Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Terapia de casal em Porto Alegre: melhore a vida a dois!

Publicado em 19 de outubro de 2020
Categoria: casamento, Divórcio, Psicoterapia de casal, Relacionamentos
terapia de casal porto alegre

Pode ser no namoro, noivado, casamento, para quem mora junto… Seja qual for o tipo de união que você vive, podem surgir conflitos… E estes vão transformando a relação em algo negativo e desgastante. Aqui mesmo na Psicotér – Clínica de Psicologia, conseguimos notar que é relevante a procura por terapia de casal em Porto Alegre.

Apesar disso, para muitos casais, ainda é complicado delimitar quando uma situação desagradável passa de um desconforto e vira um problema de fato. Isso é comum, já que quando a gente fala de sentimentos e sobre o que mexe com a mente humana, não há uma fórmula exata, uma justificativa que pode se encaixar em todos os casos.

A partir de agora, a gente vai explicar um pouco mais sobre como funciona a terapia de casal em Porto Alegre. E como ela pode ser uma alternativa. Ao longo do texto, tente fazer um paralelo com os fatos do seu dia-a-dia e veja se há algumas semelhanças. Vamos lá?

 

Quando fazer terapia de casal em Porto Alegre?

Não é uma simples briga que fará com que um casal procure ajuda profissional. Normalmente, a consulta com um psicólogo é procurada quando os dois lados não conseguem enxergar mais alternativas para que se façam entender e respeitar.

A sensação (em casos mais críticos) pode ser a de que um ponto final na relação pode estar próximo. Mesmo considerando a separação, ainda se acredita que é válido lutar por uma solução, e procurar a psicoterapia para casais.

Existem alguns “sintomas” que indicam que o convívio pode estar virando uma crise. A falta de diálogo é um deles, mas também pode ser listado o ciúme excessivo.

Quando fazer terapia de Casal em Porto Alegre

Outro problema comum é a permanência de algum ressentimento. Daqueles que não consegue ser superado por um dos cônjuges, ou ainda pelos dois. É aquela questão do passado, que se evita comentar… Mas que acaba sempre retomada durante as discussões.

A recomendação dos especialistas é que assim que notado esse tipo de desgaste no relacionamento, o casal considere uma ajuda no campo psicológico. Se as dificuldades são muito antigas, o desafio é maior – ainda assim, elas têm como serem superadas.

Devemos sempre destacar que problemas de casais não são sinais de que um ou outro não estão interessados em continuar ou mesmo que a relação é fraca. Assim, ser o “par perfeito” não é concordar ou aceitar tudo. Seres humanos são imperfeitos e diferentes, e por isso, deve- se ter consciência de que surgirão conflitos.

Porém, se os embates que não chegam nunca a uma solução, a intermediação e o auxílio de um terapeuta de casais é bem-vinda.

Lembrando que esse tipo de terapia de casal em Porto Alegre é recomendada para todos os tipos de casais em crise: heterossexuais, homossexuais, jovens, idosos… De forma geral.

 

Para que serve a terapia de casal?

A terapia de casam em Porto Alegre serve basicamente para tornar a relação a dois mais harmoniosa, busca entender o ponto de vista de ambos os lados e gerar um ponto em comum para tonar a relação mais sadia e prazerosa.

Um relacionamento pode ser afetado por vários fatores. O estresse cotidiano, por si só, já pode ser motivo de conflitos dentro do casal. A cobrança do mercado de trabalho, as questões financeiras, as exigências cotidianas… Isso tudo já é suficiente para que se notem mudanças de comportamento.

Outras questões que afetam muitos relacionamento são algumas “verdades absolutas”. Elas estão presentes no imaginário de muitos parceiros, que levam a uma idealização do “amor perfeito”.

Vamos falar de um exemplo prático. Acontece muito de um dos membros do casal desconsiderar a individualidade do outro. Esperar que o companheiro (a) esteja sempre disponível para entregar carinho, disponibilidade… Tudo em um contexto de amor intenso e sem problemas.

Quando algumas dessas fantasias de um companheiro perfeito vai se quebrando, vão surgindo as divergências. Neste momento, a psicoterapia em Porto Alegre pode mostrar meios de lidar com esses “desencontros”. Até mesmo entender se os opostos se atraem.

Além disso, a união também pode ser desgastada pelo orgulho, infertilidade, discordância de objetivos, insegurança na vida sexual ou disfunções sexuais, questões familiares e ainda por mentira e traições. Essa última leva a situação a um ponto mais crítico. Aliás, só a suspeita da infidelidade já pode ser um fator crucial para uma crise.

 

Como funciona a terapia de casal Porto Alegre?

Como funciona a terapia de casal em Porto Alegre

Na psicoterapia de casal, os companheiros vão ser auxiliados a entender melhor qual o papel deles dentro daquela relação. Ao longo das sessões, o homem ou mulher vai conseguindo visualizar até coisas pequenas do dia-a-dia sob um novo panorama. E acabam desafiados a terem novos hábitos.

Tudo é feito com o máximo sigilo, dentro de um ambiente em que os dois lados vão poder se abrir. Porém, em alguns momentos, as conversas serão separadas.

O psicoterapeuta de casais não será o responsável por definir quem está certo ou errado: a intenção é encontrar caminhos para que as partes cheguem às conclusões e respostas que buscam.

Com isso, o profissional vai buscar definir a dinâmica do casal. E assim, pensar em estratégias para contornar o lado negativo e também apontar os pontos positivos dentro desse núcleo familiar.

O número de sessões e o tempo podem variar, mas a sua psicóloga em Porto Alegre vai te orientar sobre o que está prevendo. Afinal, existe aquela máxima: “cada caso é um caso”. Assim, um casal pode levar mais tempo na busca por resultados do que outros.

Independentemente disso, para que a terapia de casal em Porto Alegre funcione, é preciso que o paciente seja o mais sincero possível. Que se disponha a mudar. Assim, os caminhos ficam mais fáceis de serem encontrados.

 

Nem sempre a resposta é a que você espera na terapia de casal

Se mesmo depois das tentativas durante as sessões de psicoterapia, as partes ainda não conseguirem entrar em harmonia, a solução pode ser cada um ir para o seu lado e dar um basta nesse relacionamento infeliz.

É preciso entender que a psicoterapia de casal em Porto Alegre não pode chegar até a resposta que os cônjuges querem. Mas sim, a propostas em que ambos consigam seguir uma vida com conflitos resolvidos.

Se um casal tem filhos e acabam surgindo impasses nesse momento de divórcio, por exemplo, a terapia de casal em Porto Alegre também pode tornar esse processo mais saudável, brando e moderado.

 

Primeiro encontro da psicoterapia de casal em Porto Alegre

Na Psicotér – Clínica de Psicologia em Porto Alegre, a preocupação é sempre com o bem estar e a qualidade de vida. Para ajudar a você a dar o primeiro passo na sua terapia de casal, nós oferecemos uma avaliação de psicoterapia bônus.

Nesse primeiro encontro, vai ser possível identificar alguns pontos de partida para um trabalho que permita o autoconhecimento e a resolução de questões que atrapalham a união.

Para aproveitar essa oportunidade, é só preencher o formulário abaixo e fazer seu cadastro. Pode ser o primeiro passo para uma relação mais saudável e harmoniosa!

Entre em contato conosco através desse link para agendar uma Avaliação Gratuita, Online ou Presencial, com um Psicólogo ou Psicóloga em Porto Alegre. Temos a garantia do melhor atendimento de psicólogos de Porto Alegre altamente qualificados.

Clique para solicitar avaliação bônus

Veja Mais


    Se identificou com o assunto deste post?
    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


    Seu nome*
    Seu e-mail*
    Seu telefone

    Gostou? Compartilhe:

    Leia Também

    1 Comentário

    1. Lisiane | 21 de julho, 2020

      Olá Maria, seja para terapia individual ou psicoterapia de casal, estamos a sua disposição. Entre em contato https://psicoter.com.br/fale-conosco/

    Deixe seu comentário

    Terapia de casal em Porto Alegre: melhore a vida a dois! - Psicoter