Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Terapia Sexual: Quando Procurar Terapeuta Sexual

Publicado em 9 de maio de 2021
Categoria: Psicoterapia, Psicoterapia Sexual, Sexualidade
terapia sexual

Conhecer mais a respeito da terapia sexual é extremamente importante, mas ainda há um grande tabu em torno do assunto, que precisa ser desconstruído para que mais pessoas tenham acesso a esse processo terapêutico.

A terapia do sexo é um tipo de terapia como outra qualquer, mas voltada para o auxílio de casais ou de indivíduos para a abordagem de questões psicológicas, pessoais, médicas ou interpessoais que impactam na satisfação sexual.

Com isso, as pessoas poderão superar qualquer tipo de obstáculo, seja ele emocional ou físico, que impeça elas de obter uma vida sexual satisfatória e prazerosa.

Além de preocupações a respeito da função sexual, como disfunção erétil e ejaculação precoce, por exemplo, ainda podem ser abordados outros assuntos, como os sentimentos sexuais e ainda a respeito da intimidade do casal.

Não há como negar que o impacto negativo que impede uma pessoa de ter uma vida sexual que seja satisfatória e prazerosa pode afetar o seu bem-estar, sua autoestima e até mesmo sua qualidade de vida.

É por isso que esse artigo tem o intuito de abordar a terapia sexual, que é extremamente eficaz para qualquer pessoa, não importa qual seja o gênero ou orientação sexual.

Não deixe de acompanhar esse texto até o final para saber tudo o que há de importante a respeito da psicoterapia sexual e quando é o momento certo de procurar um terapeuta sexual.

Vamos lá!

O que é a terapia sexual

 

O que é a terapia sexual?

A terapia sexual, para você que tem um conhecimento limitado ou não conhece nada sobre o assunto, trata-se de um tipo de terapia que tem como foco principal a melhoria da vida sexual de um indivíduo ou casal.

Ela ajuda no tratamento das disfunções sexuais, como a falta de libido, a ejaculação precoce ou tardia, a falta de interesse no sexo, a disfunção erétil, a falta de excitação sexual ou mesmo o sexo doloroso.

Um outro ponto que é trabalhado pela terapia do sexo é a respeito das mudanças de hábito, como é o caso de pessoas que possuem problemas que são gerados por interesses sexuais bastante atípicos.

Por exemplo, uma pessoa que possui excitação sexual por conta de situações ou de comportamentos considerados anormais pode se beneficiar muito desse tipo de terapia.

A terapia sexual trabalha ainda com a ajuda quanto a sexualidade ou libido hiperativa, com a recuperação de traumas por conta de abuso sexual e questões sexuais relacionadas às mais diversas situações, como o orgasmo feminino.

Tudo isso deixa muito claro como essa terapia é extremamente importante na vida de qualquer pessoa e pode ajudar muito os casais, seja com questões de fantasias sexuais ou com o desejo sexual hipoativo.

 

O que é sexologia?

Para entender melhor sobre a terapia sexual é muito importante a compreensão do que é a sexologia humana.

O termo se refere ao estudo científico sobre a sexualidade humana, e ele é bem mais antigo do que as pessoas imaginam, debatendo sobre a saúde sexual e o desenvolvimento da sexualidade, por exemplo.

O estudo do sexo e da sexualidade já era realizado pelo mundo oriental, muito antes de chegar até o mundo ocidental, na Grécia antiga.

 

Como funciona a terapia sexual?

Uma das maiores dúvidas das pessoas sobre a terapia sexual diz respeito a como ela funciona – e, já que as pessoas têm muito pouco conhecimento sobre esse tipo de terapia, muitas acabam não a procurando.

Não há nada de diferenciado, em termos de sessão, do que uma sessão de qualquer outro tipo de psicoterapia, então uma consulta de terapia de sexo é bem semelhante às demais.

Nela, o terapeuta sexual vai ouvir o paciente – ou, quando for uma terapia com um casal, os pacientes, e discutir a respeito do que foi falado.

A maior diferença existente entre a terapia do sexo e as tradicionais é que o terapeuta sexual é um profissional capacitado e de qualidade para estar gerenciando e tratando as preocupações sexuais de seus pacientes.

Ele irá fornecer para os pacientes alguns materiais que são educativos e informativos, além de dar dicas e fazer sugestões a respeito das suas demandas, preocupações e problemas.

É comum também que o terapeuta passe algumas “tarefas” para as pessoas fazerem em casa, e que deverão ser discutidas na sessão seguinte.

Um dos pontos mais importantes a ser falado sobre a psicoterapia sexual é que não existe nenhum tipo de contato ou de atos sexuais que sejam realizados nas sessões.

Por incrível que pareça, ainda tem pessoas que confundem as coisas e têm uma visão totalmente errada sobre a terapia do sexo, e é por isso que ela precisa ser desmistificada.

As sessões de terapia sexual têm uma duração variável, de acordo com a demanda de cada paciente.

No caso das sessões individuais, a duração delas é de cerca de 45 minutos, o tempo médio de qualquer sessão de terapia.

Há a possibilidade de que a psicoterapia sexual seja feita em casal, então irá haver mudanças em termos de dinâmica e de duração das sessões.

Mesmo que a escolha seja por fazer a terapia em casal, é comum que os terapeutas realizem sessões individuais com cada parceiro.

Essas sessões individualizadas são muito importantes para que o profissional possa ouvir e ter uma maior compreensão sobre as demandas existentes por parte de cada pessoa.

Afinal, muitas vezes um ou ambos os lados podem não ser totalmente honesto e aberto quando as sessões são realizadas com eles juntos.

 

O que é feito na terapia do sexo?

Se você não sabe o que é feito na terapia do sexo, então é muito importante compreender para que seja desmistificada qualquer ideia errada sobre esse processo terapêutico.

O terapeuta sexual vai trabalhar seguindo a linha terapêutica que estudou, fazendo o uso de diversas teorias e estratégias distintas de tratamento, tudo de acordo com o que o paciente ou o casal necessita.

Uma terapia sexual só é eficaz quando há um vínculo de confiança e de qualidade entre o psicólogo e o paciente, permitindo, então, que os dois possam trabalhar conjuntamente.

O paciente precisará falar a respeito das suas experiências, dos seus sentimentos e das suas preocupações relacionadas com a sexualidade.

O terapeuta irá ajudar você a desenvolver diferentes mecanismos para enfrentar melhor os desafios e melhorar as suas respostas nas situações do futuro, obtendo assim uma vida sexual que seja bem mais saudável.

Algumas das tarefas que o terapeuta sexual pode passar para o seu paciente fazer em casa são:

  • Tarefas comportamentais que sejam bem específicas para se trabalhar na própria intimidade
  • Técnicas específicas que permitam que o paciente possa trabalhar as suas preocupações em relação à sexualidade
  • Técnicas para reduzir a ansiedade ou aumentar o relaxamento
  • Tarefas específicas direcionadas para um melhor relacionamento
  • Exercícios para melhoria da comunicação

Todas elas são extremamente importantes, considerando o plano de tratamento que o terapeuta sexual criou baseado nas suas necessidades.

 

Quando procurar um terapeuta sexual?

Se você já se perguntou qual é o momento certo para procurar um terapeuta sexual, então saiba que não está sozinho nessa.

Uma das maiores dúvidas de quem pensa em procurar pelo auxílio de um terapeuta sexual é exatamente quando ir até um profissional.

O fato é que existem muitos motivos pelos quais uma pessoa ou um casal podem vir a buscar auxílio de um psicoterapeuta sexual, entretanto, a recomendação costuma ser mais específica para alguns casos.

Aquelas pessoas que tiveram a sua qualidade de vida diretamente afetada por conta de problemas relacionados com a sexualidade devem procurar por um profissional na área.

É através da terapia realizada dessa forma que será possível solucionar esses problemas e realizar uma verdadeira mudança na própria vida, seja para um indivíduo ou para um casal.

Uma outra indicação para busca de um terapeuta sexual é para toda pessoa que tenha algum tipo de problema relacionado com a intimidade em um relacionamento.

Não existe uma idade, gênero ou orientação sexual específica indicada para buscar auxílio de um profissional da terapia sexual, qualquer pessoa poderá procurar ajuda.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, adolescentes podem também buscar pela psicoterapia sexual em diversas situações, quando eles sentirem-se confusos, perdidos ou ainda preocupados com certas questões sexuais.

A busca pelo auxílio da terapia do sexo poderá ser de curto prazo naquelas situações que são mais fáceis de solucionar, mas, em outros casos, a abordagem de aconselhamento deverá ser de longo prazo.

É muito importante o paciente sempre buscar por um profissional que seja qualificado na área, pois ele poderá avaliar bem cada indivíduo ou casal, entender o que está acontecendo e montar um plano de tratamento que seja específico.

 

Qual a função de uma terapeuta sexual?

Um psicoterapeuta sexual precisa ser uma pessoa que tenha estudado todas as áreas relacionadas com o sexo, o que inclui questões de fisiologia e de anatomia, a dinâmica sobre as relações sexuais e o desenvolvimento sexual, por exemplo.

Com todo o conhecimento que ele foi adquirindo ao longo do tempo, é possível então que ele ajude os pacientes no tratamento de diversas situações, como os distúrbios ou as disfunções sexuais.

O terapeuta sexual irá ajudar o paciente a tratar essas disfunções por meio do uso de técnicas comportamentais, que deverão ser aplicadas em casa pelo paciente ou pelo casal.

É função do terapeuta sexual ajudar a melhorar o funcionamento e o comportamento sexual do paciente através de alterações em determinadas situações.

Isso irá ajudar a evitar a ansiedade em certas situações, os medos ou ainda a modificar determinados padrões de comportamento que fazem com que a pessoa, por exemplo, não consiga sentir excitação sexual ou evitar a ejaculação precoce.

O tratamento a ser realizado deve ser feito tanto em termos individuais como em casal, então, é importante deixar claro que o terapeuta poderá tratar uma pessoa mesmo que ela não tenha um parceiro.

As questões sexuais mais comuns que o terapeuta sexual vai ajudar a tratar nos pacientes são:

  • Baixo libido ou desejo sexual
  • Disfunção erétil
  • Disfunção sexual
  • Ejaculação retardada ou tardia (o que pode afetar um homem por conta do envelhecimento, por exemplo)
  • Ejaculação precoce ou rápida
  • Dor na relação sexual, como é o caso do vaginismo
  • Dificuldade em alcançar o orgasmo, conhecido como pré-orgasmo
  • Anorgasmia
  • O sexo entre o casal
  • As possíveis causas psicológicas das disfunções sexuais

Você vai poder beneficiar-se com a terapia feita por um profissional especializado de todas essas formas, de acordo com qual seja a sua demanda em termos sexuais.

 

Terapia Sexual online

Terapia Sexual online

A maioria das pessoas ainda não sabe que é possível fazer terapia sexual online, o que impede que muitas delas possam ter acesso direto com ótimos profissionais que ficam distantes, seja em outro estado ou país.

Entre as opções de terapia que podem ser realizadas online está a terapia sexual, o que é uma ótima alternativa para quem necessita de maior flexibilidade de horário e de dia para conseguir participar das sessões.

Hoje em dia, com as tecnologias cada vez mais avançadas, é possível ter acesso aos profissionais e realizar terapias por meio da internet fazendo uso de ferramentas como o Skype e o Zoom, por exemplo.

A terapia sexual online é regulamentada no Brasil desde o ano de 2018, sendo possível que qualquer pessoa seja atendida dessa forma, sem restrição do número de sessões, de gênero ou de idade do paciente.

A duração das sessões online de terapia é a mesma que a de uma sessão tradicional, tendo como diferença principal o mesmo ponto que na terapia presencial: se ela vai ser realizada apenas por uma pessoa ou se em casal, o que impacta no tempo.

O custo da psicoterapia online deverá ser acordado previamente entre o paciente e o terapeuta, mas não há dúvidas de que ele é mais acessível que no caso da terapia presencial.

É possível reduzir muitos custos, como com deslocamento, ao se fazer a opção pela terapia online.

Você poderá escolher o melhor dia e horário para fazer as sessões, de acordo com a sua disponibilidade diária, o que é uma enorme vantagem dessa modalidade.

O primeiro contato com o terapeuta sexual serve sempre para o esclarecimento de dúvidas e para que o profissional possa estabelecer um plano de tratamento de acordo com as suas necessidades.

Na Psicotér, você poderá agendar a sua avaliação bônus hoje mesmo, basta acessar o site.

Lisiane Duarte – CRP 07/12563

Psicóloga e Diretora Técnica da Psicotér

Clique para solicitar avaliação bônus

Veja Mais


    Se identificou com o assunto deste post?
    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


    Seu nome*
    Seu e-mail*
    Seu telefone

    Gostou? Compartilhe:

    Leia Também

    Deixe seu comentário