Endereços psicoter
Rua Vigário José Inácio, 250 Sala 102 Centro - Porto Alegre
R. Antônio Joaquim Mesquita, 131 - Passo d'Areia - Porto Alegre
Rua Esteves Júnior, 50, Sala 404 - Florianópolis
SEG A SEX DÀS 7H ÀS 22H - SÁB DÀS 7H ÀS 12:30H

Pensamento x Atitude: faça as coisas acontecerem

pensamento x atitude

Pensamento é diferente de atitude

Quantas boas ideias nunca saíram do papel? Quantos romances não ficaram sem final feliz? Quantos trabalhos não deixaram de serem realizados? Isto tudo, meu amigo, porque o pensamento cria planos maravilhosos, planeja desfechos minuciosamente, também elabora metas com exatidão e sonhos com fascínio. Certamente para fazer acontecer é preciso o start da atitude! Assim, é necessário acionar o botãozinho da coragem para a vida vir para o campo da ação.

Primeiro de tudo, pensamento é diferente de atitude. Nada contra o planejamento, muito pelo contrário, a inteligência é faculdade do ser humano e deve ser utilizada com sabedoria. É muito bem vindo programar as circunstâncias e raciocinar as possibilidades, o que denota responsabilidade de aumentar os acertos e minimizar os erros perante os riscos. A questão, é que sem o gesto da atitude todas estas ideias ficam presas dentro de você! Um tesouro fechado e jamais descoberto, a menos que você abra o cadeado e permita que o ouro seja distribuído.

Os Imprevistos

Certamente que pra complicar, no meio do caminho aparecem alguns desafios chamados: imprevistos. Parece que as coisas as vezes não vão bem para a direita como imaginávamos, ou não são bem compreendidas quanto desejávamos. Mas ok, faz parte da arte de viver através das relações, sejam elas: família, amigos, colegas, nação ou etc. Nesses momentos a gente precisa “ajustar as velas”, fazer alguns remendos, tomar uma dose de coragem, ter um pouquinho mais de cara de pau e fazer de novo. Ou você achou que seria de primeira? Não, não seria. Pra falar a verdade, provavelmente nem de segunda.

Faça acontecer

pensamento atitude

Pensar é diferente de fazer. Além disso, eu tenho a liberdade de pensar o que eu quiser, quanto eu quiser, como eu quiser. Enquanto que fazer é mais complicado. Levantar o bumbum do sofá e deixar o comodismo de lado, isto é sair da sua zona de conforto,  denota esforço e movimento; inclusive para o que não deve ser feito. Sim, porque não é atoa que o pensamento vem antes! Graças a Deus ele nos livra de muitas bobagens, impulsos desmedidos, crueldades e perigos. Não é uma apologia à precipitação! Se fosse isso não estaríamos falando de pensamento, e sim de instinto, e isto é outra coisa.

Acima de tudo, nem tudo o que a gente pensa a gente deve ou pode fazer. Existem regras, existe respeito, existe educação e, além disto, existe o velho bom senso, que é bom pra tosse e não faz mal pra ninguém. O que está em pauta é a capacidade de colocar em prática ideias já refletidas e consideradas mesmo correndo o risco inevitável de não funcionar.  Ter consciência é requisito essencial para mudar nosso comportamento e verdadeiramente fazer acontecer! Também acreditar é o primeiro passo de fazer o pensamento acontecer! Confie e faça!

Psic. Francine Gonzaga – CRP 07/16719

Gostou? Compartilhe
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram

Posts Relacionados

Confira os assuntos de maior interesse

avaliação psicológica bônus




    Se identificou com o assunto deste post?


    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!

    Seu nome*
    Seu e-mail*
    Seu telefone

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.