Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Disfunção Sexual | Homens e Mulheres

Categoria: Doenças e Transtornos, Psicoterapia Sexual, Sexualidade

disfunção sexual, disfunção sexual em homens, disfunção sexual em mulheresCada vez torna-se mais comum, ou poderíamos dizer que menos mistificado, falar sobre um tema que é comum a todos os seres humanos: a sexualidade e os problemas envolvidos ou disfunção sexual em homens e disfunção sexual em mulheres. E da mesma forma que a sociedade contemporânea já lida com maior naturalidade para falar deste assunto. Também fica mais evidente os problemas existentes nesta área, visto que agora se conversa sobre eles.

Da mesma forma, tanto homens quanto mulheres podem enfrentar dificuldades com sua sexualidade e terem problemas nesta esfera, sendo as causas as mais variadas possíveis, desde uma origem orgânica, até problemas psicológicos ou ainda uma combinação de ambos.

De forma cultural, o sexo anteriormente era visto como uma forma de reprodução, o prazer era reprimido e visto como pecado. Entretanto, hoje o prazer sexual está relacionado com aspectos orgânicos associados ao contexto biológico, psíquico e sócio cultural do indivíduo.

Segundo a OMS, Organização Mundial de Saúde, “a saúde sexual é um estado de completo bem-estar físico, emocional e mental, associado à sexualidade e não só à ausência de doença ou enfermidade”. Problemas de saúde, tanto de cunho físico como psicológico, o uso de determinados medicamentos, o hábito do tabagismo e do alcoolismo, assim como problemas afetivos e de natureza relacional, são algumas das razões que refletem em disfunção sexual em homens ou disfunção sexual em mulheres.

DISFUNÇÃO SEXUAL

A disfunção sexual caracteriza-se por uma perturbação clinicamente significativa na capacidade de uma pessoa responder sexualmente ou experimentar prazer sexual. A avaliação clínica deve ser utilizada para determinar se as dificuldades sexuais são resultado de estimulação inadequada, mesmo nessa situação ainda pode haver necessidade de tratamento, embora o diagnóstico de disfunção sexual não seja considerado.

DISFUNÇÃO SEXUAL EM HOMENS

A disfunção sexual em homens engloba diversos transtornos que podem afetar:

  • a libido do homem (seu desejo sexual);
  • a capacidade de alcançar ou manter uma ereção (conhecida como disfunção erétil ou impotência);
  • a dificuldade de ejacular ou a falta de controle em segurá-la;
  • e ainda a capacidade de atingir o orgasmo.

Conforme mencionado anteriormente, os problemas sexuais podem resultar de fatores físicos ou psicológicos, e muitas vezes um problema físico pode ocasionar um desequilíbrio na esfera emocional, gerando problemas como a ansiedade, a depressão e o estresse e vice-versa.

Distúrbios da ejaculação são as disfunções sexuais mais comuns apresentadas pelos homens, sendo os distúrbios mais recorrentes:

  • Ejaculação precoce;
  • Ejaculação para dentro da bexiga (também chamada de ejaculação retrógrada);
  • Incapacidade de ejacular.

Ansiedade de Desempenho

É comum ouvirmos homens se queixando de sentirem-se pressionados pela companheira para terem um bom desempenho sexual, pois eles ficam angustiados quando não conseguem atingir as expectativas da parceira – chamamos esse sentimento de ansiedade de desempenho. Então a ansiedade de desempenho pode causar problemas sexuais e pioram a capacidade do homem de desfrutar das relações.

DISFUNÇÃO SEXUAL EM MULHERES

Nos últimos tempos, as mulheres estão buscando cada vez mais informações e recursos quando o problema sexual, ou seja, quando a disfunção sexual em mulheres interfere na qualidade de seus relacionamentos íntimos.

Falta de desejo sexual também conhecida como diminuição da libido, de fato, possui causas diversas:

  • Parto;
  • Amamentação;
  • Alteração de hormônios;
  • Menopausa;
  • Uso de determinados medicamentos como antidepressivo;
  • Pode estar relacionadas ao estresse;
  • Questões do relacionamento;
  • Dificuldades de comunicação que pode haver o distanciamento sexual.
  • Aversão sexual (evitação sexual)
  • Evita ter relacionamento sexual com o parceiro, com sentimento de repulsa, angústia, ansiedade ou medo.

Anorgasmia

É quando a mulher tem uma grande dificuldade, que é persistente e frequente ou repetida de ter ou manter a lubrificação vaginal até o final da relação sexual. A mulher tem pouco ou nenhuma sensação de excitação. Antigamente, esse problema era denominado como Frigidez.

Dispareunia

É a dor genital associado ao ato sexual.

vaginismo

É a contração involuntária dos músculos próximos à vagina que impedem a penetração. A mulher não consegue controlar o movimento de contração, apesar de até desejar o ato sexual

IMPORTÂNCIA DO EQUILÍBRIO SEXUAL

Portanto é importante lembrarmos que para um indivíduo estar equilibrado e saudável, é fundamental que esteja em harmonia nos diferentes âmbitos da sua vida. A sexualidade é uma parte de grande importância, pois é nas relações sexuais que nos relacionamos de forma mais íntima com outro ser humano ou entre um casal, havendo uma troca que ultrapassa os limites do corpo – quando assim nos permitirmos. Então essa interação pode ser muito curadora, para ambos os envolvidos, se encarada com o devido valor e consciência.

 

Psicóloga Alessandra Ribeiro – CRP 07/27850
Psicóloga clínica, realiza atendimento com adolescentes, adultos e idosos.

Psicóloga Cristina Meiner – CRP 07/15085
Especialista em Terapia de Técnicas Integrativas

Entre em contato conosco através desse link para agendar uma Avaliação Gratuita, Online ou Presencial, com um Psicólogo ou Psicóloga em Porto Alegre. Temos a garantia do melhor atendimento de psicólogos de Porto Alegre altamente qualificados.


Se identificou com o assunto deste post?
Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


Seu nome*
Seu e-mail*
Seu telefone

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Entre em contato para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS ou tirar dúvidas.

(51) 4100-2513