Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Atendimento Psicológico Online Como Funciona?

Publicado em 13 de maio de 2021
Categoria: Psicoterapia
como funciona atendimento psicologico online

O atendimento psicológico online é uma modalidade de terapia cada vez mais popular e que tem tido um enorme crescimento no Brasil nos últimos dois anos.

O tratamento psicológico online permite que as pessoas possam ser atendidas por um psicólogo que esteja em qualquer lugar do mundo, o que é excelente, por exemplo, para quem mora longe dos grandes centros urbanos.

Dessa forma, mesmo que você não more em uma cidade maior e com psicólogos mais experientes e especializados, é possível ter acesso a uma consulta de qualidade via internet.

O atendimento online acontece através de consultas por chamadas de vídeo, que podem ter como apoio os chats, para deixar mais completo o acesso e a interação entre paciente e terapeuta.

Se até um tempo atrás a maior parte das pessoas não acreditava que a consulta psicológica online era possível, hoje mais e mais estão buscando por essa opção.

Algumas pessoas até acreditam que não há resultados nesse tipo de atendimento, ou então, que a terapia não possui a mesma profundidade que uma sessão presencial, mas esse é um erro e um enorme mito criado sobre o tema.

Sendo assim, o objetivo deste texto é falar sobre tudo o que há de mais importante sobre o atendimento psicológico online, como ele funciona e mostrar que essa é uma opção realmente confiável.

Além disso, você ainda vai entender mais a respeito de qual é o custo de uma consulta online e se esse tipo de atendimento é ou não indicado para qualquer pessoa.

Com isso, você vai poder aprender o que há de mais importante a respeito desse assunto, desmistificando qualquer tipo de tabu a respeito do uso da psicologia conjuntamente com a tecnologia.

Vamos lá!

 

O que é o atendimento psicológico online?

Atendimento psicológico online

O atendimento psicológico online trata-se de uma consulta psicológica que é feita de maneira rápida e totalmente confidencial através da internet, ajudando o paciente a tomar consciência dos problemas que possui.

Além disso, ele ainda poderá entender como pode lidar com esses problemas, através da identificação dos recursos disponíveis, tudo isso por meios digitais, como computadores ou até mesmo smartphones.

É possível dizer que o atendimento psicológico online ajuda o paciente a encontrar soluções para os problemas que estão afetando a sua vida, sendo bastante similar ao que acontece em uma sessão de terapia presencial.

Em geral, o aconselhamento psicológico online determina bastante se o paciente conseguirá ou não solucionar um sofrimento psicológico que ele possui.

Tudo isso é possível por meio de uma maior expansão da autoconsciência do paciente, que irá conseguir compreender melhor as suas emoções, os seus comportamentos e os seus pensamentos.

Portanto, pode-se dizer que a terapia online nada mais é do que uma sessão de terapia que é feita através de ferramentas de vídeo chamada, tudo isso online.

O contato entre paciente e terapeuta acontece da mesma forma que uma sessão tradicional, exceto que eles não estarão no mesmo ambiente.

Para muitas pessoas, inclusive, estar em casa é um dos pontos mais vantajosos da terapia online, pois em um ambiente que conhece e no qual se sente confortável é possível se sentir mais seguro para falar.

 

Como funciona o atendimento psicológico online?

Como ainda há muitas pessoas que nunca utilizaram essa modalidade de atendimento psicológico, nada mais normal do que haver muitas dúvidas a respeito do assunto.

Você sabe como é que funciona o atendimento psicológico online?

Caso não tenha conhecimento, não se preocupe, pois a seguir será mostrado mais sobre o funcionamento dessa modalidade de terapia.

A realização do atendimento online é feito por meio de chamadas de vídeo e de voz, feitas por meio de aplicativos ou de sites específicos, como é o caso do Zoom e do Google Meet, os mais utilizados para essa finalidade.

Por serem ferramentas bastante populares e gratuitas, fica então mais fácil que todas as pessoas possam ter acesso a elas.

O atendimento feito por meios virtuais é idêntico ao que acontece nos consultórios dos terapeutas, com exceção do contato presencial.

Entretanto, por meio do contato online ainda é possível que paciente e psicólogo tenham um diálogo que acontece em tempo real, tanto através da fala quanto mantendo também o contato visual.

Além desse contato feito sessão após sessão, dependendo de qual seja a abordagem e a proposta do profissional, ainda podem ser utilizadas outras estratégias.

É o caso da troca de mensagens via texto ou ainda de chamadas apenas por voz, como forma de complementar o tratamento.

Seja qual for o meio e a ferramenta escolhida para realizar as sessões de atendimento psicológico online, o fato é que há a garantia para o paciente do sigilo e da privacidade de todas as conversas com o terapeuta.

Esse é um ponto muito importante e que deve ser falado, pois há muitas pessoas que têm medo de não ter um ambiente seguro para falar durante o período de tratamento online.

É muito importante que haja também um entendimento entre terapeuta e paciente antes das sessões começarem sobre os métodos que serão utilizados, o tempo de duração da terapia e os valores.

Tudo isso vai facilitar o entendimento do paciente e a adesão dele ao tratamento, para garantir que irá alcançar um resultado mais eficaz quanto à terapia.

A grande questão é que todo o funcionamento da terapia online será determinado após a primeira sessão, quando os dois lados poderão conversar e chegar a um entendimento sobre tempo da sessão e duração do tratamento.

Além disso, é apenas após o primeiro contato que o terapeuta poderá determinar qual é a melhor abordagem terapêutica para o paciente, considerando todas as suas individualidades.

Portanto, é preciso uma avaliação inicial para ser definido o funcionamento do tratamento.

 

Por que fazer atendimento psicológico online?

Existem muitos motivos pelos quais vale a pena fazer atendimento psicológico online, então é importante conhecer mais a respeito deles para que você possa entender porque fazer essa escolha.

Um primeiro motivo para optar pelo tratamento psicológico online é que você não precisará mais deslocar-se desnecessariamente até o consultório do terapeuta.

Em uma rotina diária cada vez mais corrida, a maior parte das pessoas não têm tempo para deslocar-se até a clínica e fazer o atendimento, ainda mais nos casos das grandes cidades.

Por mais que a maioria compreenda como é importante o atendimento psicológico, nem todos realmente encontram um momento para ir até o psicólogo presencialmente.

Além disso, no caso daquelas pessoas que moram em cidades mais afastadas, longe dos grandes centros urbanos, não haverá mais a necessidade de ir até um município vizinho ou à capital do estado para passar pela terapia.

Tudo o que vai ser preciso para fazer terapia psicológica online é ter um dispositivo, de preferência um computador, é claro, uma boa conexão com a internet e um espaço onde consiga ter privacidade para a consulta.

Um outro motivo é que você terá maior flexibilidade de horários para marcar a sua consulta, sendo possível fazer as sessões em um período do dia no qual você não esteja ocupado com as tarefas diárias.

A maioria das pessoas, por trabalhar em horário comercial, não consegue marcar uma consulta com um psicólogo antes das 19 horas, e por meio do atendimento psicológico online isso é possível.

O atendimento online permite que você consiga economizar dinheiro e tempo, tendo assim, um valor que cabe no seu bolso.

 

Quando procurar por acompanhamento psicológico online?

Um grande questionamento que muitas pessoas fazem diz respeito sobre qual é o momento certo de buscar por acompanhamento psicológico online.

Você sabe qual é o momento de procurar por um terapeuta online?

A dúvida a esse respeito pode acabar afastando muitas pessoas do auxílio terapêutico que necessitam, por isso mesmo esse tópico se faz tão importante.

Primeiramente, é preciso deixar claro que o terapeuta possui um vasto conhecimento sobre a psique humana e ele é treinado para ouvir, interpretar e orientar os pacientes durante as consultas.

Assim, ele é capacitado para ouvir tudo o que o indivíduo tem a dizer, compreendendo os dilemas e os problemas que ele tem em sua vida, e então ajudá-lo a refletir para que o paciente aprenda a lidar com eles.

Os dilemas são qualquer elemento que esteja presente na vida de uma pessoa e venha a causar algum tipo de desconforto, como é o caso da angústia, do estresse, da tristeza e da ansiedade, por exemplo.

São muitas as causas que podem levar uma pessoa a buscar ajuda de um terapeuta, então é importante conhecer alguns sintomas físicos e emocionais que as pessoas podem identificar sobre a necessidade de auxílio terapêutico.

Os sintomas físicos como sudorese, taquicardia e dor muscular podem indicar que você está sofrendo com síndrome do pânico, transtorno de ansiedade ou depressão, por exemplo.

Isso quando eles não vêm acompanhados de sintomas emocionais ou psicológicos, como é o caso de ter a sensação de que não pertence a um lugar, dificuldade para se relacionar, tristeza duradoura e falta de prazer ou interesse.

Pessoas que estão insatisfeitas com a própria vida ou que possuem muita insegurança também podem beneficiar-se da terapia online.

Além disso, se você percebe que precisa de auxílio psicológico e não consegue ir a uma sessão presencial, por qualquer motivo, o atendimento psicológico online é necessário.

Benefícios do atendimento psicológico online

 

Benefícios do atendimento psicológico online

Você já se perguntou se o atendimento psicológico online realmente traz benefícios?

Então fique tranquilo, pois você não é a única pessoa que já se questionou a respeito disso.

A terapia psicológica online traz sim tantos benefícios quanto o atendimento psicológico presencial, por isso mesmo é importante que você não abra mão dessa modalidade de terapia quando precisar.

Para ficar mais claro para você os benefícios de um tratamento terapêutico online, a seguir serão mostrados quais são os principais.

  • O primeiro benefício é a possibilidade de fazer o tratamento terapêutico via internet e à distância. Seja qual for a modalidade de terapia a ser feita, qualquer uma delas é capaz de obter esse benefício.
  • Um outro excelente benefício é que o atendimento psicológico online ajuda a tratar os transtornos mentais, da mesma maneira que a terapia presencial.

Por meio do tratamento online é possível tratar os mais diversos tipos de problemas, como ansiedade, depressão, síndrome do pânico, entre outros.

Para pessoas que possuem fobia social ou ainda que têm dificuldades para locomoverem-se, a terapia feita de forma online é ideal, porque ajuda o paciente e possui uma eficácia excelente.

  • Um outro ponto positivo sobre o atendimento terapêutico online é que ele pode ser feito não só em sessões individuais, mas também para terapia em casal ou em grupo, como é o caso da familiar.

Assim, não existe restrição no número de pessoas que podem participar das sessões online e a terapia online não é indicada somente para o tratamento individual.

Além disso, no caso das terapias que envolvem mais de uma pessoa participando, a modalidade online é melhor porque permite que todos os participantes possam encontrar um horário ideal para fazer a sessão.

  • A maior acessibilidade é mais um benefício da terapia online, pois não importa onde você more, é possível fazer sessões com terapeutas experientes e conceituados de qualquer lugar do país.

O atendimento online ampliou muito o acesso das pessoas ao atendimento quanto à saúde mental, então mesmo que você more longe dos grandes centros urbanos é possível ter um acompanhamento psicológico eficaz.

  • Mais um benefício dessa modalidade de terapia é que ela permite que haja uma redução de custos, começando por não ter custos com o deslocamento.

Isso porque você não precisará mais se deslocar até o consultório do psicólogo ou da psicóloga, o que vai ajudar a reduzir os custos totais, seja com gasolina ou com transporte público.

Você também não precisará ter custos com alimentação, por exemplo, o que muitas vezes é necessário, ainda mais quando o local de atendimento é muito longe de onde se mora.

O que se pode dizer, então, é que todas as pessoas conseguem sair ganhando, tanto os terapeutas quanto os pacientes, principalmente, que precisarão pagar bem menos para ter acesso a um atendimento de qualidade.

Tudo isso ajuda a mostrar como vale a pena optar pelo apoio psicológico online, levando em consideração todos os benefícios proporcionados por ele.

 

A ajuda psicológica online é eficiente?

A resistência maior que existe a respeito da psicologia consulta online é sobre se ela é mesmo eficiente, assim como é a terapia presencial.

O tratamento psicológico online passou a ser autorizado no Brasil desde o ano de 2018, visto a enorme demanda dos pacientes quanto à necessidade de ter opções flexíveis para consultar-se com psicólogos especializados.

Quantas vezes você pensou em realizar um acompanhamento com psicólogo, mas nunca tinha tempo para isso?

O atendimento online, desde que foi autorizado para cá, tem crescido muito, principalmente nos últimos dois anos.

Dessa forma, os pacientes podem ser atendidos, do conforto do seu lar, de forma totalmente segura, eficaz e ainda contando com toda a questão do sigilo profissional.

Se você tem dúvidas sobre a eficácia da terapia online, feita por meio de vídeo chamada, pode ficar bem tranquilo, pois ela não muda quase nada para a terapia tradicional, exceto a questão da presença no local.

A terapia, de qualquer tipo que seja, pode ser muito bem feita completamente através da internet, desde que se tenha um bom acesso à internet, a um computador e um local tranquilo para participar das sessões.

Todas as pessoas que fazem ou que já fizeram, em algum momento, a terapia de forma online garantem que não muda em nada com relação aos atendimentos presenciais, sendo possível ter uma ótima comunicação com o psicólogo.

E não são apenas os pacientes que dizem isso, estudos mostram como essa forma de tratamento terapêutico é eficaz de verdade.

Ainda em termos comparativos, a duração das sessões online é a mesma que nas sessões presenciais, de acordo com o tipo de terapia que é realizada.

O tempo padrão de uma consulta de terapia online feita na Psicotér, por exemplo, é de 45 minutos por sessão, mas é claro que essa duração poderá sim variar de acordo com cada situação.

A duração exata de uma sessão de terapia deverá ser acordada entre as duas partes, com o psicólogo avaliando qual é a necessidade do paciente não só quanto ao tempo da sessão, mas da duração total da terapia.

 

Quanto custa o atendimento psicológico online?

Se existe um questionamento comum da maior parte das pessoas, é a respeito de quanto custa o atendimento psicológico online.

Aqui na Psicotér, o custo da sessão é igual em termos financeiros do que no caso da terapia presencial,  o valor do atendimento psicológico online é o mesmo valor que é cobrado para uma consulta de psicoterapia presencial.

Então, não há o risco de o paciente acabar pagando mais sob nenhuma circunstância.

Isso porque nós sempre prezamos pelo máximo de qualidade profissional nos atendimentos dos nossos pacientes e isso interfere de forma direta nos custos totais da clínica.

Os estudos que são realizados para que seja feita a qualificação dos profissionais que atendem na Psicotér são voltados única e exclusivamente para conseguir entregar um serviço de maior qualidade para os pacientes.

Para nós, acreditamos que tudo tem um valor e é por isso que o nosso valor de consulta online é o cobrado atualmente.

Nós não oferecemos a opção de psicoterapia grátis, entretanto, nós possuímos a opção de avaliação BÔNUS, que significa que a primeira consulta do paciente com nossos profissionais é gratuita.

Os tratamentos que são realizados aqui na Psicotér são todos pagos de forma particular, mas é verdade também que nós temos descontos excelentes para convênios médicos.

Além disso, quando se considera a questão dos custos totais para o paciente, eles vão ser muito menores em uma consulta feita pela internet, pois você não precisará pagar pelas despesas com deslocamento, seja com gasolina ou transporte, até o local da consulta.

Isso já faz com que os custos para você sejam mais baixos em termos da consulta online, o que é muito importante para caber bem no seu bolso no final do mês.

Quanto custa o atendimento psicológico online

É muito importante ressaltar que qualquer pessoa, independente da idade ou gênero, poderá buscar por atendimento psicológico online.

Ela ajuda a ampliar muito o acesso aos serviços de psicologia para pessoas que vivem em regiões onde o acesso aos terapeutas e à terapia de forma geral são restritos.

Qualquer restrição quanto ao atendimento é sempre avaliada pelo psicólogo logo no primeiro encontro com o paciente, durante a consulta de avaliação.

Por falar na primeira consulta, esse primeiro contato é sempre o momento de uma conversa entre paciente e terapeuta, para que esse último possa explicar a respeito do funcionamento, esclarecer quaisquer dúvidas e fazer uma avaliação daquele caso.

Se você quer fazer hoje mesmo o agendamento da sua avaliação BÔNUS na Psicotér, então não perca mais tempo e dê um novo passo para transformar a sua vida.

Lisiane Duarte – CRP 07/12563

Psicóloga e Diretora Técnica da Psicotér

Clique para solicitar avaliação bônus

Veja Mais


    Se identificou com o assunto deste post?
    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


    Seu nome*
    Seu e-mail*
    Seu telefone

    Gostou? Compartilhe:

    Leia Também

    Deixe seu comentário

    Atendimento Psicológico Online Como Funciona? Confira na Psicoter