Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Redes sociais e relacionamentos: como fica a privacidade do casal?

Categoria: casamento, Psicoterapia de casal, Relacionamentos

O impacto das redes sociais nos relacionamentos

As redes sociais e relacionamentos são assuntos complexos atualmente, pois as redes sociais nos trouxeram benefícios, não só pela aproximação de pessoas que estavam distantes, mas também pelo aumento de nosso círculo social. Mas, será que só podemos falar de benefícios quando pensamos na privacidade entre casais e redes sociais? Certamente não.

Os malefícios surgem na medida em que o uso exagerado ou a falta de diálogo entre o casal seja maior que o verdadeiro sentido do uso das redes.

Vejamos alguns pontos positivos e negativos do uso das redes sociais e relacionamentos:

Pontos positivos:

– Sentimento de segurança;

– Respeito;

– Aproximação quando se está longe;

– Emergências;

– Diminuiu a saudade.

Pontos negativos:

– Ciúmes;

– Obsessão;

– Distanciamento físico;

– Controle;

– Compulsão.

Como fica a privacidade no que diz respeito a redes sociais e relacionamentos?

Mas o que fazer para que os pontos negativos não se sobressaiam aos positivos? Para que os pontos negativos não aconteçam, ou diminuam, o acordo e o diálogo entre o casal é a questão inicial para um relacionamento saudável. Esse acordo é individual e singular, com isso, não existe uma fórmula perfeita e pronta, assim cabe a cada casal descobrir seu próprio modo de respeito e individualidade diante às redes sociais. Isso inclui, por exemplo, sobre o (a) parceiro (a) saber a senha e ter acesso irrestrito ou não as redes. Isto é manter a privacidade entre casais e redes sociais. 

É importante destacar que, mesmo sendo um casal, cada um deve preservar sua individualidade e privacidade. Quando o casal percebe que cuidar de si é tão importante quanto cuidar do outro, a relação ganha força. A relação humana é complexa e por isso a importância do diálogo  para que questões que talvez não sejam importantes para um, mas sim para outro, possam ser esclarecidas.

O número de divórcios x rede social

redes sociais e relacionamentosAtentos a esse assunto, a Associação Americana de Advogados da Família confirmou em estudos recentes que a rede social Facebook foi a causa de aproximadamente 28 milhões de divórcios no mundo. Outro estudo realizado pela Universidade de Missouri (EUA), concluiu que a rede social Twitter é responsável por potencializar conflitos entre casais, situações de desconfiança, ciúmes e divórcio.

No entanto, é importante salientar algumas dicas para preservar seu relacionamento e evitar desgastes:

  1. O passado do seu parceiro deve ficar no passado, não fique procurando vestígios;
  2. Moderar as postagens protege seu relacionamento de comentários e energias negativas;
  3. É preciso haver confiança para que a relação dê certo. Por isso, é importante a individualidade, isto é, vocês são dois e não um só;
  4. Limites são extremamente necessários nas relações, com o casal não seria diferente. É preciso um acordo claro sobre senhas, acessos, curtidas, entre outros.

Portanto, no que se refere a redes sociais e relacionamentos não podemos esquecer que as redes sociais foram criadas para aproximar pessoas, e não para afastá-las. É preciso sempre conversar sobre alguma situação que não lhe agradou, assim buscando um melhor entendimento e um acordo que fortaleça os laços do casal.

Existem ótimas ferramentas como a terapia de casal para auxiliar pessoas que estão com dificuldade em se expressar e se comunicar no relacionamento. Então, a terapia ajudará o casal a (re)encontrar seu caminho e a melhor maneira de o relacionamento voltar aos trilhos.

Juliana Bolsson – CRP 07/13362
Psicóloga da Equipe Psicotér
Especialista em Atendimento Psicanalítico e Mestre em Psicologia Clínica

Quer agendar uma avaliação? Entre em contato!


Se identificou com o assunto deste post?
Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


Seu nome*
Seu e-mail*
Seu telefone

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Entre em contato para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS ou tirar dúvidas.

(51) 4100-2513