Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Terceira Idade: a melhor idade? 

Categoria: Comportamento, Terceira idade

O período de vida intitulado Terceira Idade, também conhecido como Melhor Idade, inicia aos 60 anos em países em desenvolvimento e aos 65 anos para países desenvolvidos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A partir da terceira  idade, as pessoas passam a ter direitos especiais na sociedade, como isenção de pagamento em transportes públicos e assistência social gratuita. Porém, muitas pessoas não levam em consideração o lado bom que este ciclo também possui.

?? Estar na Terceira Idade é, para muitas pessoas, uma coisa negativa e relacionada à debilidade. Ouvimos que o termo proposto para falar deste período da vida, a Melhor Idade, é para amenizar o peso desta fase; considerando-a algo boa quando, na verdade, não é bem assim.

Como tudo na vida, também a Terceira Idade tem seus prós e contras. Ou seja, seus pontos positivos e os negativos. O envelhecimento, ainda mais na sociedade atual, costuma ser encarado como algo pejorativo. Vemos cada vez mais alternativas médicas para “atrasar” seu percurso natural. E é claro que, com o passar dos anos, nosso corpo vai apresentando sinais de cansaço. O ritmo tende a diminuir e a fisionomia transparece o tempo de vida que aquele ser humano já vivenciou.

 Vale a pena lembrarmos, contudo, que envelhecer também é sinônimo de amadurecimento e, desde que saibamos levar a vida com consciência e aceitar a fase que nos encontramos, podemos vivê-la com sabedoria e felicidade.

Na Terceira Idade, normalmente diminuímos a intensidade de trabalho; idealmente já construímos uma certa estabilidade que nos permite reduzir as atividades.

Neste período de vida, temos a oportunidade de desenvolver outras habilidades, podendo dedicar maior tempo ao autoconhecimento e às pessoas que amamos.

É de fundamental importância nos prepararmos para a chegada da terceira idade. Assim, esta fase poderá ser desfrutada e não representará, necessariamente, um período ruim, . Isso significa termos cuidado com a nossa saúde, tanto física como mental, ao longo da vida.

? Aceitar que nosso corpo irá necessitar de maior repouso após uma certa idade também é fundamental, até para que possamos criar uma estrutura financeira para quando esta etapa chegar, fazendo economias e construindo um patrimônio que nos traga estabilidade.

Se encarada com o devido respeito e aceitação, a Melhor Idade pode, sim, ser prazerosa e bem aproveitada. Ao se colocar no lugar de quem quer compartilhar ensinamentos de vida, o idoso pode ser imensamente útil. Pode contribuir para a construção de um mundo melhor àqueles que o cercam.

Há que se ter consciência de que devemos ser exemplos vivos daquilo que pregamos. Como bem resumiu Gandhi nesta frase: “Seja a mudança que você quer ser no mundo”.

? Quem está falando com você é Alessandra Ribeiro, Psicóloga da Equipe Psicotér. 

Psicotér: clínica de psicologia em Porto Alegre com atendimento presencial, online e domiciliar.

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Comentário Fechado

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: