Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Psicóloga em Porto Alegre: quando devo procurar a psicoterapia?

Categoria: Ansiedade, Depressão, Psicologia, Psicoterapia, Psicoterapia Individual

psicóloga em porto alegreSe chegou a esse texto, é bem provável que esteja passando por algum momento delicado, em que as situações que vem enfrentando no cotidiano estão mexendo com o seu lado emocional. Quando a situação é essa, já se cogita uma ajuda profissional. Se você mora no Rio Grande do Sul, pode encontrar uma psicóloga em Porto Alegre que te ajude a entender mais sobre seus medos e dificuldades neste ponto da caminhada da vida.

Muitos podem até pensar que alguns transtornos são sempre passageiros. Porém, existem sinais de que alguns são maiores do que o esperado. Podem até virar uma doença, em certos casos, e por isso, todo mundo precisa entender que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física.

Sessões de terapia com uma psicóloga colaboram no entendimento de alguns conflitos com que as pessoas convivem, sejam no âmbito profissional, amoroso, sexual, entre outros. A partir de agora, confira informações importantes que vão te ajudar a saber se este é o momento de começar a ser auxiliado por uma psicóloga em Porto Alegre (POA).

Como sei que devo procurar um psicólogo?

psicóloga em porto alegre

Ainda é difícil para muita gente entender a necessidade de uma ajuda profissional para superar questões que envolvem a saúde mental.

Não são poucas as vezes que a pessoa acredita que os sintomas – não só os mentais, mas também os do corpo – vão passar logo… Que são apenas um reflexo temporário do estresse, de um momento de crise ou de conflito extremo.

É bem comum alguém dizer que passou por uma crise de ansiedade, mas não procurou nenhum tipo de atendimento. Afinal, no imaginário de muitos, ir a uma sessão de psicoterapia é só para quem está “descontrolado” ou “coisa de gente pirada”.

 

 

Mas não é bem assim. Então, vamos parar um minuto e refletir sobre o que você está sentindo hoje:

 

  • Você sente alguma espécie de angústia, que parece te acompanhar durante todo o dia?
  • Sua timidez excessiva te impede de fazer várias coisas que gostaria?
  • As coisas que sempre te deram prazer agora parecem não ter o mesmo “brilho” para você?
  • Sente uma falta de motivação para as suas atividades diárias, em casa ou no trabalho?
  • Tem o hábito de sofrer por antecipação?
  • Seu companheiro ou companheira nota que você mudou o comportamento e está mais desanimado? Há uma exaustão emocional?
  • Junto a essas dificuldades, sente algum reflexo no corpo, como cansaço, sono desregulado, mudança no seu peso e até mesmo problemas gastrointestinais?
  • Algum trauma sofrido anteriormente fica “martelando” na sua cabeça e te impede (ou atrapalha) em alguma ação do seu cotidiano?
  • Você sente bastante insegurança na vida sexual?

psicóloga em porto alegre

Se você respondeu “sim” para uma dessas perguntas – ou para algumas delas -, é importante ficar atento a sua saúde mental. Apesar de ter momentos em que só um profissional vai conseguir identificar quais desses sinais apontam uma necessidade de acompanhamento, esses são alguns pontos de partida de algumas doenças psíquicas, como a depressão e que uma psicóloga em Porto Alegre pode ajudar.

Participar de uma sessão de psicoterapia pode ser o primeiro passo para uma nova vida, de enfrentamento de muitos dos desafios que estão levando a esses sintomas.

 

O que vou encontrar em um atendimento psicológico?

 

psicóloga em porto alegre

 

Quem nunca teve um acompanhamento psicológico com um profissional da área acaba se enchendo de dúvidas sobre o que vai encontrar dentro do consultório, quando estiver frente a frente com o terapeuta.

Se você é uma dessas pessoas, saiba que é possível fazer um paralelo com uma consulta médica tradicional. O profissional vai precisar fazer um diagnóstico do que o paciente está enfrentando, construído por meio de uma triagem feita a partir de sintomas e relatos. Depois, vai verificar se há a necessidade de um acompanhamento.

Como você pode imaginar, as doenças psíquicas não podem ser descobertas analisando uma inflamação ou fazendo um exame de sangue, por exemplo. Na psicoterapia, o que vai levar a uma constatação são os relatos do próprio paciente, de questões guardadas dentro dele – e esse processo leva certo tempo.

psicóloga em porto alegre

 

Trazendo à tona essas questões que ficam mal resolvidas, o paciente de um acompanhamento psicológico vai desenvolvendo autoconhecimento, reflexão e a consciência para superar as adversidades que podem estar levando a bloqueios.

Tem mais uma diferença em relação a uma consulta médica tradicional: a terapia nunca te trará respostas prontas na primeira sessão. Não é como identificar uma gripe ou virose, por exemplo. É preciso explorar todos os dilemas carregados pelo paciente durante os anos, para que assim, ele consiga lidar com os problemas e obstáculos.

Lembrando que tudo dito dentro do consultório é confidencial! O atendimento é feito em um ambiente reservado, com toda a privacidade. Seu diagnóstico ou os fatos que você vai contar ao psicólogo ou psicóloga ficam ali dentro. Isso é um compromisso ético e profissional de todos dentro dessa área.

Quais os variações de psicoterapia?

 

 

psicóloga-em-porto-alegre

A psicoterapia individual é ainda um dos tipos de atendimento mais conhecidos. Nela, a pessoa é ouvida em uma sala reservada, e durante as sessões, vai aprendendo como pode lidar com dores que afetam sua vida cotidiana. É o momento de se abrir e expor sentimentos. Mas ainda existem outras variações de psicoterapia.

Na psicoterapia de casal, o atendimento é feito com os “dois lados”.  O foco é a relação entre essas duas pessoas envolvidas em uma união amorosa. A psicologia vai buscar entender o momento que os pacientes estão vivendo e explorar os pontos a ser trabalhados. Tudo para que essa relação seja mais saudável e menos conflituosa.

 

Também existe a psicoterapia familiar. A intenção do trabalho é a seguinte: cada integrante precisa entender o seu papel nesse núcleo e enfrentar dificuldades e conflitos – que acabaram se tornando constantes e sem solução. Entre as questões que podem afetar a “saúde familiar” estão: diferenças de gerações, perdas, situações de crise e até mesmo problemas individuais, que afetam os outros membros.

No caso das crianças, a psicoterapia infantil pode ser indicada em casos de extrema insegurança, fobias e até mesmo para o transtorno de déficit de atenção. Esse tratamento exige uma chamada  “rede de atenção” de todos os envolvidos (pais, professores, familiares… ), e o auxílio psicológico vai apontar alternativas para reverter os problemas.

Fora estes tipos, também existem trabalhos focados na dificuldade em emagrecer, na neuropsicologia, na escolha da carreira e ainda, voltados para o ambiente corporativo e para as áreas pública e jurídica.

Onde procurar uma psicóloga em Porto Alegre?

 

psicóloga em porto alegre

 

Na Psicotér – Clínica de Psicologia, você pode passar por uma avaliação grátis com uma psicóloga em Porto Alegre. Para isso, é só preencher o formulário no final desse texto. Retornaremos em instantes e agendaremos um horário!

Esta avaliação psicológica bônus é o primeiro passo para uma jornada que vai te ajudar no autodescobrimento e na superação de conflitos.

Se tiver alguma dúvida, pode entrar em contato pelo Fale Conosco ou ainda, ler outros artigos do nosso blog que tratam de vários aspectos relacionados às questões de saúde mental e aos atendimentos com psicóloga em Porto Alegre.


Se identificou com o assunto deste post?
Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


Seu nome*
Seu e-mail*
Seu telefone

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Entre em contato para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS ou tirar dúvidas.

(51) 4100-2513