Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Terapia Sexual Online: Como Funciona e as Vantagens

Publicado em 16 de maio de 2021
Categoria: Psicoterapia, Psicoterapia Sexual, Sexualidade
Terapia sexual online

A terapia sexual online é muito importante para indivíduos e casais, mas ainda há um enorme tabu a respeito do assunto, por isso muitos fogem desse atendimento psicológico.

De forma geral, as pessoas já possuem um certo tipo de receio em fazer terapia, seja por preconceito próprio ou por medo do que as outras irão falar.

Ir em um consultório de um terapeuta pode ser um desafio para muitas pessoas, ainda mais quando é para tratar questões relacionadas ao sexo.

A exposição que muitos têm medo de passar indo até uma clínica de um terapeuta sexual pode ser evitada através da opção de fazer a consulta psicológica online.

Você já ouviu falar a respeito da psicoterapia sexual online?

Caso não, saiba que hoje é possível que qualquer pessoa consulte-se com um terapeuta sexual diretamente do conforto da sua própria casa, sem precisar ir até o consultório do profissional de psicologia.

Você, sozinho ou com seu parceiro, poderá fazer toda a terapia por meio de ferramentas de chamada de vídeo, como o Zoom e o Skype, obtendo todos os benefícios com essa modalidade de tratamento que na opção presencial.

Se deseja saber mais a respeito de como funciona a terapia sexual online, feita de forma totalmente segura e sigilosa, e quais são as vantagens desse tipo de tratamento, não deixe de acompanhar esse texto até o final.

Vamos lá!

Como funciona a terapia sexual online

Como funciona a terapia sexual online?

Primeiramente, é preciso deixar bastante claro que a terapia sexual online é como qualquer outro tipo de terapia, na qual há a comunicação feita entre o terapeuta e o paciente, que pode ser apenas uma pessoa ou um casal.

A principal diferença dessa forma de terapia para a presencial é justamente o modo de comunicação, que ocorre pela internet através de meios digitais, seja um computador, um tablet ou mesmo um celular.

A sessão acontece através de uma vídeo chamada, por ferramentas específicas para essa finalidade, como o Zoom, o Skype ou mesmo uma chamada de vídeo do Whatsapp.

Da mesma forma que acontece com qualquer forma de terapia, na psicoterapia sexual online é tratado qualquer tipo de problema relacionado com questões sexuais através da fala de preocupações, sentimentos e experiências do paciente.

O terapeuta, em conjunto com o indivíduo ou casal, irá ajudar no desenvolvimento de mecanismos que ajudem essa pessoa a melhorar as respostas em situações futuras relacionadas à vida sexual.

Em cada sessão da terapia sexual online, o paciente e o terapeuta trabalham para garantir um gerenciamento melhor a respeito de questões que possam estar levando a problemas sexuais, incluindo as disfunções sexuais.

A quantidade de sessões e a duração de cada uma delas é acordada entre ambas as partes, de acordo com a análise feita pelo terapeuta sobre aquele caso específico.

 

Quando fazer a terapia sexual online?

Uma dúvida muito comum da maioria das pessoas sobre a terapia sexual é sobre quando é o momento de fazer esse tipo de tratamento terapêutico.

Existem diversas razões pelas quais um indivíduo ou um casal deve procurar um terapeuta sexual online, apesar do mais comum ser a ida até um profissional da área quando problemas de sexualidade afetam a qualidade de vida.

Aquelas que possuem problemas relacionados com a intimidade em um relacionamento também deve buscar por auxílio da terapia sexual.

A seguir, você vai ver os problemas mais comuns que podem levar alguém a buscar por auxílio de psicólogos:

  • Pré-orgasmo: quando se apresenta dificuldade em alcançar o orgasmo;
  • Ejaculação precoce ou rápida;
  • Baixo libido ou desejo sexual;
  • Anorgasmia;
  • Disfunção erétil;
  • Ejaculação inibida ou retardada;
  • Intercurso doloroso ou inibido, o que inclui também dispareunia e o vaginismo;
  • Aversão Sexual;
  • Vício ou compulsão sexual;
  • Parafilias, masoquismo, sadismo, masoquismo, voyeurismo e fetichismo;
  • Questões de gênero;
  • Libidos irregulares;
  • Impulso Persistente;
  • Pensamentos sexuais angustiantes.

Além disso, recomenda-se a busca pela terapia sexual online quando se possui algum tipo de vergonha ou quando o paciente não se sente confortável no consultório de um terapeuta.

Sendo assim, fazer a terapia sexual de forma virtual, estando em um ambiente confortável e conhecido, como a própria casa e com toda a privacidade, ajuda muito os pacientes a sentirem-se mais seguros e a abrirem-se mais.

 

Quem pode fazer terapia sexual online?

Há pessoas que acreditam que apenas um grupo específico pode fazer terapia sexual online, o que é um enorme erro.

A verdade é que a psicoterapia sexual destina-se a qualquer pessoa, não importa gênero ou idade, que possua algum tipo de problema ou de dificuldade sexual, e que precise de auxílio para solucioná-lo.

A dificuldade sexual pode ser tanto em termos físicos quanto psíquicos, como é o caso da ansiedade antes do ato sexual, que pode ocasionar a ejaculação precoce ou disfunção erétil, apenas a título de exemplo.

Se você sente qualquer um dos problemas citados no tópico anterior, além de outros mais relacionados à questão sexual, então esse tipo de terapia é indicado para melhorar a sua vida.

 

Vantagens de fazer terapia sexual online?

Existem muitas vantagens em fazer psicoterapia sexual online, e conhecer quais são elas é importante para que as pessoas percebam como vale a pena realizar esse tipo de tratamento.

A seguir, você verá quais são as vantagens principais de optar por essa modalidade terapêutica.

Ajuda a desenvolver objetivos mais apropriados

As disfunções sexuais, sejam elas físicas ou psíquicas, podem ser ocasionadas pela idade de uma pessoa, e esse tipo de questão poderá ser tratada por meio do aconselhamento.

Assim, cada caso é diferente e necessita de uma determinada solução, então é possível estabelecer objetivos mais apropriados, melhorando assim a experiência sexual considerando as necessidades de cada pessoa.

Ajuda a enfrentar o tédio sexual

No caso de casais que já estão juntos há muito tempo, pode acontecer de o relacionamento sexual cair em uma rotina monótona e de tédio, o que acaba esfriando as coisas e baixando o desejo sexual.

Existem muitos motivos para esse tédio sexual, como o trabalho em excesso, questões de problemas financeiros e ainda preocupações e discussões entre o casal.

O aconselhamento terapêutico de casal online vai ajudar, então, o casal a conseguir enfrentar o tédio sexual e a ter uma melhor vida a dois.

Ajuda o paciente a explorar suas fantasias sexuais

Um dos auxílios que o terapeuta sexual poderá dar ao paciente é quanto à explorar as suas fantasias sexuais, dentro de um lugar seguro.

Além disso, ele ajudará também a pessoa a conseguir manter o controle para que seja possível preservar aquilo que considera fundamental.

O terapeuta poderá dar algumas recomendações quanto a atividades e dicas que ajudem a preservar o bem-estar sexual do paciente.

Melhora o relacionamento entre o casal

Quando um casal faz terapia com um psicólogo sexual online, ele ajuda a melhorar a autoestima e a comunicação, o que reflete positivamente também no relacionamento, pois os parceiros reencontram o seu equilíbrio.

Isso pode fazer com que a relação do casal torne-se, com o tempo, um relacionamento bem mais feliz e satisfatório.

Evita que o paciente desloque-se sem necessidade

A terapia sexual online pode ser feita de qualquer lugar, não importa a distância entre o paciente e o terapeuta.

Tudo pode ser feito por meio do acesso a uma boa conexão à internet e de um dispositivo, seja um computador ou um celular, além de se ter um espaço confortável e reservado, o que gera maior privacidade.

Desta forma, nenhum paciente precisa deslocar-se sem necessidade até o consultório, deixando, assim, de enfrentar o trânsito ou ir até uma outra cidade para fazer a psicoterapia.

Maior flexibilidade para encontrar melhores horários

Muitas pessoas não conseguem fazer terapia presencial porque possuem uma agenda lotada e muito conturbada, sendo difícil encontrar horários para ir até o consultório do terapeuta – precisando, para isso, deslocar-se até lá.

Sendo assim, com a terapia online é muito mais fácil encontrar um horário para o indivíduo ou casal encontrar-se com o terapeuta via internet, mesmo que seja após o horário comercial.

 

Diferença entre terapia sexual online x presencial

A principal diferença entre a terapia sexual online e a terapia sexual presencial é a questão da forma como ela é realizada.

Na terapia sexual feita pela internet, não há a necessidade do paciente e do terapeuta estarem no mesmo local.

Isso permite que os dois estejam há milhares de quilômetros de distância e possam realizar a consulta. A terapia sexual online possui, portanto, os mesmos benefícios que a presencial.

Então, não acredite quando alguém falar que uma é melhor do que a outra, tudo vai depender da experiência de cada pessoa e da forma como ela prefere fazer a terapia.

 

Terapia sexual online funciona?

Terapia sexual online funciona

A resposta é sim, ela é muito eficaz em seu funcionamento!

A terapia online é regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia por meio da resolução nº11/2018.

Não há diferença, a não ser a questão da presença física ou não, entre a terapia sexual online e a tradicional.

Os benefícios que você terá consultando-se com um terapeuta online serão os mesmos que se fosse até a clínica do profissional.

Para muitas pessoas, a terapia online é ainda mais benéfica do que o atendimento presencial por não necessitar de deslocamento, permitindo uma maior flexibilidade de horários e que o tratamento seja feito em sua própria casa.

O mais importante é que você encontre um bom psicólogo para fazer a terapia online e isso é garantido com a Psicotér!

Agende hoje mesmo a sua avaliação BÔNUS e comece a fazer o tratamento terapêutico sexual pela internet.

Lisiane Duarte – CRP 07/12563

Psicóloga e Diretora Técnica da Psicotér

Clique para solicitar avaliação bônus

Veja Mais


    Se identificou com o assunto deste post?
    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


    Seu nome*
    Seu e-mail*
    Seu telefone

    Gostou? Compartilhe:

    Leia Também

    Deixe seu comentário

    Terapia Sexual Online: Como Funciona e as Vantagens - Psicoter