Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Terapia X Psicoterapia – Qual a diferença entre elas?

Categoria: Autoconhecimento, Psicoterapia, Psicoterapia Individual

psicoterapia na psicologiaOs termos Terapia e Psicoterapia na psicologia, cada vez mais estão sendo utilizados e procurados pelas pessoas como busca de ajuda para algum mal. Mas muitas são as dúvidas do significado destes dois conceitos, e acaba sendo comum que ocorra confusão na hora de buscar o tratamento mais apropriado, visto que nem todos sabem a diferença entre Terapia e Psicoterapia.

Neste texto, vamos esclarecer o significado de cada conceito. Para que seja escolhida a melhor forma de ajuda, conforme a necessidade de cada um.

O QUE É PSICOTERAPIA NA PSICOLOGIA?

Em termos genéricos, Psicoterapia na psicologia é a cura da mente através das palavras.

A psicoterapia na psicologia, engloba todo o tipo de tratamento que ajuda as pessoas a se beneficiar e/ou se curar de algum sofrimento ou desconforto através do uso da palavra.

A psicoterapia na psicologia é um termo que ainda gera dúvidas, nos próprios profissionais das áreas “psis” (Psicologia e Psiquiatria). Pois muitos acreditam, ser um termo específico destas profissões.

O Conselho Federal de Psicologia regulamenta a atuação do psicólogo na psicoterapia, conforme Resolução CFP-010/2000. Entretanto, de acordo com a legislação brasileira, a psicoterapia não é atividade privativa de psicólogos. Ela pode ser praticada por outros profissionais, desde que não utilizem o título de psicólogo.

O título de Psicólogo é específico dos profissionais que se formam no curso de Graduação em Psicologia reconhecidos pelo MEC.
Ao contrário do que muitos pensam, Psicanalista, por exemplo, não é uma profissão, e sim, uma especialização dentre as linhas do pensamento. Para torna-se psicanalista, é necessário fazer o curso de formação.

Assim como a psicanálise, existem outras teorias na linha do pensamento como a humanista, comportamentalista, construtivista…que, por si só, não constituem uma profissão, e sim, uma formação dentre os tipos de psicoterapia na psicologia.

Além da Psicoterapia, a Terapia também é um conceito que gera dúvidas sobre seu significado devido à variedade de tratamentos ligados ao termo.

Vamos em frente! Leia também…

  1. 8 Motivos para fazer Psicoterapia
  2. Psicoterapia infantil em Porto Alegre: como ajudar os filhos 
  3. Psicóloga em Porto Alegre: quando devo procurar a psicoterapia?
  4. Psicoterapia em Porto Alegre: como melhorar a saúde mental
  5. Importância da Psicoterapia: perca o medo e desvende os mitos

O QUE É TERAPIA?

Terapia significa transformação. Assim como também engloba o ato de cuidar e de tratar. Qualquer procedimento que promova uma transformação no outro, é considerado uma terapia.

Para ser terapeuta, é necessário um curso de formação em alguma técnica terapêutica específica que torne a pessoa apta a exercê-la.
Um terapeuta, pode ter formação em qualquer área profissional. (Ex. Nutricionista, Educador Físico, Engenheiro…) Basta a pessoa ter a formação em algum tipo de terapia.

Entre os tipos de formação de terapia, que diferem da psicoterapia na psicologia, podemos listar a acupuntura, a massoterapia, constelação familiar, assim como a chamada terapia holística, mais conhecida como terapias alternativas (Ex. Reiki, cromoterapia, florais de bach…).

Psicólogo e Psiquiatra também podem ser terapeutas se cursarem uma formação específica na área que desejam atuar.

O importante é estar sempre atento na escolha do profissional. Por isso se informar sobre a sua formação e se é a mais indicada para prestar o atendimento necessário que você está procurando. Assim não hesite em perguntar a formação do profissional de sua escolha.

Em relação ao profissional. Leve em consideração que, independentemente do tipo de terapia, o profissional tenha o curso específico na área de tratamento que atua.

O terapeuta e psicoterapeuta são profissionais que, agindo sempre diante de seus limites éticos, ajudam o indivíduo a alcançar seus objetivos.

Não esqueça, quem define os sonhos, os projetos, os objetivos a serem alcançados é você. Por isso a importância de entender a formação de cada profissional. Assim é possível buscar o profissional apto para ajudar a solucionar o que deseja alcançar.

Este é o fundamental entendimento tanto para Terapia, como Psicoterapia no mundo de hoje.

“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”
Carl Jung

Ana Carolina Hanke – CRP 07/13362
Especialista em Cognitivo-Comportamental
Especialista em Técnicas Integradas


Se identificou com o assunto deste post?
Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


Seu nome*
Seu e-mail*
Seu telefone

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Entre em contato para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS ou tirar dúvidas.

(51) 4100-2513