Angústia, tristeza e vontade de chorar sem motivo é uma condição que afeta milhares de pessoas todos os dias. Porque a maioria delas tenta buscar uma explicação para esse sentimento que corrói a alma e vai deteriorando a qualidade de vida pouco a pouco.
A primeira vista, logo se pensa na ” depressão” porque é um distúrbio mental que gera uma perda de interesse generalizada no indivíduo e levando ele a não ter ânimo para fazer atividades do dia a dia, falta de apetite, oscilações de humor, tristeza profunda e total desinteresse pela vida.
Mas, apesar de todos os sintomas apontarem para esse problema, chorar sem motivo também pode ter outras vertentes. O primeiro passo, é avaliar os sintomas como um todo, pois até mesmo em quadros de depressão, a pessoa pode ter dificuldades de expressar suas emoções.
Vontade de chorar sem motivo nem sempre é depressão
Psiquiatras alertam que vontade de chorar do nada não é necessariamente um sintoma de depressão, é claro que existem outros sinais que indicam a doença, por isso, é importante procurar orientação de um especialista para realizar a avaliação clínica e inclusive, exames para descartar outras probabilidades.
Existem outras ” patologias originárias de disfunções orgânicas” que também podem produzir sintomas muito parecidos com os da depressão. Ou seja, a raiz do problema pode ser outra, tais como:
- Transtorno de Ansiedade – Deixa o indivíduo muito estressado e preocupado com praticamente tudo fazendo com que o choro seja desencadeado, pois ele acredita que vai acontecer algo;
- Deficiência de vitamina B12;
- Baixos níveis de açúcar no sangue;
- Hipotireoidismo;
- Personalidade de cada pessoa;
- Alterações hormonais na mulher, isso explica o choro sem motivo durante a TPM;
- Labilidade emocional, um distúrbio do cérebro que possui dificuldades de controlar as emoções. Geralmente esse problema ocorre em pessoas que já tiveram AVC ou possuem esclerose múltipla e mal de Parkinson.
Essas condições citadas acima, portanto podem desencadear alterações no humor e também gerar crises de choro constantes.
Relação Choro X Depressão (Vontade de chorar sem motivo será depressão?)
Como saber se a vontade de chorar sem motivo e o mar de tristeza que abate uma pessoa é de fato a depressão?
A doença atinge mais de 300 mil pessoas em todo o mundo. Esses dados são da OMS (Organização Mundial da Saúde) que frisa que não existe uma idade específica estipulada como fator de risco.
Para identificar a doença são necessários a junção de 2 ou mais sintomas. Pois de acordo com especialistas, crise de choro é só um deles, conheça os demais:
- Falta de motivação para pensar no futuro e fazer planos;
- Aparência sempre cansada e apática;
- Problemas para se concentrar;
- Aumento ou até mesmo perda de apetite;
- Medos que antes não existiam;
- Insegurança, pessimismo e incapacidade de tomar decisões;
- Problemas para dormir;
- Falta de vontade de sair, viajar, ir em festas e fazer atividades, que antes considerava prazerosas;
- Mudanças de humor;
- Angústia e sensação de vazio;
- Esquecimentos frequentes.
Além desses sinais citados acima, algumas pessoas com depressão também demonstram sintomas físicos, são eles:
- Dores no corpo;
- Dores do peito, tipo uma pressão;
- Tensão no pescoço, nuca e cabeça;
- Problemas no intestino (gases, intestino preso ou solto);
- Dores de estomago.
O choro sem motivo por si só, nem sempre é um fator negativo, as lágrimas expressam muitas emoções, entretanto, um choro normal leva aproximadamente 2 minutos e, quando compulsivo, pode chegar a 15 minutos.
Então, crises de choro e depressão são consideradas coisas diferentes. Pois na realidade, as crises são comumente desencadeadas por fatores emocionais, enquanto que a depressão, é uma doença psicológica que muitas vezes faz a pessoa ter vontade de chorar por longos períodos.
No geral, crises de choro todo o ser humano tem e quando ela passa, dá uma sensação de alívio. No entanto, quando ela se repete constantemente, é a hora de procurar um especialista.
A importância de procurar ajuda
Quando se percebe que algo está diferente na saúde é preciso entender a necessidade de compartilhar isso com profissionais que podem ajudar. Ninguém tem vontade de chorar sem motivo toda hora, porque isso, no mínimo, é uma condição de se preocupar e buscar orientação de um especialista para fazer terapia.
Procurar um psicólogo é fundamental, porque ele irá compreender de fato o que o paciente possui e fazer testes e avaliações clínicas para diagnosticar o problema.
Agora que você já tem mais informações sobre a vontade de chorar sem motivo, então que tal começar a se cuidar e quem sabe, observar pessoas ao seu redor que talvez precisem da sua ajuda ou acompanhamento psicológico?
Psic. Lisiane Duarte da Silva – CRP 07/12563
Psicóloga Cognitivo Comportamental, Especialista em Gestão de Pessoas
Colaboração: WebTrends