Endereços psicoter
Rua Vigário José Inácio, 250 Sala 102 Centro - Porto Alegre
R. Antônio Joaquim Mesquita, 131 - Passo d'Areia - Porto Alegre
Rua Esteves Júnior, 50, Sala 404 - Florianópolis
SEG A SEX DÀS 7H ÀS 22H - SÁB DÀS 7H ÀS 12:30H

O poder das palavras: a importância de cuidar o que se fala

A IMPORTÂNCIA DAS PALAVRAS

O poder das palavras

As palavras são ferramentas extremamente importantes da nossa comunicação. Elas têm um grande poder, sendo capazes de motivar, levantar, emocionar, aproximar, decepcionar, magoar, afastar e derrubar.

Dependendo do que e de como falamos, podemos tanto agradar quanto desagradar quem nos ouve. Por isso devemos levar em consideração o poder das palavras.

As palavras são capazes de expressar vontades e emoções. Elas são o reflexo do que se pensa e se deseja, impactando diretamente a vida das pessoas. São movidas por interpretações e geradoras de discussões, de críticas.

Quando usadas de forma correta, geram reflexões e opiniões, que podem ser de grande valia para quem as ouve. Ao contrário, quando não se mede o impacto que a palavra pode ter, elas podem ser responsáveis por grandes decepções, frustrações e agressões.

Quando são ditas de maneira impulsiva  e imprudente, também podem machucar e até mudar a visão da pessoa em relação a si mesma.

Por isso, é tão importante cuidar o modo como se fala, procurando sempre ter cautela, assim pensando antes de falar. Sempre levando em consideração o poder das palavras e o impacto que elas podem causar às pessoas ao seu redor.

Nunca alimentar uma discussão por rede social, pois falar pessoalmente e presencialmente sempre será a melhor solução,  a mais efetiva.

agendar avaliação psicóloga online

 

O CUIDADO COM O PODER DAS PALAVRAS

Ao ter cautela e cuidando o modo como se fala, podem-se esperar mudanças comportamentais em quem nos ouve. Palavras que são ditas no momento certo e de modo adequado geram empatia e compreensão da outra pessoa. Já, quando utilizamos um tom acusatório, consequentemente não conseguimos gerar empatia.

A tendência é que quem nos ouve evite as acusações e as críticas e, como consequência, há um distanciamento ou simplesmente uma escuta seletiva da pessoa, isto é, ela vai escutar somente algumas partes da conversa, provavelmente as menos dolorosas.

Ter cautela e cuidar o que se fala não significa omitir o que deve ser dito, ainda mais deixar de falar as coisas. Ao contrário, a comunicação deve ser clara, sendo sempre muito importante dizer tudo. Também é importante dizer a verdade e não deixar nada oculto, para trás. Isso vale tanto para a vida pessoal quanto para a profissional.

Com todo o poder que as palavras têm, quando são ditas de forma impulsiva e imprudente, como resultado geram mal entendidos que podem afetar seus relacionamentos e a convivência com as pessoas, muitas vezes de forma irreversível.

O poder que as palavras tem

 

ALGUNS MÉTODOS INTERESSANTES  PARA SE EXPRESSAR MELHOR

Portanto, para ter êxito na hora de se comunicar  e conhecendo o poder das palavras, faças os seguinte exercício:

  • Diga a si mesmo primeiramente o que você diria a outra pessoa. Fazendo isso, você terá uma percepção melhor de como tem se expressado e de como as palavras podem ser ditas de uma maneira diferente.
  • Quando precisar conversar com alguém, sempre considere antecipadamente o grau de interpretação de quem está lhe ouvindo para que você seja compreendido de maneira positiva. Mesmo em situações onde vai precisar criticar alguém de uma maneira negativa.
  • Fazer psicoterapia, a ajuda profissional pode ajudar você a se conhecer melhor, melhorar a auto estima, vencer medos e fobias e se desenvolver melhor.

Portanto, cuide o modo como você fala.

Lembre-se: o que fará a diferença não será cuidar o conteúdo do que você diz, e sim como você diz!

atendimento psicológico online

Psic. Roberta Gomes – 07/12844
Psicóloga especialista em Psicoterapia cognitivo-comportamental e Neuropsicologia

Gostou? Compartilhe
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram

Posts Relacionados

Confira os assuntos de maior interesse

avaliação psicológica bônus




    Se identificou com o assunto deste post?


    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!

    Seu nome*
    Seu e-mail*
    Seu telefone

    5 respostas

    1. Cuidem das palavras que vocês falam porque pode afetar alguém que não gosta e não merece ser chamado com palavras ruins igual as pessoas faz quando querem se achar pois isso ninguém pode prejudicar as pessoas com o que elas fazem e respeitar todo mundo do geito que elas são.

      1. Olá, Durbe!

        Nós ficamos muito felizes por você ter gostado do tema!

        Realmente, esse é um assunto delicado que, com a correria dos nossos dias, podemos acabar não dando a importância necessária. De qualquer forma, é sempre interessante cuidarmos a forma de tratar e nos dirigir aos outros, afinal a comunicação é a base das nossas relações, certo?

        Se quiser acompanhar mais conteúdos assim, deixe seu e-mail logo acima da sessão de comentários e fique por dentro das novidades! Além disso, você pode nos acompanhar no Facebook, Instagram e Pinterest também!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.