Procrastinação é um termo muito usado nos dias de hoje, principalmente quando o assunto é trabalho. É um problema real que atinge profissionais de diferentes áreas afetando a produtividade e desempenho. Mas afinal, o que é PROCRASTINAÇÃO?
Procrastinação é o adiamento de uma ação. E adiar tarefas, vai na contra mão das exigências cada vez maiores em acelerar, apressar e agilizar o trabalho a ser feito.
E você? Costuma arrastar seus compromissos para depois? Se a resposta for positiva, certamente é um bom momento para ficar atento sobre o que pode estar alimentando sua procrastinação no ambiente de trabalho.
Aqui estão os principais aliados do adiamento de tarefas:
– TEMPO:
O tempo no trabalho acaba sendo utilizado com tarefas não relevantes ou menos relevantes, distraindo a pessoa do foco principal.
– DÚVIDA:
O profissional tende a adiar tarefas que não sabe como resolver, preferindo se ater a outras responsabilidades e compromissos à procurar ajuda para solucionar suas dúvidas.
– INSEGURANÇA:
O receio de ser visto como incapaz na realização de suas atividades, contribui para que a tarefa seja deixada para depois.
– DIFICULDADE:
Classificar a tarefa como complicada, devido a sua complexidade, também contribui para que a mesma não seja realizada.
– EMOCIONAL:
Falta de energia, indisposição, excesso de trabalho, problema na saúde e desmotivação no trabalho, são fatores emocionais que acabam alimentando a procrastinação.
Para a pessoa que está a procrastinar, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com suas responsabilidades e compromissos. Assim, a longo prazo, esta situação pode provocar efeitos na saúde física e mental.
É sabido que deixar as coisas para depois não traz resultados eficazes. A procrastinação é o caminho inverso do crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Mas a realidade é essa: a vida não espera! O primeiro passo é sempre o mais difícil e ao mesmo tempo o mais importante. O que você pode fazer em direção ao sucesso profissional?
Portanto, reconhecer que a procrastinação está afetando o seu desempenho é o primeiro passo para buscar estratégias que podem ajudar a superar o problema.
Ana Carolina Hanke – CRP 07/13362
Psicóloga Clínica Especialista em Terapia Congnitivo Comportamental e Técnicas Integradas.