Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Tipos de tratamento psicológico – Qual se encaixa com você?

Categoria: Sem categoria

Tipos de tratamento psicológico – você sabia que existe mais de um tipo de terapia na psicologia?

O tratamento psicológico visa ajudar um indivíduo, casais ou mesmo um grupo de pessoas, a resolver questões emocionais e de cunho prático da vida. Além disso, serve de apoio para períodos difíceis; assim como o luto, transições de carreira ou um divórcio. O tratamento com um psicólogo também auxilia no processo de autoconhecimento; busca promover o bem-estar da pessoa de uma maneira geral.

Existem várias abordagens terapêuticas que embasam o tratamento psicológico. Cada perspectiva teórica atua como um roteiro que ajudar o psicólogo a entender o que seu paciente apresenta. Certamente, todas elas, sendo realizadas por profissionais competentes e bem capacitados, são efetivas.

Abaixo seguem os principais tipos de tratamento psicológico:
  1. Terapias Cognitivo-Comportamentais

Imagem - Terapias Cognitivo Comportamentais

Estas terapias têm como foco a compreensão de como as pessoas pensam (parte cognitiva) e o modo como se comportam (parte comportamental). Portano, seu objetivo é promover mudanças de comportamento e crenças limitantes. Essas mudanças ocorrem através da conscientização de quais pensamentos, atitudes e/ou comportamentos não são funcionais para nossa vida.

Para isso, faz-se uma análise comportamental com a finalidade de averiguar quais comportamentos são “desadaptados”. Assim, uma vez identificados, o psicólogo utilizará diversas técnicas para treinar a pessoa na resolução de problemas e no treinamento de habilidades.

Sendo assim, a Terapia Cognitivo-Comportamental é muito eficaz no tratamento de depressões, fobias, transtornos de ansiedade e processos traumáticos. Exemplos de linhas dentro desta abordagem terapêutica são: Terapia Racional Emotiva Comportamental, a Terapia da Aceitação e Compromisso e a própria Terapia Comportamental.

  1. Terapias Psicanalíticas

Imagem - Terapias Psicanalíticas       A Terapia psicanalítica parte do princípio que os seres humanos manifestam uma série de conflitos inconscientes, os quais se originam em nosso passado, especialmente na infância. Grande parte de nossos problemas são o resultado de impulsos instintivos, os quais não são conscientes para nós.  Ao menos não até fazermos terapia para trazer estes conteúdos à luz.

Para que o psicanalista facilite esse processo de elucidação do conteúdo inconsciente, ele faz fará uso da catarse emocional ou da hipnose. Assim facilitando a identificação de mecanismos de defesa que utilizamos para nos esquivar do problema original. As principais terapias psicológicas que se enquadram dentro deste foco são a Psicanálise e a Terapia Junguiana (também conhecida como psicoterapia Analítica).

  1. Terapias Humanistas

Imagem - Terapias Humanistas          As Terapias Humanistas são conhecidas pela grande diversidade de técnicas que utiliza e costuma ter boa aceitação do público em geral. O precursor desta linha de tratamento psicológico foi Carl Rogers. Ele enfatizou a importância do crescimento pessoal do indivíduo ao nos aproximar do nosso máximo potencial.

Portanto, ao invés de aprofundar nos problemas ou traumas, a Terapia Humanista procura nos desenvolver enquanto ser humano. Portanto, visa que sejamos agentes ativos de nossas mudanças. Esta abordagem valoriza o presente, sendo este o momento perfeito para se resolver os problemas. Assim, nossa história pregressa deixa de ter tanta importância. Alguns exemplos de terapia humanista são: Terapia Centrada no Cliente, Gestalt, a Existencial e a Transpessoal.

  1. Terapias Artísticas

Imagem - Terapias ArtísticasOutro dos tipos de tratamento psicológico é a Terapia Artística.  Esta linha de tratamento embasa-se no conhecimento de que a expressão artística é um canal para dar forma as nossas emoções, para liberá-las, favorecendo assim o autoconhecimento e possibilitando a elaboração de muitos de nossos problemas. Alguns exemplos de terapias artísticas são: Psicodrama, Arteterapia e Musicoterapia.

 

Psic. Alessandra Ribeiro – CRP/27850

Psicóloga clínica, Pós-Graduanda em Psicologia Clínica Junguiana


Se identificou com o assunto deste post?
Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


Seu nome*
Seu e-mail*
Seu telefone

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Entre em contato para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS ou tirar dúvidas.

';