Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

8 Motivos para Fazer Terapia e seus Benefícios

Publicado em 9 de junho de 2021
Categoria: Autoconhecimento, Psicoterapia
motivos para fazer psicoterapia e beneficios

Há quem diga que terapia é apenas para pessoas que sofrem de algum transtorno mental. E está totalmente errado! Existem vários motivos para fazer terapia.

Uma vez que a terapia pode ajudar qualquer pessoa com dificuldades emocionais, problemas familiares e internos, você não precisa apresentar nenhum quadro de instabilidade mental para dar início a psicoterapia.

Embora ainda exista uma porcentagem relutante a essa prática, cada vez aumenta o número de pessoas que procuram a psicoterapia para se autoconhecer, lidar com problemas internos, tais como familiares, relacionamentos, infantil e até sexual, enfim, ao procurar por ajuda profissional você mesmo vai perceber os benefícios de fazer terapia

 

O que é a terapia?

A terapia ou psicoterapia, é um tratamento que busca sanar os problemas emocionais e comportamentais da pessoa. Junto com o psicólogo, o paciente entra em harmonia consigo mesmo com a intenção de se autoconhecer, diminuir sofrimentos para si e para as pessoas ao seu redor.

 

Porque fazer psicoterapia?

A terapia é indicada tanto para pessoas que não possuem transtornos psicológicos, quanto para aqueles que sofrem de depressão, ansiedade, síndrome do pânico, dependências, fobias, traumas, lutos e também doenças crônicas como o autismo.

Além de ajudar nos problemas emocionais e transtornos psicológicos, a psicoterapia pode ser útil em casos de doenças psicossomáticas. As doenças psicossomáticas remetem a patologias de má administração de sentimentos, no que resulta em um estresse elevado, que pode acabar em uma gastrite nervosa ou prisão de ventre.

 

Quando devo fazer terapia?

A terapia serve para se autoconhecer, trabalhar traumas, medos, relacionamentos interpessoais, familiares e amorosos. Mas quando a necessidade de buscar terapia for maior?

Pessoas com transtornos psíquicos são as que mais frequentam a psicoterapia. O objetivo do psicólogo é entender o que está ocasionando esses transtornos e junto com o paciente, procurar ferramentas para traçar estratégias que irão lidar e tratar esses problemas.

motivos do atendimento psicológico

 

8 motivos para fazer terapia

Algumas doenças mentais são as que precisam de mais atenção e um tratamento profissional imediato. Listamos alguns transtornos mentais mais frequentes e os motivos de procurar psicoterapia.

 

Ansiedade

Todos nós sofremos de ansiedade em um grau menor ou maior, mas quando ela se torna excessiva, ela precisa ser tratada adequadamente com um profissional psicoterapêutico.

A ansiedade quando sentida em um grau elevado, é caracterizada por transtorno psíquico onde traz o sentimento de medo e insegurança, podendo causar paralisia, perturbação e inquietação. Quem está sofrendo com a ansiedade pode estar vivenciando constantemente sem razão nenhuma, ou apresentar sintomas expressivos que leva a imobilização e perturbação.

Ansiedade em um grau ameno, pode proporcionar motivação pessoal e profissional, como por exemplo aquele frio na barriga antes da entrevista de emprego ou a ansiedade antes de uma prova importante. Entretanto, quando a ansiedade sai do controle do afetado, ela se torna patológica e afeta não só a mente mas também o corpo.

 

Transtorno Bipolar

O Transtorno Bipolar pode ser uma montanha russa de sentimentos e sensações. O afetado pode desenvolver em certos casos um quadro de depressão e desencadeamento de ansiedade.

O indivíduo pode sentir uma tristeza imensa, chorar por qualquer motivo, baixa autoestima e nenhuma disposição para encarar a vida. Em contrapartida, na mesma proporção da tristeza, ele pode sentir uma euforia incontrolável, entusiasmo para fazer qualquer coisa, os limites são ignorados e o afetado passa a pensar que pode tudo.

O tratamento do transtorno bipolar é acompanhado de psiquiatras, agindo com medicamentos para controlar os sintomas, e a psicoterapia ajuda a reduzir as sequelas dessas variações de humor, tornando- se um fator determinante para o domínio da doença.

 

Depressão

A depressão, considerada a doença do século, é a que atinge o maior número de pessoas em todo o mundo. Essa doença tem predisposição genética, podendo se manifestar em qualquer fase da vida interferindo na qualidade de vida e nas tarefas em geral.

É importante destacar que depressão não é tristeza, embora muitas vezes confundida. A depressão é um estado emocional onde prevalece o pessimismo e a negatividade. O afetado perde a vontade de realizar qualquer atividade, enxerga tudo com menos brilho, e isso afeta não só o lado pessoal, mas também o profissional , familiar e social.

A depressão é caracterizada como uma doença e como toda doença, necessita de tratamento. Ela pode conter mais de um estágio, desde o mais leve, passando para moderada e chegando no estado grave.

Esse transtorno depressivo também é tratado com ajuda psiquiátrica, que entra com ação de medicamentos para o controle das reações da doença em paralelo a psicoterapia, onde tem papel fundamental na vida do paciente depressivo.

 

Dependência Química

A dependência química é o uso excessivo de qualquer substância que altere o comportamento psicoativo e cognitivo. Além do uso excessivo, se o usuário se vê incapaz de resistir ao uso da substância, também é considerada dependência.

Outro fator do dependente químico é o isolamento social. Por ser uma doença, o afetado não tem controle de suas ações e todo o seu pensamento está voltado para a substância ilícita, com isso o afastamento de família, amigos e sua rotina se torna evidente.

A dependência química é desencadeada através do uso de substâncias ilícitas como drogas, álcool e uso descontrolado de remédios. Esse vício compulsivo, quando não controlado, acarreta sérios problemas de saúde para o usuário, podendo levar a óbito.

A terapia é peça chave no processo de recuperação do dependente químico. Além da internação para interromper o uso, é indicado a psicoterapia. Com o auxílio do psicoterapeuta, o paciente busca restabelecer seus valores, harmonia, restaurar sua autoestima e qualidade de vida.

 

Doenças e Transtornos

Doenças e transtornos mentais, é uma alteração no nosso cérebro que resulta na incapacidade de realizar tarefas, resolver problemas do cotidiano e a perda na vontade de viver.

Algumas dessas doenças e transtornos já listados acima, necessitam de acompanhamento tanto com psiquiatras quanto com psicólogo.

O psiquiatra cuida da  administração de medicamentos para que o controle das doenças seja mais eficaz, já a psicoterapia ajuda a reduzir e controlar qualquer tipo de sequela desses transtornos.

 

Estresse

A correria do cotidiano, aquele trânsito inacabável, a fila do banco e do mercado, isso tudo pode provocar um quadro de estresse. Mas quando esse estresse é maior do que o comum, você precisa de ajuda psicológica.

É comum se sentir estressado com algumas situações, mas quando esse estado de espírito for contínuo, pode acabar prejudicando a sua saúde. Ele se manifesta desde uma dor de cabeça, dor de estômago, podendo levar a um ataque cardíaco por excesso de pressão em momentos de raiva, depressão e ansiedade.

Nesses casos, o psicólogo é fundamental para administrar a situação e conceder um tratamento eficaz. Através da análise das situações narradas pelo paciente, o profissional busca outra visão dos fatos e devolve ao paciente de forma que ele consiga lidar melhor com esses problemas.

 

Vícios

Na psicologia, o vício é um refúgio emocional, onde o viciado busca em outras coisas, sejam atividades ou substâncias, um novo prazer na vida e que possa suprir a sua dor momentaneamente.

Existem inúmeras causas do porque uma pessoa se vicia em algo, pode ser baixa autoestima, desequilíbrio emocional, ou traumas de infância, e quando de forma mais sutil, pode ser confundida como um hábito. Mas o que difere o hábito do vício é as consequências a curto e longo prazo que essas atitudes vão ter na vida do indivíduo.

A psicoterapia ajuda a intervir nesses vícios, de forma que traga outras atividades prazerosas no lugar deles, para que o paciente se sinta completo e feliz sem o uso dessas dependências, por isso conhecer os sintomas nos ajuda a saber quando buscar a psicoterapia para resolver os problemas.

motivos para fazer psicoterapia

 

Conheça os 7 benefícios da psicoterapia

Às vezes desabafar com alguém próximo, pode ser um alívio instantâneo para quem está sofrendo com feridas internas ou problemas psíquicos. Contudo, a intervenção de um profissional qualificado é essencial para orientá-lo e tratar o anseio da maneira correta.

As vantagens da terapia podem vir de médio a longo prazo, isso varia de caso para caso, mas com o tratamento correto e dedicado, as melhorias podem surgir logo nas primeiras sessões de psicoterapia.

Para ajudar você a entender melhor, separamos 8 benefícios da psicoterapia, são eles:

 

Ajudar a lidar com situações difíceis

Você já deve ter se deparado com alguma situação difícil em sua vida em que não soube como lidar, seja ela algum trauma, luto ou até estresse no trabalho ou pessoal.

A partir do diálogo e construção da relação entre paciente e terapeuta, o profissional busca conhecer essas dificuldades e trabalhar de forma que o paciente reflita sobre os seus problemas, buscando novos meios de lidar com eles.

 

Diminuir o impacto que as dificuldades podem causar na sua saúde física e mental

São diversas as dificuldades enfrentadas ao longo da vida humana, mas se você não souber lidar com elas de maneira correta, acaba tendo um impacto mental e físico expressivo.

Por exemplo, se você não conseguir lidar com uma situação difícil no trabalho, automaticamente você não vai ser capaz de desenvolver o seu melhor, gerando então um acúmulo de estresse que resulta num cansaço físico e emocional.

Tendo um trabalho adequado para enfrentar situações difíceis, o indivíduo se sente mais saudável emocionalmente e fisicamente, tornando a possuir qualidade de vida. Assim, a psicoterapia te ajuda nesse e em outros problemas pessoais e interpessoais, por isso esses motivos para buscar ajuda psicológica são importantes.

 

Promove o Autoconhecimento

Um dos principais motivos que uma pessoa procura a psicoterapia é o autoconhecimento. Por vezes podemos pensar que ninguém nos conhece melhor do que nós mesmos, mas será isso mesmo?

Com a terapia, o paciente consegue ter uma visão mais ampla dos seus pensamentos e ações, adquirindo uma capacidade de dominar e administrar melhor o que está sentindo.

Assim, o autoconhecimento é estimulado através da identificação desses pensamentos e nas falhas rotineiras na vida do paciente, onde ele passa a estar mais preparado para lidar com situações negativas e momentos difíceis.

 

Melhora nos relacionamentos

Nem sempre manter um relacionamento é tarefa fácil. Pode haver conflitos em relacionamentos familiares, amorosos, entre amigos e até profissional. O modo como você lida com conflitos nos relacionamentos diz muito sobre como o seu estado emocional se encontra, é o que a terapia te ajuda a melhorar.

A terapia identifica a dificuldade do relacionamento interpessoal através do diálogo com o paciente, e desenvolve habilidades sociais para solucionar esse desconforto social. Logo, o terapeuta ajuda a reorganizar os pensamentos e ações em busca de um relacionamento interpessoal harmônico e saudável.

 

Aprendizagem de gerenciamento dos pensamentos

Já passamos por situações onde nossa cabeça não para de trabalhar um segundo, trazendo junto a dificuldade de entender e formular esses pensamentos e sentimentos. Deste modo, acaba se tornando uma tarefa impossível filtrar essas emoções e por vezes, deixamos esses sentimentos de lado sem entender a origem deles.

A psicoterapia tem papel fundamental no gerenciamento de pensamentos, desde o entendimento da origem dele para que seja possível identificar o que estamos sentindo e qual a melhor solução para ficarmos em paz com nós mesmos.

 

Descobrir e desenvolver capacidade de resolver problemas

Depois que iniciamos a terapia, em cada sessão você vai descobrindo mais de si mesmo, e por fim descobre também uma capacidade de resolver seus problemas de forma leve.

A psicoterapia estimula o paciente a refletir sobre os seus problemas, tornando-os mais claros. Consequentemente, trabalha novas maneiras de lidar com eles, promovendo uma transformação em sua forma de pensar e agir.

 

Suporte para enfrentar medos, inseguranças e tratar traumas

Na vida passamos por altos e baixos, junto deles está acompanhado as situações difíceis e que geralmente deixam traumas enraizados e adormecidos, onde só despertam ao passar por um cenário parecido.

Ao identificar esses traumas, o terapeuta auxilia no tratamento desses medos e inseguranças de forma que o paciente enfrente eles e resignifique, não cometendo o erro de apenas adormecer esse trauma novamente.

Benefícios da psicoterapia

 

Fazer terapia online funciona?

Com a chegada da pandemia e o distanciamento social instalado, a prática da terapia online foi se tornando cada vez mais essencial para aqueles que precisam e querem acompanhamento profissional.

A Terapia Online foi regulamentada no Brasil em 12/11/2018, através da Resolução CFP 011/2018. Atualmente é permitida e amplamente divulgada, não havendo limites de sessões para sua prática.

Com a terapia online você consulta na hora e dia que você tiver disponibilidade, no conforto de sua casa e com a mesma segurança e eficácia da terapia presencial.

Qualquer pessoa pode ser atendida através da terapia online. Essa nova modalidade facilitou o acesso à psicologia para as pessoas que vivem em regiões de difícil acesso, e também para aqueles que moram no exterior.

Saiba mais como funciona a terapia online na Psicotér, agende uma avaliação bônus com um de nossos profissionais agora mesmo e desfrute da psicoterapia no conforto do seu lar.

Lisiane Duarte da Silva – CRP 07/12563
Psicóloga Cognitivo Comportamental e Diretora Técnica da Psicotér
Especialista em Gestão de Pessoas

Clique para solicitar avaliação bônus

Veja Mais


    Se identificou com o assunto deste post?
    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


    Seu nome*
    Seu e-mail*
    Seu telefone

    Gostou? Compartilhe:

    Leia Também

    Deixe seu comentário