Endereços psicoter
Rua Vigário José Inácio, 250 Sala 102 Centro - Porto Alegre
R. Antônio Joaquim Mesquita, 131 - Passo d'Areia - Porto Alegre
Rua Esteves Júnior, 50, Sala 404 - Florianópolis
SEG A SEX DÀS 7H ÀS 22H - SÁB DÀS 7H ÀS 12:30H

Procrastinação no Trabalho – como mudar?

procrastinacao-no-trabalho

Imagem - procrastinar no trabalhoProcrastinação é um termo muito usado nos dias de hoje, principalmente quando o assunto é trabalho. É um problema real que atinge profissionais de diferentes áreas afetando a produtividade e desempenho. Mas afinal, o que é PROCRASTINAÇÃO?

Procrastinação é o adiamento de uma ação. E adiar tarefas, vai na contra mão das exigências cada vez maiores em acelerar, apressar e agilizar o trabalho a ser feito.

E você? Costuma arrastar seus compromissos para depois? Se a resposta for positiva, certamente é um bom momento para ficar atento sobre o que pode estar alimentando sua procrastinação no ambiente de trabalho.

Aqui estão os principais aliados do adiamento de tarefas:

TEMPO:

O tempo no trabalho acaba sendo utilizado com tarefas não relevantes ou menos relevantes, distraindo a pessoa do foco principal.

– DÚVIDA:

O profissional tende a adiar tarefas que não sabe como resolver, preferindo se ater a outras responsabilidades e compromissos à procurar ajuda para solucionar suas dúvidas.

– INSEGURANÇA:

O receio de ser visto como incapaz na realização de suas atividades, contribui para que a tarefa seja deixada para depois.

– DIFICULDADE:

Classificar a tarefa como complicada, devido a sua complexidade, também contribui para que a mesma não seja realizada.

– EMOCIONAL:

Falta de energia, indisposição, excesso de trabalho, problema na saúde e desmotivação no trabalho, são fatores emocionais que acabam alimentando a procrastinação.

Para a pessoa que está a procrastinar, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com suas responsabilidades e compromissos. Assim, a longo prazo, esta situação pode provocar efeitos na saúde física e mental.

É sabido que deixar as coisas para depois não traz resultados eficazes. A procrastinação é o caminho inverso do crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Mas a realidade é essa: a vida não espera! O primeiro passo é sempre o mais difícil e ao mesmo tempo o mais importante. O que você pode fazer em direção ao sucesso profissional?

Portanto, reconhecer que a procrastinação está afetando o seu desempenho é o primeiro passo para buscar estratégias que podem ajudar a superar o problema. 

Ana Carolina Hanke – CRP 07/13362

Psicóloga Clínica Especialista em Terapia Congnitivo Comportamental e Técnicas Integradas.

Gostou? Compartilhe
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram

Posts Relacionados

Confira os assuntos de maior interesse

avaliação psicológica bônus




    Se identificou com o assunto deste post?


    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!

    Seu nome*
    Seu e-mail*
    Seu telefone

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.