Endereços psicoter
Rua Vigário José Inácio, 250 Sala 102 Centro - Porto Alegre
R. Antônio Joaquim Mesquita, 131 - Passo d'Areia - Porto Alegre
SEG A SEX DÀS 7H ÀS 22H - SÁB DÀS 7H ÀS 12:30H

Amores do Passado: Como superar e esquecer com a psicologia

amores do passado

O que fazer quando aquele romance do passado volta a bater na sua porta?

São tantos sentimentos que surgem nesse reencontro! É como se sua mente revisitasse o passado e, quando isso acontece, uma avalanche de emoções chega tomando conta!

Isso já aconteceu com você?

Muitas pessoas que passam por isso costumam enfrentar sérios conflitos internos: será que dou uma segunda chance? Será que vale a pena tentar de novo?

E, nesses casos, pode ser muito difícil deixar esse amor do passado ir embora…

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para te ensinar a como lidar com um amor do passado ou ainda a como superar de vez um amor do passado!

Às vezes, pode ser difícil deixar ir, os sentimentos se acumulam e as incertezas do passado voltam a aparecer, mas hoje vamos mudar isso!

Acompanhe até o final e fique por dentro de todas as dicas práticas da psicologia!

porque lembramos de amores do passado

 

Por que lembramos de amores do passado?

Esquecer um amor do passado pode ser um desafio daqueles…

Só quem já vivenciou uma paixão gigantesca, daquelas avassaladoras e intensas sabe o quanto é difícil se desapegar das memórias e das lembranças.

Esse já é o primeiro ponto que comprova a dificuldade de superar um romance do passado.

Nós somos pessoas fortemente marcadas por momentos. Nós criamos memória, apego e afeto através desses momentos.

E quando isso engloba expectativas e construções, tudo fica mais difícil ainda…

Existem alguns motivos pelos quais a gente insiste em lembrar de um amor do passado.

Entre eles, a carência talvez seja um dos principais.

Todo mundo tem momentos em que se sente mais inseguro ou sozinho no mundo. Nessas horas, tudo que a gente quer é um abraço e a segurança de ter alguém que amamos por perto, não é?

É aí que caímos no encanto de querer a pessoa por perto, de lembrar dos momentos bons que passamos juntos e de reviver ele na própria mente diversas vezes.

É assim que tentamos nos sentir menos vazios e mais perto da sensação de conforto.

Outro ponto que alimenta muito as lembranças de amores do passado é a comparação e o alto nível de expectativas ou projeções nos relacionamentos.

Como seres humanos, temos a forte tendência em buscar aquilo que traga boas sensações e muitas vezes isso vem de um imaginário: o jeito que a pessoa nos tratava, a forma como ela nos olhava e assim por diante.

Mas a verdade é que no meio disso nos sabotamos muito também!

Apagamos boa parte dos traumas, bloqueamos as desavenças e esquecemos os motivos pelos quais a relação acabou.

E é exatamente aí que devemos concentrar nossas energias.

 

Como identificar se você está presa a um amor do passado?

Para saber se você está presa em um amor do passado é preciso observar-se de perto!

Quais os seus pensamentos? Que memórias você guarda daquela relação? Você se permite viver coisas novas ou sempre arruma uma desculpa para fugir daquele compromisso?

Essas são perguntas extremamente relevantes para saber onde você está nessa relação!

Muitas pessoas costumam ignorá-las, partindo para o principal que é: criar cenários e expectativas de reconquistar ou reviver algo do passado.

Geralmente, quando estamos presos em uma história do passado, costumamos bloquear certas coisas do que passamos, como uma espécie de segurança. É como se revivêssemos somente as melhores partes do relacionamento.

Além disso, afastamos a possibilidade de um novo amor, tentamos não nos envolver muito e, quando acontece, lidamos um uma enxurrada de culpa e dores emocionais.

Você já passou por isso?

Pois é! Quando lidamos com uma paixão  que está, em grande parte, na nossa cabeça, fica extremamente difícil se desapegar.

Isso também colabora muito para que a gente insista no vício de observar, viver e ir atrás daquela pessoa.

 

O que fazer quando um amor do passado volta?

É muito comum se sentir assustado ou nervoso com a volta de um amor do passado, afinal estamos falando de uma pessoa que construiu histórias e inúmeros planos ao nosso lado.

Em muitos casos, é comum que haja um desconforto momentâneo, mas que se torna passageiro com o passar do tempo… O problema é quando esse romance vem para ficar.

É um processo de reconexão e reaproximação muito confuso para ambas as partes e esse caminho pode ser muito perigoso também!

É completamente indispensável viver isso com clareza: de que forma a relação acabou? Por quais motivos? O que essa pessoa tem a te oferecer hoje? Vale a pena expor os próprios sentimentos assim?

A verdade é que essas perguntas são extremamente difíceis de responder e não há problema algum em ficar tenso ou com dificuldade de encontrar as respostas.

Esse é um processo difícil que envolve muito diálogo, tentativas de melhora, mudança, abertura e, acima de tudo, autoconhecimento.

A gente precisa conhecer os nossos limites quando se trata de relacionamentos, especialmente se eles envolvem traição, dificuldade de comunicação ou dependência emocional.

Voltar com a pessoa apenas porque é confortável não deve ser uma opção, ainda que seja extremamente tentador.

A verdade é que devemos saber nos priorizar, ainda que pareça impossível em alguns momentos.

Há pessoas que acreditam não serem merecedoras de um bom parceiro, de uma relação saudável e equilibrada.

Isso diz muito sobre a forma com a qual elas se relacionam consigo mesmas.

Nossa autoestima tem muito mais poder sobre nós do que imaginamos, então é muito importante mantê-la regularizada e com a devida atenção.

amores do passado

 

Como superar um amor do passado com a psicologia

Superar um amor do passado implica em algumas coisas: desapegar-se de uma visão idealista sobre a pessoa, valorizar memórias como simples memórias e investir em si mesmo.

Nenhuma dessas tarefas é fácil de cumprir, especialmente se estamos falando de um ex marido ou ex namorado, por exemplo.

Eles são parte eterna de uma vida que construímos. São uma peça do quebra-cabeça que nos constitui hoje e “virar as costas” para isso pode ser extremamente difícil.

A boa notícia é que não é impossível! A psicologia pode ser uma grande aliada nesse processo, sabia?

Com um psicólogo ao seu lado é possível reaprender a ficar sozinho, aproveitando a própria companhia e tudo de melhor que ela tem a oferecer.

Você aprende mais sobre seus gostos, suas falhas e até mesmo seus comportamentos.

São detalhes que não aprendemos a acessar sozinhos e, muitas vezes, precisamos daquele empurrãozinho para alcançar.

É nessa hora que o psicólogo entra como uma grande ferramenta pronta para te auxiliar a ver cada pedacinho de si.

Ele vai ajudar a explorar suas potencialidades, suas dificuldades, seus pensamentos automáticos e assim por diante.

Se trata de um processo que tem o seu próprio ritmo, mas quando o assunto é superar um amor do passado, saiba que ele é perfeito para isso.

A terapia vai te ajudar a entender de onde vem o apego, de que forma você se relaciona com aquela pessoa e de que maneira ela te atinge (positiva e negativamente).

Essas são respostas que nem sempre conseguimos encontrar sozinhos e é por esse motivo que o psicólogo se coloca como indispensável no processo.

Se você enfrenta dificuldades para deixar uma pessoa ir, saiba que a psicoterapia pode te ajudar e aqui na Psicotér nós contamos com um grupo de profissionais ímpares para te auxiliar nessa caminhada.

Entre em contato com a gente e marque já a sua Consulta VIP!

amores do passado

 

Lisiane Duarte

Lisiane DuarteFundadora da Psicotér, CEO e Diretora Técnica, Psicóloga Cognitivo-Comportamental, completamente apaixonada pelo ser humano, realizada e privilegiada por poder participar da transformação de vidas. Experiência de mais de 20 anos de atuação clínica e empresarial. Psicoterapeuta individual e em grupo de crianças, adolescentes, adultos, idosos, casal e família, online e presencial, pós-graduada em Gestão do Capital Humano. Consultora de recolocação profissional desde 2003, capacitando e orientando profissionais em transição de carreira na busca de novas oportunidades. Também consultora em diversas empresas nacionais e multinacionais, nas diversas áreas de RH, atendimento e avaliação psicológica de profissionais.

Gostou? Compartilhe

Posts Relacionados

Confira os assuntos de maior interesse

avaliação psicológica bônus

    Se identificou com o assunto deste post?

    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!

    Seu nome*

    Seu e-mail*

    Seu telefone

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *