Endereços psicoter
Rua Vigário José Inácio, 250 Sala 102 Centro - Porto Alegre
R. Antônio Joaquim Mesquita, 131 - Passo d'Areia - Porto Alegre
SEG A SEX DÀS 7H ÀS 22H - SÁB DÀS 7H ÀS 12:30H

Relacionamento Infeliz: Razões que impedem casais de terminar

Imagem - relacionamento infeliz

Um relacionamento infeliz é uma fonte inesgotável de sofrimento

Uma relação infeliz traz consigo muitas emoções negativas, podendo desencadear quadros clínicos como ansiedade e depressão.

No entanto, para alguns casais a separação não é um movimento fácil de ocorrer e eles permanecem juntos. Muitas vezes, não reconhecem que estão em um relacionamento infeliz e que a relação não está saudável. Tentam, portanto, manter o relacionamento vivo.

Esses casais toleram as frustrações, entretanto, não conseguem manter a promessa do enamoramento. Reivindicam muitas vezes através de gritos, desabafos e perdem a paixão inicial nas rotinas. Isso instaura a desordem na relação.

Razões pelas quais os casais com relacionamento infeliz evitam o término

Vamos abordar cinco razões pelas quais os casais com relacionamento infeliz evitam o término, mesmo que não estejam satisfeitos com a relação.

1) Comunicação

O casal que não está feliz investe muito em discussões e muito pouco no diálogo. A palavra deixou de ser vínculo de comunicação tornou-se uma ferramenta a serviço da agressividade. A troca – característica do diálogo – passa a não existir mais.

2) Medo da Solidão

O ser humano em sua essência tende a relacionar-se, por isso a busca por um parceiro. Desta forma os indivíduos que apresentam algum nível de insegura são propensos a permanecerem em relacionamentos fracassados por medo de serem solitários.  Esse sentimento é tão forte que é capaz de anular qualquer outra emoção que possa ter por seu parceiro; acreditam que estar junto e infeliz é muito mais vantajoso do que feliz e sozinho

3) Dependência emocional e/ou econômica

Nos relacionamentos ditos não saudáveis, os indivíduos dependem emocionalmente do parceiro, apesar da falta de afeto e compreensão, o medo – de ficar só e sem dinheiro impede muitas vezes o término de uma relação.

4) Filhos

a pressão da sociedade pela manutenção da família, faz com que muitos casais limite o desejo de separação, além disso, o entendimento de manter os filhos longe de um dos pais gera muitas vezes – sentimento de culpa, ansiedade e insegurança.

5) Tempo e Esperança:

Alguns casais permanecem juntos não porque estão contentes no relacionamento, mas nutrem a esperança de que com o tempo outro irá mudar e serão felizes futuramente.

Veja também:

Soluções para relacionamento infelizes

A terapia de casal pode ajudar seu relacionamento voltar a brilhar, através de um direcionamento psicológico com uma especialista em relacionamentos, o casal será aconselhado a mudar seus hábitos e atitudes que entristecem o parceiro.

Portanto, se você ainda pensar em levantar o relacionamento novamente, antes de pensar em sair de um relacionamento infeliz com o divórcio você pode procurar a ajuda de um psicólogo para ajudar o casal.

Nós da Psicotér contamos com uma grande equipe de psicólogas de casal que realizam atendimento presencial e online, de forma que você não precisem encarar um momento tão delicado como este sozinhos.

Veja: como lidar com a desconfiança no casamento

Por Joyce Santos Vieira – 07/29397

Psicóloga Cognitivo Comportamental, Especialista em Gestão de Pessoas

Entre em contato conosco através desse link para agendar uma Avaliação Gratuita para psicoterapia, Online ou Presencial, com um Psicólogo ou Psicóloga em Porto Alegre. Temos a garantia do melhor atendimento e psicólogos de Porto Alegre altamente qualificados.

Gostou? Compartilhe

Posts Relacionados

Confira os assuntos de maior interesse

avaliação psicológica bônus

    Se identificou com o assunto deste post?

    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!

    Seu nome*

    Seu e-mail*

    Seu telefone

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *