Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

6 Dicas para viver intensamente o hoje e aproveitar o presente.

Categoria: Autoconhecimento, Emoções e Sentimentos, Motivação e Dicas

viver intensamenteJá parou para pensar o quão maravilhosa nossa vida seria se conseguíssemos viver intensamente cada minuto sem se preocupar com o futuro e o que está por vir? Não pensar nas contas, problemas, trabalho, brigas… Mas será que para viver intensamente o presente precisamos nos desfazer dos obstáculos diários de nossas vidas? Será possível poder conciliar nosso presente e viver intensamente no aqui e agora?

Nem sempre é fácil fugir ou saber lidar com as adversidades e frustrações do dia a dia que nos impedem de viver uma vida mais leve e feliz. Mas, algumas dicas importantes fazem toda a diferença na hora de organizar nossa rotina para assim poder sair dela. E para isso, não precisamos esperar o final de semana nem as férias. Basta conseguirmos apreciar a beleza que existe nas pequenas coisas, com a intensidade que elas merecem. Por fim, algumas dicas podem ajudar você a viver intensamente:

1. Tente não criar expectativas

A famosa expectativa, as historinhas que criamos na nossa cabeça, as caraminholas, os diálogos decorados e nunca falados e os pensamentos obsessivos. Precisamos compreender e aceitar que nem tudo está ao nosso controle. Portanto, quando deixamos as coisas acontecerem, os momentos singulares e rotineiros da vida se tornar mais prazerosos. Aquela reunião agendada há uma semana, aquele encontro tão esperado, podem ser desastrosos se em nossa imaginação criarmos situações desnecessárias, e que só vão levar a ansiedade.

2. Controle a ansiedade

O sofrimento por antecipação, aquela preocupação excessiva que pode causar diversos sintomas como: sudorese, taquicardia, tremores, insônia. A ansiedade pode se apresentar de diversas formas. Para poder dribla-la, podemos recorrer a meditação, técnicas de respiração, focar em pensamentos positivos. Embora, uma certa dose de ansiedade é até boa para que nos motive a conquistar novos ares e buscar novos desafios, mas é preciso saber lidar com ela, para que não se torne patológica.

3. Seja você

Se aceitar como você é, acredite, requer esforço. Pois não são todos os dias que acordamos nos amando, satisfeitos com nossas escolhas e deveres. Ser você mesmo, abrange abraçar seus defeitos e qualidades, encarar os dias ruins e saber que eles vão passar. Ser você, significa aceitar que por trás da máscara que se coloca no dia a dia, tem uma história singular, única, só sua, e essa bagagem emocional faz de você quem é hoje e quem quer se tornar amanhã. Então, acreditar e apostar em si aumenta a confiança para encarar novos desafios. O autoconhecimento não aparece do dia para a noite, mas é importantíssimo para darmos valor aos nossos desejos sem se importar com o julgamento dos outros. Quando escutamos nossas vontades sem nos preocuparmos com o que as pessoas irão achar, a autossatisfação e a confiança fortalecem nosso jeito de viver.

4. Não se distraia com tecnologias

A habilidade de viver o agora sem distrações, sem o celular e a tecnologia, está cada vez mais difícil. As redes sociais dominaram o nosso tempo. Pois, se estamos conectados em todos os momentos, abrimos mão de apreciar as coisas belas que estão ao nosso redor. Por exemplo, um casal apaixonado passeando no parque, o canto dos pássaros, o sorriso de uma criança, a gentileza de algumas atitudes diárias. Observar o que está em nossa volta está cada vez mais difícil, pois estamos sempre correndo, cansados, preocupados. Enxergar a beleza que existe ao nosso redor nos ajuda a nos conectarmos com a natureza e com o ambiente, fazendo com que nos desconectemos das superficialidades que nos atingem diariamente.

5. Dê o seu melhor todos os dias

Dar o seu m melhor todos os dias não significa que você tenha que ser a (o) melhor todos os dias. Pois a vida, ao contrários do que muitos pensam, não é uma competição. Dar o seu melhor significa ser o melhor que puder naquele dia, naquela determinada situação. Então, fazer o possível para que as coisas fluam de acordo com o esperado. Seja no trabalho ou nas atividades diárias, sua doação lhe trará o sentimento de dever cumprido.

6. Tire um tempo para você

Talvez essa seja a mais importante dica dessa lista. Pois vivemos em mundo onde tudo acontece muito rápido, nos exige disciplina, pontualidade, esperteza. Nos deparamos com horas de trânsito, ônibus lotado, estresse no trabalho, poucas horas de sono e de lazer. Mas é preciso desestressar, desacelerar, pois não somos máquinas. Tirar um tempo para você é essencial. Seja para ler um livro antes de dormir, praticar algum esporte, sair com amigos, assistir uma série, enfim, aliviar a mente dos problemas diários. Claro que, falar sobre os problemas em um lugar próprio, como a terapia, por exemplo, só lhe trará vantagens de autoconhecimento e uma escuta qualificada que acolherá sua demanda de forma que lhe traga alívio e compreensão das suas questões.

A vida acontece todos os dias. Se pararmos para pensar no quão bela e leve ela pode ser na maioria do tempo, e nos questionarmos o quanto do nosso desejo para que isso aconteça estamos investindo, podemos equilibrar a balança para que, mesmo nos momentos difíceis ou estressantes inerentes da vida, nós possamos vivê-la mais intensamente, aproveitar mais o hoje, aqui e agora. Com mais qualidade de vida. Com tantas tragédias, doenças, desigualdades que nos assolam e nos desesperançam, é preciso coragem para ser feliz. Portanto, seja corajoso.

Vamos viver intensamente?

 

Juliana Bollson – CRP 07/17845
Psicóloga clínica desde 2009, atende crianças, adolescentes e adultos

 

Você quer parar de ser obcecado com o futuro e de ruminar sobre o passado e viver de forma intensa e feliz o momento presente? A psicoterapia pode te ajudar neste processo. Entre em contato conosco através desse link para agendar uma Avaliação Gratuita, Online ou Presencial, com um Psicólogo ou Psicóloga em Porto Alegre. Temos a garantia do melhor atendimento de psicólogos de Porto Alegre altamente qualificados.


Se identificou com o assunto deste post?
Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


Seu nome*
Seu e-mail*
Seu telefone

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Entre em contato para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS ou tirar dúvidas.

(51) 4100-2513