Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Síndrome do Impostor.

Categoria: auto conhecimento, Comportamento

Síndrome do Impostor: “Tenho a sensação constante de que sou uma fraude e que a qualquer momento alguém vai descobrir que não sou tão capaz quanto pareço ser”!

A Síndrome do Impostor acomete pessoas que não conseguem perceber o valor real de suas potencialidades; apesar de obterem ótimos (excelentes, muitas vezes) resultados naquilo que se propõem a realizar,. Seja nos estudos, na profissão, nos esportes ou na área que for. Como resultado, por atingirem resultados excelentes, conquistam uma imagem perante os outros que acreditam não serem capazes de manter.

Essas pessoas acreditam que o resultado atingido por elas foi resultado de sorte e não de sua capacidade intelectual ou física. Mesmo diante de evidências que comprovem sua competência; como a frequência alta com que atingem resultados satisfatórios, por exemplo.

Passam a sofrer por medo de que, a qualquer momento, frustrem as expectativas dos outros. Não raro, autossabotam-se desistindo de um cargo, projeto ou função por terem a certeza de que, mais cedo ou mais tarde, as pessoas descobrirão que eles não são tão bons quanto aparentavam.

Quem sofre da Síndrome do Impostor pode desenvolver algum transtorno de humor. Tal como a Depressão ou um transtorno de ansiedade; uma vez que se sente incompetente e está sempre alimentando pensamentos repetitivos de medo e de cobrança exagerada a si mesmo.

A pressão que exerce sobre si é muito alta. Não consegue relaxar e obter prazer nos processos. O alívio ao conseguir cumprir a tarefa logo dá lugar ao medo de não ser capaz de cumprir a próxima.

O que está na base de uma pessoa com essa síndrome são características como perfeccionismo, baixa autoestima, necessidade de agradar, baixa tolerância à frustração, tendência elevada de se comparar com os outros. Ou seja, intelectualmente é acima da média, organizada, esforçada; porém, sua estrutura emocional fragilizada impede que tenha uma real imagem de si mesma colocando em risco seu sucesso e acarretando em sofrimento.

O tratamento para quem sofre da Síndrome do Impostor abrange o autoconhecimento, a melhora da autoestima, bem como o treinamento de técnicas de controle de pensamento e relaxamento.

Por Sandra Arreal – Psicóloga da Equipe Psicotér
Quer conhecer a Psicóloga Sandra? Entra em contato com a Psicotér! ?http://bit.ly/SandraArreal

Precisa de auxílio? Agende uma avaliação gratuita:
(51) 4100-2513 OU
(51) 9833-8006 (WhatsApp) OU
atendimento@psicoter.com.br

Psicotér: clínica de psicologia em Porto Alegre com atendimento presencial, online e domiciliar.

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Comentário Fechado

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: