Endereços psicoter
Rua Vigário José Inácio, 250 Sala 102 Centro - Porto Alegre
R. Antônio Joaquim Mesquita, 131 - Passo d'Areia - Porto Alegre
SEG A SEX DÀS 7H ÀS 22H - SÁB DÀS 7H ÀS 12:30H

Bloqueio Emocional: O que é, Sintomas, Causas e Tratamento

bloqueio emocional

Fechar as fronteiras do emocional, se desligar do mundo e até mesmo das pessoas… Você já fez alguma dessas coisas? 

Há quem considere esse um comportamento preventivo, como uma proteção, que te impede de ser machucado pelas situações e, principalmente, pelos outros.

Mas eis a verdade: criar essas grandes barreiras pode ser um enorme sinal de bloqueio emocional, o famoso escudo psicológico que desenvolvemos através do trauma e do medo constante de nos ferir.

Você já ouviu falar nesse mecanismo?

Neste artigo, vamos te mostrar como desenvolver bloqueio emocional, quais as problemáticas que esse hábito podem trazer para o seu dia a dia e de que forma tratar ele da forma certa!

Acompanhe até o final e veja se você se identifica!

O que é o bloqueio emocional?

 

O que é o bloqueio emocional?

O bloqueio emocional não passa de um mecanismo de defesa que muitas pessoas desenvolvem através do tempo após passar por diversas situações traumáticas e desconfortáveis dentro de suas relações (sejam elas amorosas ou não).

O próprio nome já anuncia: o bloqueio surge como forma de segurança para que aquela pessoa evite passar por algo que já a feriu no passado, fugindo de sofrimentos e possíveis emoções negativas.

O que acontece é que o bloqueio emocional costuma impedir com que a pessoa sinta e se aproxime de tudo e todos, inclusive daquilo que poderia lhe fazer muito bem.

É como se a pessoa invalidasse as próprias emoções e desligasse qualquer possibilidade de criar uma conexão mais forte com os outros, seja com o bloqueio emocional amoroso ou o bloqueio emocional na amizade, por exemplo.

Independentemente, quando falamos de bloqueio emocional é o medo e as cicatrizes que falam mais alto, deixando a pessoa distante de qualquer situação emocional “mais arriscada”.

Nesses casos, a gente cria nossos próprios bloqueios emocionais como uma defesa do nosso inconsciente, tentando nos proteger constantemente de qualquer dor vinda de fora, ou seja, dos nossos relacionamentos.

 

Sintomas do bloqueio emocional: Veja os sinais!

Ao ler mais detalhadamente sobre o bloqueio emocional no relacionamento ou até mesmo o bloqueio emocional no namoro, há quem se faça as mesmas perguntas: como saber se tenho bloqueio emocional? Como saber se me parceiro ou a pessoa que estou me envolvendo tem bloqueio emocional?

Nós listamos alguns sinais mais comuns para te ajudar a responder essas perguntas, acompanhe:

 

Principais causas do bloqueio das emoções

Como já observamos anteriormente, o bloqueio emocional é o criar barreiras através do tempo por conta de um ou mais episódios traumáticos, mas nem sempre é esse o caso!

O bloqueio emocional pode surgir através de diversas situações e hoje vamos listas algumas para que você fique atento no seu dia a dia, observe:

 

Traumas

Cicatrizes deixam marcas profundas e elas reverberam eternamente se não formos procurar ajuda profissional, especialmente quando se trata de traumas e episódios marcantes. Tudo é traduzido pela nossa mente em bloqueios emocionais e dificuldades de socialização.

 

Dificuldade de superação

Quando algo nos atinge e não conseguimos “engolir” ou superar, nossa mente cria maneiras de lidarmos com isso disfarçando aquilo que incomoda. O bloqueio emocional é um desses mecanismos.

 

Autoestima abalada

Autoestima abalada significa falta de confiança, medo de se relacionar, insegurança constante e limitações emocionais. Isso pode ser um problema daqueles! Especialmente quando falamos sobre a criação de bloqueios como meio de proteção!

 

Medo de sofrer rejeição

Como já dissemos anteriormente, nos bloqueios emocionais quem guia é o medo. A rejeição é algo que machuca muito as pessoas e nem todas sabem lidar com essa possibilidade, então criam barreiras evitando contato com esse sentimento que pode causar desconforto.

bloqueio emocional

 

Tipos de bloqueio emocional:

Engana-se quem pensa que o bloqueio emocional está limitado somente aos relacionamentos amorosos!

Nós somos seres humanos e as emoções fazem parte das nossas vidas. E elas são muitas… Tantas, que diversas vezes nem sabemos como administrar. Por esse motivo, é preciso se atentar aos diferentes tipos de bloqueios emocionais:

 

Bloqueio emocional no relacionamento amoroso

Esse é um clássico! O bloqueio emocional no relacionamento amoro é aquele em que a pessoa se fecha para novas experiências e “fecha o próprio coração”, não se permitindo ser amado, apaixonado ou até mesmo querido por pessoas dessa forma.

 

Bloqueio emocional na amizade

Pessoas também podem criar barreiras na amizade, especialmente quando se sentem pouco valorizadas ou carregam algum trauma muito grande de infância relacionado ao bullying, a depreciação ou exclusão, por exemplo.

 

Bloqueio emocional no trabalho

Emoções também envolvem trabalho, sabia? Muitas vezes, nos fechamos para oportunidades e possibilidades por medo e insegurança de não sermos merecedores, porém esse é só mais um mecanismo ativado pelo boqueio emocional.

 

Como lidar com o bloqueio emocional?

Lidar com o bloqueio emocional implica em uma pergunta muito simples: bloqueio emocional tem cura?

A resposta é tão simples quanto a pergunta: sim!

É claro que, assim como o bloqueio, a sua cura implica em uma construção diária, com muito trabalho mental e emocional, afinal é preciso combater hábitos e manias que praticamos constantemente.

Isso não significa que seja difícil ou impossível, muito pelo contrário, tudo irá depender do cenário de cada um e da energia que você está disposto a investir nisso!

Agora, a forma mais efetiva e rápida de alcançar a cura total do bloqueio emocional é a terapia, afinal ela é a responsável por trabalhar ativamente a forma como a gente se coloca no mundo, melhorando nossa visão, nossos comportamentos e emoções.

bloqueio emocional

 

Como tratar o bloqueio emocional como a psicologia?

Tratar o bloqueio emocional com a psicologia é um trabalho em equipe entre você e o seu psicólogo.

É através de sessões regulares que você irá começar a observar seus próprios comportamentos, mas também vai investigar seu passado e todas as possíveis motivações por trás desses bloqueios emocionais.

Esses são os principais passos para criar um ambiente confortável e um plano de ação personalizado para abandonar o bloqueio emocional.

Destruir barreiras nunca é um processo fácil, afinal elas passaram a existir no seu inconsciente por um motivo, não é?

Mas com um profissional treinado ao seu lado é possível lidar com isso e muito mais!

Você sente que convive com o bloqueio emocional na sua vida? Vem conhecer a Psicotér! Nós contamos com uma equipe especializada que pode te ajudar nesse processo!

É só entrar em contato com a nossa equipe para agendar a sua Consulta VIP! Te esperamos por aqui!

Texto de: Luísa de Oliveira – redatora da Equipe Psicotér

Aprovado por:

Lisiane Duarte

Lisiane DuarteFundadora da Psicotér, CEO e Diretora Técnica, Psicóloga Cognitivo-Comportamental, completamente apaixonada pelo ser humano, realizada e privilegiada por poder participar da transformação de vidas. Experiência de mais de 20 anos de atuação clínica e empresarial. Psicoterapeuta individual e em grupo de crianças, adolescentes, adultos, idosos, casal e família, online e presencial, pós-graduada em Gestão do Capital Humano. Consultora de recolocação profissional desde 2003, capacitando e orientando profissionais em transição de carreira na busca de novas oportunidades. Também consultora em diversas empresas nacionais e multinacionais, nas diversas áreas de RH, atendimento e avaliação psicológica de profissionais.

Gostou? Compartilhe

Posts Relacionados

Confira os assuntos de maior interesse

avaliação psicológica bônus

    Se identificou com o assunto deste post?

    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!

    Seu nome*

    Seu e-mail*

    Seu telefone

    4 respostas

    1. Estou me relacionando com uma pessoa que se abriu e disse que tem bloqueio emocional, que me admira, gosta de mim, mas sente o bloqueio.
      Como posso me comportar ou agir, uma vez que ambos querem está próximos?

      1. Oii Glaucie, tudo bem?

        Essa é uma ótima pergunta! Mais importante do que essa pessoa procurar pela ajuda certa para poder se abrir, entender a origem desse bloqueio e curar essas raízes, é você contar com um auxílio de um profissional para se sentir confortável nesse processo também, viu?

        Nós podemos ajudar ambos nessa caminhada, entre em contato com a gente: https://psicoter.com.br/fale-conosco/
        Vocês não precisam lidar com isso sozinhos!
        Abraço!

      1. Olá Adriana,

        o bloqueio emocional infelizmente faz parte da vida de muitas pessoas, mas saiba que ele não precisa se tornar parte da sua rotina. Com a ajuda certa, é possível atravessar essas barreiras e melhorar ainda mais a qualidade das suas relações!

        A Psicotér se coloca inteiramente à sua disposição para te ajudar nesse processo, entre em contato com a gente: https://psicoter.com.br/fale-conosco/

        Abraço!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *