Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Vontade de chorar sem motivo: qual a diferença entre crise de choro e depressão?

Categoria: Comportamento, Depressão, Emoções e Sentimentos

Vontade de chorar sem motivoAngústia, tristeza e vontade de chorar sem motivo é uma condição que afeta milhares de pessoas todos os dias. Porque a maioria delas tenta buscar uma explicação para esse sentimento que corrói a alma e vai deteriorando a qualidade de vida pouco a pouco.

A primeira vista, logo se pensa na ” depressão” porque é um distúrbio mental que gera uma perda de interesse generalizada no indivíduo e levando ele a não ter ânimo para fazer atividades do dia a dia, falta de apetite, oscilações de humor, tristeza profunda e total desinteresse pela vida.

Mas, apesar de todos os sintomas apontarem para esse problema, chorar sem motivo também pode ter outras vertentes. O primeiro passo, é avaliar os sintomas como um todo, pois até mesmo em quadros de depressão, a pessoa pode ter dificuldades de expressar suas emoções.

Vontade de chorar sem motivo nem sempre é depressão

Psiquiatras alertam que vontade de chorar do nada não é necessariamente um sintoma de depressão, é claro que existem outros sinais que indicam a doença, por isso, é importante procurar orientação de um especialista para realizar a avaliação clínica e inclusive, exames para descartar outras probabilidades.

Existem outras ” patologias originárias de disfunções orgânicas” que também podem produzir sintomas muito parecidos com os da depressão. Ou seja, a raiz do problema pode ser outra, tais como:

  • Transtorno de Ansiedade – Deixa o indivíduo muito estressado e preocupado com praticamente tudo fazendo com que o choro seja desencadeado, pois ele acredita que vai acontecer algo;
  • Deficiência de vitamina B12;
  • Baixos níveis de açúcar no sangue;
  • Hipotireoidismo;
  • Personalidade de cada pessoa;
  • Alterações hormonais na mulher, isso explica o choro sem motivo durante a TPM;
  • Labilidade emocional, um distúrbio do cérebro que possui dificuldades de controlar as emoções. Geralmente esse problema ocorre em pessoas que já tiveram AVC ou possuem esclerose múltipla e mal de Parkinson.

Essas condições citadas acima, portanto podem desencadear alterações no humor e também gerar crises de choro constantes.

Relação Choro X Depressão (Vontade de chorar sem motivo será depressão?)

Como saber se a vontade de chorar sem motivo e o mar de tristeza que abate uma pessoa é de fato a depressão?

A doença atinge mais de 300 mil pessoas em todo o mundo. Esses dados são da OMS (Organização Mundial da Saúde) que frisa que não existe uma idade específica estipulada como fator de risco.

Para identificar a doença são necessários a junção de 2 ou mais sintomas. Pois de acordo com especialistas, crise de choro é só um deles, conheça os demais:

  • Falta de motivação para pensar no futuro e fazer planos;
  • Aparência sempre cansada e apática;
  • Problemas para se concentrar;
  • Aumento ou até mesmo perda de apetite;
  • Medos que antes não existiam;
  • Insegurança, pessimismo e incapacidade de tomar decisões;
  • Problemas para dormir;
  • Falta de vontade de sair, viajar, ir em festas e fazer atividades, que antes considerava prazerosas;
  • Mudanças de humor;
  • Angústia e sensação de vazio;
  • Esquecimentos frequentes.

Além desses sinais citados acima, algumas pessoas com depressão também demonstram sintomas físicos, são eles:

  • Dores no corpo;
  • Dores do peito, tipo uma pressão;
  • Tensão no pescoço, nuca e cabeça;
  • Problemas no intestino (gases, intestino preso ou solto);
  • Dores de estomago.

O choro sem motivo por si só, nem sempre é um fator negativo, as lágrimas expressam muitas emoções, entretanto, um choro normal leva aproximadamente 2 minutos e, quando compulsivo, pode chegar a 15 minutos.

Então, crises de choro e depressão são consideradas coisas diferentes. Pois na realidade, as crises são comumente desencadeadas por fatores emocionais, enquanto que a depressão, é uma doença psicológica que muitas vezes faz a pessoa ter vontade de chorar por longos períodos.

No geral, crises de choro todo o ser humano tem e quando ela passa, dá uma sensação de alívio. No entanto, quando ela se repete constantemente, é a hora de procurar um especialista.

A importância de procurar ajuda

Quando se percebe que algo está diferente na saúde é preciso entender a necessidade de compartilhar isso com profissionais que podem ajudar. Ninguém tem vontade de chorar sem motivo toda hora, porque isso, no mínimo, é uma condição de se preocupar e buscar orientação de um especialista.

Procurar um psicólogo é fundamental, porque ele irá compreender de fato o que o paciente possui e fazer testes e avaliações clínicas para diagnosticar o problema.

Agora que você já tem mais informações sobre a vontade de chorar sem motivo, então que tal começar a se cuidar e quem sabe, observar pessoas ao seu redor que talvez precisem da sua ajuda?

Psic. Lisiane Duarte da Silva – CRP 07/12563

Psicóloga Cognitivo Comportamental, Especialista em Gestão de Pessoas

 

Colaboração: WebTrends


Se identificou com o assunto deste post?
Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


Seu nome*
Seu e-mail*
Seu telefone

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Entre em contato para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS ou tirar dúvidas.

(51) 4100-2513