Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Por que a psicoterapia é importante para as crianças em quarentena?

Categoria: Psicoterapia, Psicoterapia Infantil

Medo, preocupação, angústia: não foram poucas as emoções negativas trazidas pela pandemia de Covid-19. A principal recomendação de prevenção nesse momento é o isolamento social – ou seja, devemos ficar em casa para que não sejamos contaminados pelo Coronavírus. Esse isolamento não apenas potencializa as emoções mencionadas no começo desse parágrafo, como também traz inúmeras outras novas, afinal, somos seres sociais. Você, adulto, mesmo que esteja se sentindo perdido nesse momento, deve compreender a gravidade desse cenário. E as crianças? Elas também têm passado por momentos difíceis – e é por isso que, para lidar com essa situação, indicamos a psicoterapia infantil.

 

Como a psicoterapia pode ajudar as crianças na quarentena?

 

Longe dos amigos, da escola e de seus momentos de lazer ao ar livre, as crianças enfrentam uma rotina completamente diferente – e tal mudança pode ser assustadora. Muitas vezes, a sensibilidade da criança aflora muito antes das suas habilidades da comunicação. Ou seja: talvez ela ainda não saiba expressar com palavras o que tem sentido, mas com certeza vai demonstrar seus sentimentos através de seu comportamento.

Alguns exemplos comuns são as crianças agitadas que, de repente, mostram-se quietas e introspectivas. Ou o contrário: crianças normalmente calmas e que passaram a se sentir inquietas. Em alguns casos, a alimentação se torna difícil. Em outros, a qualidade do sono cai. Mesmo que não tenham a ampla compreensão que nós, adultos, temos sobre a pandemia, elas têm um determinado nível de consciência sobre o que está acontecendo e, principalmente, sentem seus efeitos.

É para isso que a psicoterapia infantil serve: para ajudar as crianças a entenderem e expressarem seus sentimentos. Funciona assim: por meio de jogos, criação de histórias e desenhos, por exemplo, a psicoterapia tenta traduzir o que há no subconsciente da criança. As sessões são realizadas de acordo com a idade e os sintomas do paciente. Assim, aos poucos, com a ajuda da terapeuta especializada, a criança aprende a lidar melhor com as pessoas ao seu redor e com as situações que enfrenta.

Para que a psicoterapia infantil seja completamente benéfica, é bastante importante que os pais também busquem pela própria saúde mental. Dessa forma, a comunicação com a criança se torna mais assertiva e respeitosa. O ambiente familiar, por sua vez, também é melhorado: torna-se mais seguro, tranquilo e saudável.

 

Cuidados com as crianças para além da psicoterapia

Mesmo com a psicoterapia infantil, algumas dicas podem ser valiosas para manter suas crianças mentalmente saudáveis durante a quarentena. Separamos algumas para você:

  • Converse sobre a pandemia com seus filhos de uma maneira adequada às idades deles. Lembre-se, ainda, de estimular os hábitos de higiene para conscientizá-los sobre as medidas de prevenção;
  • Antes de ter essa conversa, estruture as suas falas na sua mente. Assim, o diálogo será mais fácil e tranquilo;
  • Poupe as crianças do excesso de informação. Filtre o que é necessário que ela saiba e o que pode ser deixado de lado;
  • A segurança é uma das bases da saúde mental. Por isso, lembre-se de garantir às crianças de que você está as protegendo e de que essa situação passará;
  • Crie uma rotina para as crianças para suprir a falta de suas antigas rotinas;
  • Estimule sua imaginação e criatividade por meio de brincadeiras.

Esse período de quarentena e pandemia tem sido bastante difícil. Mesmo assim, com carinho, paciência e com o auxílio da psicoterapia infantil, podemos passar por ele sem maiores danos e sofrimentos emocionais. Sabia que você pode fazer sessões de psicoterapia de forma online? Na Psicotér, nós oferecemos atendimento a distância. Para saber mais, basta clicar aqui.


Se identificou com o assunto deste post?
Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


Seu nome*
Seu e-mail*
Seu telefone

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Por que a psicoterapia é importante para as crianças em quarentena? | Psicoter