Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Saiba tudo sobre a Síndrome da Fadiga Crônica

Categoria: Doenças e Transtornos, Doenças físicas

 

tudo sobre a síndrome da fadiga crônica

 O que é Fadiga Crônica

Costuma-se chamar de fadiga uma sensação de desgaste, cansaço intenso, falta de energia, vontade de dormir. Sendo assim isso interfere nas atividades diárias normais tanto físicas como mentais que não melhora com o repouso. A princípio este é um sintoma bastante comum em vários tipos de doenças físicas, podendo estar associado ao estilo de vida, condições de saúde, alterações de humor, fatores estressantes (orgânicos ou psicológicos). Vamos ver agora tudo tudo sobre a Síndrome da Fadiga Crônica.

Mas o que realmente e a fadiga crônica? Primeiramente é uma síndrome incapacitante e prolongada com duração de pelo menos seis meses, um esgotamento, falta de motivação. E um fenômeno preocupante e de difícil interpretação. Muitas das vezes ocasiona um desequilíbrio em um dos sistemas do corpo humano resultando num mal-estar provocando alterações no estado psicossomático resultando em esforços físico e/ou mental.

Sinais e Sintomas da Síndrome da Fadiga Crônica

A Síndrome da Fadiga Crônica pode atingir pessoas de todas as faixas etárias. Também em qualquer momento da vida, independentemente de qualquer tipo de atividade realizada. Mas vale lembrar que é uma doença real e não fruto da sua imaginação, nem deve ser confundida com uma depressão, preguiça ou vontade de ficar dormindo. Vai muito mais do que isso, ela pode incluir falta de memória, febre, dificuldade na concentração, dor de garganta, de cabeça, dores musculares, dor abdominal, irritabilidade, choro, são alguns dos sintomas.

A evolução é variável, podendo persistir e trazer incômodos maiores ou diminuir com o passar do tempo. O tratamento deve ser realizado para um melhor controle dos sintomas. É importante realizar exames clínicos para excluir a hipótese de doenças como exemplo artrite. Dessa forma qualquer alteração física deve ser investigada para exclusão, antes de firmar o diagnóstico de Síndrome da Fadiga Crônica.

Medicamentos

Como a Síndrome da Fadiga Crônica atinge as pessoas de várias formas distintas. O tratamento costuma ser diferenciado de acordo com cada paciente e os problemas apresentados por ele. Para levar o alívio dos sintomas da Síndrome da Fadiga Crônica para essas pessoas, os médicos costumam indicar alguns medicamentos específicos como Ansiolíticos (ansiedade), Antidepressivos (depressão), Benzodiazepínico (para dormir).

Tratamento Psicológico

Inicialmente é importante compreender que o psicólogo ajudará a entender alguns motivos que você possa ter desenvolvido sintomas negativos, de depressão, tristeza, estresse, que levaram ao isolamento, vontade de não fazer nada, através desse entendimento buscará adotar uma postura mais positiva, compreendendo que as situações e questões que o levaram a desenvolver a Síndrome da Fadiga Crônica podem ser transformadas em alegria, esperança, altruísmo, resiliência, disposição.

Sendo assim para a psicologia tratamos os sinais e sintomas da Síndrome da Fadiga Crônica em psicoterapia para minimizar o isolamento e ajudar a reconhecer o que dificulta a melhora, fazendo substituições mais positivas. Portanto dentro das abordagens da psicologia existe a Psicologia Positiva. Com foco na promoção da felicidade, através de ações que fortaleçam as suas potencialidades, qualidades.

O objetivo é promover no ser humano uma construção com um modelo mental mais positivo e a possibilidade da mudança. Bem como ela nos ensina ser mais resilientes a doenças como depressão, ansiedade, fobias, estresse e outros transtornos. O acompanhamento psicológico e a prática regular de exercícios pode ser uma alternativa podem ser o melhor tratamento.

Gabriela Bandeira Pereira – CRP 07/27940
Psicóloga Clínica

Entre em contato conosco através desse link para agendar uma Avaliação Gratuita, Online ou Presencial, com um Psicólogo ou Psicóloga em Porto Alegre. Temos a garantia do melhor atendimento de psicólogos de Porto Alegre altamente qualificados.

 


Se identificou com o assunto deste post?
Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


Seu nome*
Seu e-mail*
Seu telefone

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Entre em contato para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS ou tirar dúvidas.

(51) 4100-2513