Endereços psicoter
Rua Vigário José Inácio, 250 Sala 102 Centro - Porto Alegre
R. Antônio Joaquim Mesquita, 131 - Passo d'Areia - Porto Alegre
Rua Esteves Júnior, 50, Sala 404 - Florianópolis
SEG A SEX DÀS 7H ÀS 22H - SÁB DÀS 7H ÀS 12:30H

Fantasmas do passado: como superar situações traumáticas.

Descrição Imagem - Fantasmas do Passado

Acontecimentos bons ou ruins fazem parte da nossa história de vida, bem como, a maneira de suportar as adversidades existenciais.

Descrição Imagem - Garota triste Inevitavelmente, episódios ruins ou situações traumáticas tendem a ruminar em nosso pensamento. Inclusive, sobressaindo-se em momentos bons de nosso cotidiano.

Quando pensamentos desagradáveis ou lembranças ruins de algo que aconteceu não saem de nossa cabeça, estamos em um processo chamado ruminação mental, onde ficamos presos em um ciclo infindável de pensamentos. Desse modo, nossa atenção fica excessivamente focada em memórias negativas do passado. Diversos sentimentos como tristeza, culpa, arrependimento, solidão e amargura podem surgir.

A propensão desses sentimentos tristes nos traz vulnerabilidades cognitivas para desenvolver transtornos como depressão, ansiedade e até mesmo estresse pós-traumático. Além disso, esses transtornos podem desencadear outros distúrbios físicos. Tais como falta de apetite; perda de peso; insônia; aceleração dos batimentos cardíacos; sempre que houver acesso à lembrança indesejada.

Veja mais: Traumas de infância

Apesar disso, passar por momentos difíceis e situações estressantes são recorrentes em nossa natureza humana e também nem sempre conseguimos controlar o que pensamos, visto que circunstâncias ou até mesmo pessoas podem ser o gatilho para uma lembrança mal resolvida em nossa mente e em nosso coração, ressuscitando os fantasmas do passado nos causando sofrimento.

Para superar esses contratempos, é preciso primeiro que você viva o seu luto e resignifique esses momentos difíceis. Um exemplo que pode ajudar é ir naquele bar ou restaurante que antes você sempre frequentava, mas depois de uma separação, parou de ir. Não será fácil. Escolha uma boa companhia, que te faça rir e esquecer aquela situação triste; será uma ótima alternativa para adquirir lembranças mais positivas.

Pensar nas experiências e tentar tirar um saldo positivo também é importante. Uma vez que, tudo é aprendizado e nada é em vão. Devemos nos desafiar em passar por essas situações e tirar o melhor proveito possível, nos abstendo de cometer os mesmos erros e ver o lado positivo em tudo.

Contudo, analisar esses traumas de forma clara o ajudará a viver melhor o presente e futuro. O crescimento pessoal depende de uma boa estrutura mental, que vai além de controle de pensamentos, mas sim pela busca do equilíbrio de nossa psique, a ponto de o passado não interferir mais em nossas decisões e emoções.

É importante a busca de um profissional qualificado que o ajude a descobrir o porquê de seus traumas e como supera-los; é muito considerável a ajuda de alguém que possa contribuir para nosso crescimento em que o passado, presente e futuro vivam em sintonia.

Por Nina Guarnieri – Psicóloga da Equipe Psicotér

Entre em contato conosco através desse link para agendar uma Avaliação Gratuita para psicoterapia, Online ou Presencial, com um Psicólogo ou Psicóloga em Porto Alegre. Temos a garantia do melhor atendimento e psicólogos de Porto Alegre altamente qualificados.

Gostou? Compartilhe
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram

Posts Relacionados

Confira os assuntos de maior interesse

Avaliação Psicológica Bônus




    Se identificou com o assunto deste post?


    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!

    Seu nome*
    Seu e-mail*
    Seu telefone

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.