Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

O que os outros vão pensar de mim ???

Categoria: Sem categoria

O que os outros vão pensar de mim?

Em uma cultura onde a “necessidade da perfeição” impera em prol de outras possibilidades, acabamos por viver em um ambiente não saudável. Assim, mostrar vulnerabilidade pode significar para algumas pessoas um sinal de fraqueza. Com este tipo de pensamento, surge algo muito presente em todos nós: O medo de sermos rejeitados ou não sermos perfeitos.

Este medo sobre “o que os outros vão pensar” vem também da possibilidade de não atendermos às expectativas dos outros. Portanto, esta sensação pode causar uma maior dificuldade das pessoas em se relacionar com as outras.

Imagem - o que vão pensar de mimTodos estes receios que temos em relação aos outros podem nos impedir de realmente agirmos naturalmente e sermos nós mesmos, deixando muitas vezes de arriscar alguma situação ou até não fazermos algo que queremos fazer apenas pela preocupação que temos sobre o que as pessoas ao nosso redor vão pensar.

Entretanto, existem algumas dicas para tentarmos nos libertarmos dessa “prisão mental”, onde o quanto mais pensamos e encaramos como verdade os julgamentos alheios, mais ficamos aprisionados, dependentes da opinião alheia e da aceitação dos outros.

→ Evite a autocrítica exagerada

Ninguém é perfeito e é necessário incorporar este pensamento para que possamos viver mais leve. Erros existem e são importantes para nosso desenvolvimento. Portanto, faça o exercício de aceitar suas limitações e treine uma maior tolerância aos seus erros;

→ Reconheça e valorize a si mesmo

Quando houver alguma situação em que você se critique, bote em mente ou até em um papel tudo que você acha legal sobre si, para sempre que tiver uma situação que o faça duvidar de suas capacidades, tenha a possibilidade de lembrar que você não é só a crítica que está pensando e sim, cheio de qualidades também;

→ Evite a comparação com os outros

Temos a tendência a nos compararmos para medir algum tipo de parâmetro que faça sentido para nós. No entanto, esta prática pode se mostrar muito prejudicial, afetando nossa confiança e estima. Ao fazer uma comparação com o outro, há a tendência de supervalorizar a outra pessoa e nos desvalorizarmos; desse modo ficam em evidência nossas limitações.  Por outro lado, rejeitando nossas qualidades e potencialidades;

→ Auxílio Profissional

Importante ressaltar que buscar auxílio profissional para conseguir lidar melhor com suas questões é um investimento em qualidade de vida e saúde mental.

Psic. Márcia Moraes – CRP 07/12844

Psicóloga Cognitivo Comportamental 


Se identificou com o assunto deste post?
Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


Seu nome*
Seu e-mail*
Seu telefone

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Entre em contato para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS ou tirar dúvidas.

';