Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

8 Motivos para fazer Psicoterapia

Categoria: Autoconhecimento, Motivação e Dicas, Psicoterapia Individual

motivos para fazer psicoterapiaAté bem pouco tempo atrás, muitas pessoas não tinham motivos para fazer psicoterapia. Elas tinham a ideia de que psicoterapia era apenas para tratar desordens psiquiátricas, como doenças mentais graves. Entretanto essa imagem vem mudando gradativamente e, na atualidade, um grande número de pessoas que busca terapia o faz para autoconhecimento e melhora nos relacionamentos.

Os motivos para fazer psicoterapia são vários. Sendo assim, essa modalidade de tratamento é considerada um meio fundamental para descobrir e desenvolver recursos para lidar com os diversos desafios que o ser humano enfrenta em cada fase de desenvolvimento.

Estamos passando por momentos de estresse cada vez mais cedo.

Hoje, as crianças e adolescentes se preocupam com compromissos, com autoimagem, sofrem de depressão, ansiedade. Ao mesmo tempo são bombardeadas com uma gama de estímulos dos quais não dão conta e são privadas da atenção dos pais, seja por estes estarem mais ausentes decorrentes de exigências de trabalho, como por estarem menos disponíveis emocionalmente aos pequenos.

Os adultos, por sua vez, além das preocupações comuns da fase, atualmente enfrentam o risco crescente da violência, as demandas sociais por padrões de beleza inalcançáveis. Ao mesmo tempo por alto desempenho no trabalho, competitividade em várias áreas, medo de perderem o emprego e benefícios. Bem como instabilidade nos relacionamentos, dentre outras situações que geram estresses constantes.

Os idosos não estão em situação menos difícil. Cada vez mais os filhos estão optando por deixarem os pais idosos em clínicas geriátricas. Visto que, muitas vezes, sequer os visitam, abandonando-os. Além disso, em função do desemprego, o benefício da aposentadoria muitas vezes se torna o único recurso financeiro da família, de forma que já não abarca os custos necessários à sobrevivência, muito menos à manutenção da dignidade como pessoa.

O fato é que não está fácil manter a paz interior e a saúde mental. Os índices de suicídio que vêm crescendo consideravelmente em todas as idades, bem como o aumento significativo de pessoas sofrendo com depressão e ansiedade reflete essa realidade. Os problemas existem e pouco se pode fazer para minimizá-los.

8 MOTIVOS PARA FAZER PSICOTERAPIA

Nesse cenário de medos e incertezas as pessoas estão percebendo, cada vez mais, que a psicoterapia é um meio importante para:

  1. Ajudar a lidar com essas situações difíceis;
  2. Diminuir o impacto que elas podem causar na sua saúde física e mental;
  3. Autoconhecimento;
  4. Melhora nos relacionamentos;
  5. Aprendizagem de gerenciamento dos pensamentos, uma vez que estes estão na base de nossas emoções e atitudes. Assim, podem nos causar doenças e ser o diferencial entre obtermos ou não sucesso em vários âmbitos;
  6. Descobrir e desenvolver potencialidades e capacidade de resolver problemas;
  7. Suporte para enfrentar medos, inseguranças e tratar traumas.

São muitos os motivos para fazer psicoterapia. Esteja atento aos sinais que indicam que você precisa do processo e não tenha medo, o que não pode acontecer é você ficar sofrendo com sentimentos reprimidos, chorando do nada ou prejudicando seus relacionamentos. Sendo assim não deixe de conhecer a importância da psicoterapia.

Sandra Arreal – CRP 07/12064
Psicóloga Clínica, em formação em Técnicas de Revivência Transpessoal

Entre em contato conosco através desse link para agendar uma Avaliação Gratuita, Online ou Presencial, com um Psicólogo ou Psicóloga em Porto Alegre. Temos a garantia do melhor atendimento de psicólogos de Porto Alegre altamente qualificados.


Se identificou com o assunto deste post?
Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


Seu nome*
Seu e-mail*
Seu telefone

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Entre em contato para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS ou tirar dúvidas.

(51) 4100-2513