Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Resiliência: superando momentos difíceis

Categoria: Autoconhecimento, Comportamento

Olá, Convido você a refletir!

Você lembra quando passou por momentos muito difíceis em sua vida?

O que aconteceu naquela fase pode ter deixado marcas profundas ou até mesmo traumas. Essa dor pode ter sido um impulso para você obter força interna, prosseguir, aprender e avançar.

Pense como enfrentou o problema e qual foi sua atitude…

Imagem descrição - força internaA resiliência é uma característica individual, mas pode ser vista num determinado grupo ou comunidade. Por exemplo, durante catástrofe climática, pessoas que perderam tudo encontram forças para ajudar a comunidade.  Pode ser desenvolvida através do autoconhecimento de um programa terapêutico ou motivacional. Este último, utilizado através de treinamentos em diversos contextos.

Resiliência é um termo originado da física, é quando um material passa por extrema deformação e após esse desgaste se recompõe retornando ao estado original.

Na psicologia esse termo é empregado para vermos as capacidades emocionais intrínsecas das pessoas durante uma crise. Pessoas resilientes passam por situações traumáticas com incrível capacidade de superação e retornam a essência original novamente.

Na prática clínica, vários são os relatos de pessoas que passaram por um período turbulento; chamo de “deserto da alma,” é quando a crise se instala inesperadamente. Chega a noticia de uma doença, morte de um familiar, divórcio, demissão, inúmeras perdas ao mesmo tempo, esse momento pode parecer interminável e impossível de suportar. Com certeza, vai exigir algo a mais de você, sua força e coragem para atravessar esse caminho.

Mensurar como cada indivíduo enfrentará suas dores é complexo, pois lidar com a dor da perda e do fracasso é difícil, mas é justo nesse momento que podemos descobrir nosso poder interior de força e inspiração para encarar com vitalidade esse momento.

Tenha calma, nada dura para sempre, pense em outros momentos difíceis que conseguistes superar, quantas batalhas talvez piores, você já venceu.

É preciso flexibilidade para se adaptar e definir soluções.  A angústia pode ser a realidade atual apenas, mas, não durará para sempre. Veja os fatos: aceitar o que não pode ser mudado imediatamente não significa que você está sendo passivo.  É um ato de inteligência emocional para definir novas estratégias.

Pensar positivo com certeza ajudará você a ver as coisas de um modo diferente; um caminho mais tranquilo para refletir e encontrar soluções mais assertivas. Quanto mais hipóteses estiverem disponíveis, mais segura e consciente será sua decisão.

Tenha fé e esperança de que o tempo é o remédio da vida e acreditar vai te fazer seguir com determinação e coragem, se for necessário zere seus ponteiros e recomece.

Aceite ajuda de amigos ou familiares, ampliando seus laços afetivos, é fundamental saber que não estamos sozinhos, aprendemos ser humildes perante nossa fragilidade, crescemos como seres humanos e mais adiante podemos ajudar outras pessoas também.

Busque o equilíbrio interno através do cuidado consigo mesmo, descanso, boa alimentação, meditar, buscar atividades prazerosas para repor as tensões e relaxar.

Quando aprendemos a nos adaptar às adversidades sem resistir, podemos ver as transformações em nossas vidas. Desenvolvemos novos valores, novas direções, novas relações, sincronizados com nossa missão, acredite em você!

“Você não pode encontrar a luz a menos que você incorpore a escuridão.”

Por  Nina Guarnieri – Psicóloga da Equipe Psicotér

Entre em contato conosco através desse link para agendar uma Avaliação Gratuita para psicoterapia, Online ou Presencial, com um Psicólogo ou Psicóloga em Porto Alegre. Temos a garantia do melhor atendimento e psicólogos de Porto Alegre altamente qualificados.


Se identificou com o assunto deste post?
Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


Seu nome*
Seu e-mail*
Seu telefone

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

1 Comentário

  1. Angelo | 14 de dezembro, 2018

    Muito bom para reflexao isto e muito positivo para o dia dia

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Entre em contato para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS ou tirar dúvidas.

(51) 4100-2513