Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Psicoterapia: Conheça e aprenda mais sobre você

Categoria: Psicoterapia

A psicoterapia é um processo que busca ajudar as pessoas a resolver suas questões emocionais. É mais comum ser realizada de modo individual, mas existem terapias de casal, de família e de grupos. Através deste processo, as pessoas aprendem modos mais positivos e funcionais de lidar com a vida e com tudo que envolve sua rotina.

Conheça a Psicoterapia

Psicoterapia

É um espaço em que as pessoas descobrem novos pontos de vista para lidar com as situações que já conhecem, é um espaço capaz de mostrar a cada um seus pontos positivos e negativos e de que modo podem se adaptar melhor às suas vidas.

É um momento em que as pessoas podem encontrar apoio para momentos difíceis.  Como as perdas, as mudanças drásticas de vida, as novas possibilidades (sim, coisas boas podem geram estresse e confusão).

A conversa com um profissional, que acontece de maneira sistemática e frequente, certamente tem o poder de ajudar o indivíduo a encontrar-se. Assim como descobrir-se e a diminuir a sensação de que precisa fazer tudo sozinho.

Esta conversa é técnica, não se compara à conversa com um amigo ou pessoa próxima. É despida de preconceitos, tem a intenção de encontrar os modos de ser e de fazer as coisas que não estão funcionando para ajustá-los.

É através da relação estabelecida com o terapeuta que a pessoa irá tomar consciência de si mesma; é através do que se chama transferência, que o indivíduo irá repetir com o terapeuta os modos de se relacionar com a vida e com as pessoas ao seu redor, dando ao segundo a visão do que pode não estar funcionando para aquela pessoa, naquele momento.

É um tratamento em que o terapeuta colabora para o desenvolvimento do paciente, mas é importante que o paciente entenda que ele é ator principal neste processo, não o terapeuta, e que sua dedicação é fundamental.

O foco da psicoterapia não é o aconselhamento ou a solução de problemas pelo terapeuta.  O foco é que o paciente seja convidado a refletir e a questionar sobre sua vida.

O paciente é chamado a encontrar novos modos de agir, novas maneiras de fazer as suas atividades e novas maneiras de pensar. O objetivo da terapia é o autoconhecimento e a mudança para pensamentos, comportamentos e tomada de decisões mais saudáveis.

Dependendo da linha teórica que o terapeuta utiliza para seu trabalho ele irá lançar mão de diferentes recursos durante as consultas. Estes recursos também diferem de paciente para paciente.

Dependendo das particularidades, usam-se diferentes técnicas das diferentes linhas teóricas em cada paciente. Assim, a terapia não tem um padrão, não tem um caminho definido; ela é um processo que depende de cada paciente e de cada terapeuta.

A psicoterapia funciona, pois, quando a pessoa divide suas angústias, elas ficam menos “pesadas” para ela. Há alguém ali que está disposto a ajudar, a dividir a tarefa. Saber que existe este espaço só da pessoa, de escuta, de apoio e de colaboração tem efeito curativo.

O terapeuta é outro indivíduo, representa outro olhar sobre as questões, a pessoa pode perceber sua vida de outro modo. Baseado em teorias, este profissional auxilia a identificar o que não está funcionando na vida da pessoa, quais pensamentos e comportamentos podem precisar de ajustes.

Primeiramente, não existem maneiras certas e erradas de viver. Assim, o que o terapeuta ajudará será a encontrar maneiras mais saudáveis para cada um levar sua vida.

Através da conversa técnica, dos questionamentos, das novas possibilidades sugeridas; o terapeuta pode ajudar o sujeito a perceber sua vida de um modo que nunca havia percebido.

A reflexão leva à mudança e a psicoterapia é este espaço. Parar por cerca de uma hora por semana, observar-se e refletir sobre si permite que as mudanças possam acontecer.

O psicoterapeuta tem ferramentas de investigação que permitem a ele descobrir aspectos da personalidade de seus pacientes. Diferente do que acontece em uma conversa comum, numa observação feita por um leigo.

O “setting” ou espaço da terapia, a relação estabelecida, o que cada um transfere para o terapeuta e o modo como este profissional sente cada um de seus pacientes fazem com que o psicólogo consiga ter uma visão mais profunda e assertiva do mundo interno das pessoas que buscam sua ajuda.

Não é mágica, não é adivinhação; são observações e questionamentos feitos dentro de um espaço específico, com o uso de ferramentas específicas e com base em teorias.

A terapia funciona, enfim, porque a pessoa é convidada, de modo empático, técnico e colaborativo a pensar. É convidada a mudar e a fazer as coisas de um jeito diferente. É convidada a olhar para si mesmo de modo crítico e aberto, sem medo e sem preconceitos.

A pessoa é convidada a rever e entender seu passado e seu presente; porque age de determinados modos, quais crenças estão na base de suas atitudes e da sua maneira de pensar.

Na terapia, as pessoas elaboram suas experiências e podem, deste modo, fazer as coisas de um jeito diferente. Pensar de um jeito diferente e fazer seu presente e seu futuro de um modo diferente, mais saudável e feliz.

Por Anne Griza – Psicóloga da Equipe Psicotér

Psicotér: clínica de psicologia em Porto Alegre com atendimento presencial, online e domiciliar.

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Comentário Fechado

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: