Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Transtorno de Estresse Pós-Traumático.

Categoria: Crise de Ansiedade, Emoções, Estresse, Saúde, Sintomas

Acidentes, Assalto, Violência, Desastre Natural

Você já deve ter testemunhado ou conhecer alguém que tenha vivenciado uma situação marcante e mobilizadora de estresse. A exposição direta ou indireta a um evento traumático pode desenvolver o Transtorno de Estresse Pós-Traumático.

O  Transtorno de Estresse Pós-Traumático é um tipo de transtorno psicológico caracterizado por um medo. Este medo excessivo impede as pessoas de seguirem com as suas atividades diárias. Os sintomas surgem a partir de uma experiência impactante; que envolve o risco de vida ou risco à integridade física ou mental significativa.

Vivenciar situações estressadoras pode provocar o Transtorno de Estresse Pós-Traumático, conhecido como TEPT. Nem todo evento estressor poderá gerar o TEPT.  No entanto, pode desenvolver outros transtornos mentais, como depressão ou transtorno do pânico, por exemplo.

Reviver a situação traumática através de pesadelos e lembranças constantes, sintomas de agitação e de evitamento em relação a falar ou a se expor a situações que lembram o episódio são presentes no dia a dia das pessoas acometidas pelo transtorno.

Segundo especialistas, a manifestação dos sintomas do TEPT pode se dar de várias formas, como taquicardia, problemas gastrointestinais, somatização através da pele ou em outros órgãos, febre, alterações de memória, alterações no sono, alterações de humor, isolamento, emotividade por qualquer situação, ou não poder passar por local que remeta a lembranças do evento.

A partir do momento que se observa que os sintomas começam a trazer prejuízos à vida do sujeito, no sentido de impedir de forma recorrente a realização das atividades de rotina, deve-se ficar atento e procurar por um profissional especializado em Transtorno de Estresse Pós-Traumático.

É importante salientar que há diferença entre o trauma e o transtorno de estresse pós-traumático. É totalmente normal ter sentimentos de medo e insegurança após vivenciar uma situação traumática.

Além de outros sintomas semelhantes aos apresentados pelas pessoas acometidas pelo transtorno, porém mesmo com dificuldades, de forma gradual consegue retomar com a vida e a sintomatologia diminui na intensidade.

Já no que tange o transtorno, os sintomas são persistentes, trazendo a sensação de que o evento pode ocorrer novamente mesmo sem estar diante de uma situação perigosa, repercutindo em danos psicológicos significativos, o que impede a pessoa de seguir com a sua vida.

Para a efetividade do tratamento do transtorno, é indicada a procura pelo acompanhamento psicológico, bem como psiquiátrico. A psicoterapia permite o processamento das emoções através de técnicas específicas que possibilitam o controle da ansiedade e induzem ao relaxamento.

Trabalhar com as crenças e pensamentos desenvolvidos a partir da situação estressadora também é um dos propósitos do tratamento.

É importante destacar que ainda existe o preconceito em relação a forma como se dá a intensidade do transtorno. Ou seja, o TEPT pode ser incapacitante. Por isso, é importante falarmos mais acerca do transtorno e contextualizá-lo, visto que vivemos diariamente expostos a situações que podem gerar estresse.  Não estamos livres dos danos provocados pelos eventos traumáticos vivenciados.

 Por Amanda Hasse – Psicóloga da Equipe Psicotér

Entre em contato conosco para uma avaliação gratuita. Atendimento presencial, online e domiciliar. Psicotér: clínica de psicologia em Porto Alegre.

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Comentário Fechado

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: