Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Amores do passado

Categoria: Comportamento, Relacionamentos

Quem não tem uma história dolorosa de amor?

Por que muitas pessoas ficam lembrando de amores do passado, não raras vezes, sofrendo por este passado?

O nosso cérebro precisa de combustível e momentos felizes do passado são excelentes para nossa mente desenfreada. Freud dizia que, quando uma pessoa está apaixonada, ela se torna incrivelmente frágil. Isso acontece porque nosso aparelho psíquico, nossa mente, tende a concentrar seus esforços, sua libido, sua energia, na pessoa que é alvo do nosso amor. Ao mesmo tempo, descarregamos uma série de hormônios e sensações no nosso corpo.

Isso quer dizer que o nosso cérebro busca a paixão.  Quando não há uma paixão real no agora, imaginamos aquela paixão do passado.

No agora, a vida está atribulada, o casamento caiu na rotina, tudo parece tão monótono. O que fazer? Buscar emoção no passado… lembrar de momentos e do quanto fomos apaixonados por aquela pessoa, imaginar como seria juntos agora, criar e fantasiar cenas de amor.

Esse é o combustível: a fantasia. Fantasiar gera sensações tão reais como vivenciar na realidade, então colocamos toda a nossa imaginação no amor do passado. Ele é a lembrança mais viva de uma paixão. Mas é só imaginação e sensações geradas pelas fantasias, porque se a paixão do passado fosse presente, muito provavelmente, ela se tronaria rotineira e monótona como as outras coisas da sua vida.

Fantasiar é saudável, mas se torna prejudicial quando sofremos por essa fantasia, quando atuamos para tornar essa fantasia real. A questão é termos consciência de que o objeto idealizado não existe (a não ser em nossa cabeça). E criar expectativas é o segredo para a infelicidade, o stress, a tensão.

Precisamos trazer emoções para o presente, aquecer a vida, ir atrás de momentos felizes e prazerosos.

Se você não está conseguindo se desligar do seu passado ou sofre por causa de pensamentos focados em pessoas que já não estão mais na sua vida, podemos te ajudar! Entre em contato conosco através desse link para agendar uma Avaliação Gratuita Online ou Presencial com uma Psicóloga em Porto Alegre. Temos a garantia do melhor atendimento e psicólogos de Porto Alegre altamente qualificados.
Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: