Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Psicoterapia em Porto Alegre: como melhorar a saúde mental

Categoria: Psicologia, Psicoterapia, Psicoterapia Individual

 

motivos para fazer psicoterapia, psicoterapia em porto alegre

 

No cotidiano dos atendimentos aqui na Psicotér – Clínica de Psicologia, notamos que muitas pessoas que procuram psicoterapia em Porto Alegre ainda não sabem se realmente estão precisando dela. Para muitos, a terapia com psicóloga ou psicólogo é indicada só em casos extremamente graves, e isso não é verdade.

Dados mostram que as doenças mentais vem atingindo números maiores ano após ano. Segundo estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2020, a depressão deve ser a doença mais incapacitadora do mundo!

O estudo aponta ainda que o Brasil lidera o número de diagnósticos na América Latina, com mais de 11 milhões. Em relação aos transtornos de ansiedade, os números também estão na casa dos milhões.

Esses indicadores só reforçam que a busca pela saúde mental é importante e deve ser enxergada como prevenção. Se você se pergunta: “preciso de um psicólogo?”, confira nos próximos parágrafos um “guia” sobre como funciona a psicoterapia.

Psicoterapia em Porto Alegre: quando começar?

 

depressão ansiosa, psicoterapia em porto alegre

Todos nós vivemos diariamente momentos de tensão, medo, angústia, preocupação, ansiedade… Isso está presente na rotina. Porém, quando alguns desses sentimentos se tornam persistentes e incontroláveis, é preciso repensar a situação e procurar ajuda profissional.

Você sente medo em excesso sobre coisas que vão ou podem acontecer no futuro? Sofrer por antecipação tira seu sono? Tudo pode ser um sinal de alguma complicação no âmbito psicológico.

 

Pensamentos obsessivos e perturbadores, medo de lugares com muita gente, falta de motivação, timidez excessiva,  perda da vontade em fazer coisas que sempre gostou… Isso tudo também é indício de um momento ideal para buscar uma terapia.

Muitos relatam que é como se o mundo “ficasse cinza”:  as coisas ficam “sem cor”,  a energia parece ir embora e as angústias tomam conta. Um ciclo persistente.

Muitas vezes, uma frustração no trabalho, uma desilusão amorosa ou a perda de uma pessoa querida passam a refletir até fisicamente. É o corpo dizendo que algo não está te fazendo bem.

distimia, psicoterapia em porto alegre

 

 

 

 

 

 

 

 

Esses são alguns dos sintomas físicos relatados durante as sessões de psicoterapia em Porto Alegre, na Psicotér – Clínica de Psicologia:

  • Taquicardia (sensação de coração acelerado);
  • Alteração do sono;
  • Problemas de pele;
  • Problemas no estômago;
  • Variações significativas de peso (aumento ou redução);
  • Surgimento de doenças cardiovasculares.

Em alguns casos, fica até difícil saber qual a ordem das complicações de saúde: os fatores psicológicos, por meio da somatização, apareceram primeiro ou foram os físicos? Independentemente disso, tenha uma certeza: eles sempre andam atrelados.

São nessas horas que a psicoterapia entra, colaborando no “pensar” dos pacientes. Não há um tempo definido para o término desse trabalho, mas os encontros são feitos uma vez por semana, geralmente, e existem vários tipos. Como você vai ler a seguir, cada um tem focos diferentes.

Principais tipos de psicoterapia

 

Imagem - Psicologa Lisiane Duarte, psicoterapia em porto alegre

Você já sabe como identificar se está na hora de uma consulta com psicólogo.Agora é importante compreender que existe uma terapia diferente para cada tipo de “obstáculo” a ser superado.

Aqui estão algumas características dos principais tipos de psicoterapia, tratando um pouco da dinâmica do tratamento:

  • Psicoterapia individual: focada em problemas do indivíduo e nas suas relações pessoais. Talvez seja a mais conhecida e popular. Nela, profissional e paciente vão em busca de caminhos para identificar raízes de transtornos atuais e maneiras de encarar as dificuldades que levam a uma exaustão emocional.
  • Psicoterapia para casais: atendimento em dupla, com foco nos conflitos dentro da vida amorosa. Em alguns casos, os problemas podem estar focados na falta de comunicação.
  • Psicoterapia familiar: trabalho em grupo, para identificar quais papéis cada indivíduo exerce no contexto familiar e como é possível trazer qualidade à relação entre os integrantes.
  • Psicoterapia infantil: focadas em problemas dessa fase da vida, como agressividade, timidez excessiva, entre outros. Recursos lúdicos são utilizados para ajudar na expressão dos sentimentos.

Além disso, tem a terapia sexual, a terapia voltada para o auxílio no emagrecimento – que ainda é um tabu entre muitos pacientes -, os trabalhos de neuropsicologia e ainda, de orientação profissional e vocacional.

No ambiente de mercado de trabalho ou de setores públicos, também há atendimentos voltados para escolas, empresas, e até nos setores públicos e jurídicos.

Não há dúvidas mais de que a psicoterapia está longe de ser a “frescura” ou “luxo”, como muitos ainda acreditam, não é?

Modalidades de atendimento da psicoterapia em Porto Alegre

 

psicoterapia em porto alegre

A psicoterapia não se resume mais às consultas dentro do consultório. Claro que elas ainda são muito presentes e eficientes, porém outras modalidades também trazem resultados interessantes.

Essas formas diferentes de atendimento, inclusive, facilitam o acesso do paciente ao profissional. Saiba mais sobre modalidades de psicoterapia em Porto Alegre:

 

  • Psicoterapia presencial: ainda é a forma mais recomendada de atendimento. A sessão se torna uma “refúgio” para o paciente, que vai se sentir seguro em contar e demonstrar sentimentos. Feita em consultórios e clínicas, em um ambiente com total privacidade.
  • Psicoterapia domiciliar: voltada para quem não tem a possibilidade de ir até o espaço do psicólogo. Podem ser por problemas de locomoção ou mesmo, por quadros clínicos que impedem o convívio social (ex: agorafobia).
  • Psicoterapia online: quando o paciente está distante, o atendimento pelas redes sociais permite que ele não pare de ser acompanhado. Mas não apenas isso: se antes de 2018 essa modalidade (regulamentada no Conselho Federal de Psicologia) tinha um limite de sessões, agora já pode ser de atendimento pleno – ou seja, a terapia do começo ao fim. O acesso fica mais fácil, inclusive nos casos de pessoas que sentem dificuldade até em sair de casa, por exemplo.

 

Independentemente da modalidade, vale reforçar: tudo que é conversado entre terapeuta e paciente é sigiloso, como prevê o Código de Ética da categoria.

Que tal dar o primeiro passo?

 

psicoterapia em porto alegre

 

Nem sempre a gente pode lidar sozinho com esses medos e angústias que muitas vezes, tomam conta dos nossos pensamentos durante todo o dia – muitas vezes, acabam até com o nosso sono.

Se as dificuldades individuais, entre o casal, na profissão ou até mesmo com os filhos não melhoram e você sente que não tem forças de resolver tudo sozinho ou sozinha, não tenha receio de procurar auxílio de um psicoterapeuta para psicoterapia em Porto Alegre (caso more aqui, onde as clínicas estão sediadas).

Na Psicotér – Clínica de Psicologia, você tem a chance de passar por uma avaliação bônus com um profissional, que vai te explicar como funciona a terapia e se o seu caso precisa de acompanhamento (e de qual tipo de acompanhamento).

É só preencher os dados abaixo para que a nossa equipe agende uma primeira consulta gratuita com psicóloga em Porto Alegre.

Não se esqueça: os cuidados com a saúde mental são tão importantes quanto os cuidados com a saúde física. Pense nisso!


Se identificou com o assunto deste post?
Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


Seu nome*
Seu e-mail*
Seu telefone

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Entre em contato para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS ou tirar dúvidas.

(51) 4100-2513