Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Psicoterapia de Casal

A Psicoterapia de casal auxilia os cônjuges a se perceber e se reorganizar, repensando o relacionamento e promovendo mais qualidade de vida e bem estar

A psicoterapia de casal ou conjugal é um processo terapêutico em que ambos os cônjuges fazem parte do tratamento. Nesse caso, o paciente é o relacionamento do casal, tendo como foco o vínculo, a interação dessa dupla.  Primordialmente, a busca por atendimento especializado pode ocorrer em diferentes momentos da vida a dois; no namoro, noivado, união estável ou casamento.

Imagem - Psicoterapia de casal

Frequentemente, muitos casais ainda deixam para buscar atendimento psicológico diante de dificuldades já instauradas, dificultando as mudanças.

Consideramos o ciúme, a falta de respeito, o orgulho, falta de diálogo,  falta de contato físico, traição, excesso de expectativas e cobranças os vilões de um relacionamento. São eles os motivos de discórdia e conflito, causando sofrimento e levam à crise; trazendo a maioria dos casais para busca de atendimento psicológico.

Às vezes essa busca pode se tratar de um momento de vida específico em que o casal está enfrentando; necessitando resgatar valores, reconhecer pontos fortes, desenvolver a empatia, rever planos e metas, superar desafios, refletir prioridades e enfrentar problemas conjuntos, como o ciúmes por exemplo.

☞ Objetivo da Psicoterapia de Casal

A terapia de casal auxilia os cônjuges a se perceber e se reorganizar diferente, repensar o relacionamento, criar possibilidades a dois e promover a qualidade de vida e o bem estar.

Quanto antes o casal buscar ajuda, maiores são as chances de resolução de conflitos e sucesso. Muitas vezes as dificuldades envolvem terceiros, se estendendo aos filhos, enteados, pais ou pessoas da família de origem do cônjuge; necessitando que esse casal estabeleça limites.

Portanto o resgate desse espaço a dois é o principal objetivo da psicoterapia de casal. É uma reeducação para ambos perceberem essa forma diferente, lidar com suas emoções, a raiva, a alegria, a saudade, a tristeza, o ciúmes. Assim aprendendo como compreender pensamentos e atitudes do casal.

Atualmente as relações conjugais mudaram muito, os papéis no casal não são mais estereotipados, mas sim redefinidos. Hoje em dia as mulheres ingressaram no mercado de trabalho, atuando também como provedoras financeiras do lar; ao passo que os homens compartilham cuidados maternais e tarefas domésticas, causando para muitos casais; confusão de papéis e conflitos de gênero.

O relacionamento conjugal exige maturidade, tolerância, confiança e parceria para que seja saudável e feliz. Não é tarefa fácil manter a relação a dois em equilíbrio e harmonia.

Nenhuma relação é perfeita, todos os casais passam por fases difíceis, têm dúvidas e enfrentam problemas, afinal são duas individualidades diferentes. Porém, contando com o autoconhecimento e autocontrole de ambos, respeito à privacidade de cada um; é possível superar as dificuldades e aprender com as diferenças; reacender a paixão e melhorar a dinâmica do casal..

Problemas no casamento?

Não há uma fórmula mágica, mas estabelecer as combinações que melhor se adaptam para cada casal. E para construir esse espaço conjunto, ambos terão que dialogar, escutar as necessidades do parceiro, demonstrar flexibilidade, conseguindo abrir mão do que é seu, mostrando disponibilidade para construir o que é nosso. As combinações devem ser feitas considerando o que fique mais confortável e atenda, de certo modo, as expectativas de ambos.

A psicoterapia de casal traz diversos benefícios, tornando o relacionamento melhor e retomando a saúde do casal. O atendimento pode ser realizado de forma breve e focal; levando em torno de quatro meses ou se prolongar por um período maior de acordo com os objetivos do casal.

Não deixe o seu relacionamento para depois, pois pode ser tarde demais! A psicoterapia pode ser fundamental para mudar o rumo da relação a dois.

Na Psicotér contamos com uma equipe de psicólogos especialistas que podem te ajudar a repensar a dinâmica da sua relação conjugal. Conheça NOSSA EQUIPE

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: