitas coisas e na maioria das vezes ao mesmo tempo, terminando no campo da imaginação ou na lixeira de nossas frustrações.

Somos sonhos que podem se realizar sim! Tudo pode ser transformado, mas como fazer quando não existe o impulso gerador da ação?

Primeiramente olhe sempre pra você, esse espaço interno que existe ai dentro chamado de consciência. Olha para teus sentimentos, tua história de vida, o que você tem feito nos últimos meses ou ano, o que está sabotando teu entusiasmo?

 

Segue algumas sugestões para você se apropriar da tua força interna e resgatar teu ânimo;

➡ Autoconhecimento

A saúde emocional deve estar em primeiro lugar. O equilíbrio emocional será fundamental para colocar as ideias em ordem quando algo não sair do jeito que imaginamos. É tranquilo quando sabemos nossos potenciais e que errar não é feio; faz parte da escala da aprendizagem; sem sentir-se culpado, seguir em frente e não se afobar nas expectativas.

➡ Planejamento

Defina o que será mais importante pra você neste momento. Pense de que forma poderá iniciar e que mudanças devem ser elaboradas., Coloque no papel, o que você quer realizar e quanto tempo pode demorar, estabeleça metas.

➡ Autodisciplina

Ter certeza que deve iniciar e vencer o desânimo e as frustrações do passado, agora é a hora. Independente do que você almejar, arregrasse as mangas e mãos a obra! Comece se comprometendo com você, fazendo as escolhas necessárias, mesmo que pareça difícil. Muitas vezes realmente não é fácil, mas devemos seguir em frente, não desista de você, continue firme.

➡ Buscar ajuda

Reconhecer que quando não temos força ou energia podemos pedir auxilio a um amigo ou familiar no qual confiamos ou buscar ajuda de um profissional pode transformar tua vida. Fazer terapia vai te proporcionar olhar pra você e ver o que está te travando, tuas defesas, medos e insegurança, desenvolver autoestima e aprender acreditar em você.

➡ Atitude

Atitude é a flecha que lançamos frente aos nossos objetivos, ação gera sempre reação e resultados, agir pode ser uma atitude positiva, mesmo que os resultados demorem a aparecer, imagine se você resolver correr e competir, com certeza precisará se preparar, correndo pequenos trajetos, aumentando o tempo de treino, aprendendo a respeitar teu corpo, respeitando que cada um tem seu tempo e sua história.

➡ Conhecimento

Lembre que teu objetivo pode ter sido experimentado por milhares de pessoas, leia, estude, busque informações com pessoas bem sucedidas naquilo que propuseram como sonhos.

➡ Energia

Se energize com momentos de lazer e satisfação, fazendo coisas que você gosta, reservando um espaço para estar com teus amigos, na natureza, socializar, lembre que não estás sozinho, com tempo descobrirás que podes ajudar outras pessoas também.

➡ Resiliência

A resiliência é um processo interno, a capacidade de aprender com as dificuldades e erros, talvez quando estiveres rumo a tua conquista apareça algum obstáculo ou desânimo, mas isso não te faz um perdedor, te torna mais e mais forte para seguir em frente com força e coragem!

Termino essa conversa com uma frase:
Lembre que você pode sempre ganhar ou aprender!

Um abraço

Nina Guarnieri

Psicotér   

Psicoterapia Individual

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Comentário Fechado

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: