Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Relacionamento feliz -10 dicas de uma especialista

Categoria: casamento, Relacionamentos

10 Dicas Para Melhorar o Relacionamento a DoisRelacionamento  feliz –  10 dicas para manter uma relação saudável e duradoura

“Manter o amor e a felicidade vivos em um relacionamento leva tempo, energia e amor próprio.” Manter um relacionamento de casal harmonioso e resistente pode ser uma fonte de felicidade. Quem defende essa ideia é Nyomi Graef mestre em promoção de saúde pela Curtin University, na Austrália. Para expandir a proposta, Nyoni apresentou 10 passos para manter um relacionamento saudável e feliz por muitos anos.

Segundo ela, para grande parte das pessoas, ter um relacionamento feliz e duradouro — seja ele em um casamento ou não — é uma das maiores alegrias e desejos na vida.

A maioria de nós provavelmente quer ser amado, querido, desejado, feliz, saudável, rico, bem sucedido e seguro — relata a australiana. Apesar disso, a especialista admite esses fatores não dependem só de sorte. De acordo com Nyomi, como qualquer realização, há coisas que podem ajudar e outras que podem dificultar o sucesso de um relacionamento.

Coloque tempo, energia e amor para ter um relacionamento feliz e longo e vê-lo crescer mais forte ao longo dos anos. Assim, terá um melhor amigo, um amante e um companheiro — afirma ela.

Confira um resumo das dez propostas da especialista:

1. Tenham os mesmos valores pessoais.

Se um dos parceiros espera um relacionamento de casal monogâmico e o outro quer um aberto — e não vai se vincular — esse relacionamento vai permanecer a longo prazo?

Quando se trata de assuntos como saúde, hábitos financeiros e formas de criar os filhos, é necessário que haja opiniões em comum, ou que pelo menos um dos parceiros aceite a opinião conflitante do outro. Se não, o ressentimento pode se transformar em brigas intermináveis ou raiva. Ou os casais podem evitar conversar sobre o assunto, e a relação estará condenada.

2. Mantenha a paixão viva.

Certamente, as relações passam por diferentes estágios – o cortejo, os primeiros sinais do amor, o período de lua de mel … Mas apesar da “pressa” inicial, o amor muitas vezes desaparece com o tempo.

Portanto é fundamental manter a química viva para evitar que a companhia um do outro se torne entediante e para que o casal siga em um relacionamento feliz.

Assim, coisas que podemos fazer não precisam ser caras para serem boas. Beber um vinho em um belo parque, divertir-se em um clube juntos, aconchegar-se vendo um pôr do sol — qualquer coisa que funcione para ambos continuarem com a chama acesa.Além disso, continuem rindo. Casais que compartilham o mesmo senso de humor — e com frequência riem juntos — são mais propensos a terem uma relação a longo prazo.

3. Para um relacionamento feliz, faça o seu parceiro se sentir a pessoa mais importante no mundo.

Se um dos parceiros se sente segunda (ou terceira …) melhor pessoa para seu parceiro com relação aos pais ou amigos … ele vai dizer “eu te amo muito”? Nós somos sensíveis, e podemos dizer se alguém nos ama ou não, ou nos ama menos do que gostaríamos.Seja quente — não frio e distante. Se o parceiro quer afeto, ofereça afetos muitas vezes, e faça isso com amor. Diga “eu te amo” muitas vezes, e diga espontaneamente. Esteja disponível para ele em momentos de necessidade.

4. Pequenas coisas representam muito.

Como sabemos, coisas pequenas podem se transformar em coisas grandes ao longo do tempo. Se deixar a roupa suja no chão do banheiro todos os dias irrita o parceiro – pare de fazer isso. Qualquer que seja essa prática que incomoda, tente encontrar um equilíbrio para que o excesso de agrado não torne um o capacho do outro. Um simples abraço ou um “eu te amo” a cada noite antes de dormir. Ou um carinhoso “sinto muito”, ao longo de uma discussão. São coisas pequenas que podem fazer a mudança entre o ressentimento duradouro ou a paz e a felicidade em um relacionamento.

5. Tenham uma vida social e interesses mútuos.

Para um relacionamento feliz, é óbvio que os casais precisam fazer regularmente coisas agradáveis juntos.

Não é preciso minimizar completamente a sua individualidade, mas sem ao menos um interesse em comum, será que essa relação tem motivo? Vale a pena continuar?Porém, ter interesses fora do relacionamento é vital. Ter apenas o parceiro para compartilhar o tempo com qualidade, seria confiar apenas a ele a nossa felicidade, e isso não é uma coisa boa.

6. Agrade o outro.

Pequenos presentes, como cartas, bilhetes de amor, flores, coisas que dizem “eu te amo”. Presenteie com sinceridade em todas as fases da relação — e não apenas durante o namoro. Mas não exagere — não é preciso sufocar a pessoa ou se afundar em dívidas.

7. Não jogue sujo em uma briga, e faça as pazes rapidamente.

Discussões desmedidas e desagradáveis são maneiras suficientes de aniquilar um relacionamento. Brigue sem afetar o parceiro fisicamente e/ou emocionalmente. Diga “desculpe” rapidamente se achar que está equivocado, não espere por dias ou deixe de dizer.

8. Trate o parceiro com respeito.

Bondade, consideração e dignidade são essenciais para manter um relacionamento de casal alegre. Comentários maliciosos, palavras desagradáveis e críticas podem acabar com o amor. Ninguém gosta de se sentir menosprezado. Se não gosta de algo que o outro faz, aprenda uma maneiras de expressar seu sentimento sem ferir a auto estima do outro.

9. Dê apoio.

O suporte pode ser emocional, físico, espiritual …. Tente incentivar o outro com palavras e ações para mostrar o quanto se preocupa com ele. Assista o parceiro se ele joga faz algum esporte. Cuide do outro quando este está doente. Assim, ouça com atenção quando o cônjuge está chateado.

10. Aprecie o parceiro.

Anos atrás, li que a principal razão pela qual muitos casamentos acabam é porque pelo menos um dos parceiros se sente desvalorizado no relacionamento de casal. Então, faça-o sentir especial e valorizado como pessoa no mundo.

POR: Nyomi Graef – http://extrahappiness.com/happiness/

Tradução: Sabrina Silveira

Quer saber mais sobre Psicoterapia de Casal, clique aqui.


Se identificou com o assunto deste post?
Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


Seu nome*
Seu e-mail*
Seu telefone

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Entre em contato para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS ou tirar dúvidas.

';