Endereços psicoter
Rua Vigário José Inácio, 250 Sala 102 Centro - Porto Alegre
R. Antônio Joaquim Mesquita, 131 - Passo d'Areia - Porto Alegre
SEG A SEX DÀS 7H ÀS 22H - SÁB DÀS 7H ÀS 12:30H

Feliz o tempo todo é realmente bom ou apenas é camuflagem?

Ninguém é feliz o tempo todo! As pessoas que demonstram ser fortes demais e que fingem que está tudo bem sofrem de exaustão, chegam ao momento de esgotamento mental e não são felizes de verdade.

Aparentemente essas pessoas vivem somente coisas boas, pois transmitem felicidade o tempo inteiro, parece que não se chateiam nunca. Não sentem as perdas e frustrações e, às vezes, ostentam ter o que não tem. Assim, há os que agradam demasiadamente aos outros. No entanto, certamente nunca dizem não e não reconhecem os próprios limites.

Algumas pessoas não são espontâneas, dispendem grande esforço para não demonstrar suas insatisfações, imperfeições, defeitos e fraquezas. Afinal, sabemos que todo ser humano tem sentimentos e eles não são só bons, e por mais feliz que sejamos existe momentos ruins.

É normal ficar triste, bravo e irritado, bem como contrariado, de acordo com as situações que vivemos no dia a dia. Ao contrário do que as redes sociais exibem, as pessoas além das características positivas, habilidades e qualidades, também têm problemas, dificuldades e, é claro, limites!

Muitos adotam máscaras com a intenção de não demonstrar suas fragilidades. Por exemplo, escondem algumas características, atitudes e emoções que julgam ser “feias” ou que socialmente não seriam bem vistas.

O medo de ser julgado pode levar o indivíduo ao uso excessivo de “maquiagem”. Ou seja, fingir para si e para os outros ser o que não é. Muitas vezes, as pessoas se comportam desse modo para parecer perfeito em diferentes ambientes. Por exemplo, no trabalho, na família, no grupo de amigos ou no casamento.

Alguém pode até fingir por algum período, mas não é possível fingir o tempo inteiro. E quanta energia desperdiçada tentando ser feliz o tempo todo – a máscara vai cair uma hora, ninguém consegue viver só de aparências.

As pessoas que fingem estar tudo bem, uma hora sucumbem! É prejudicial tentar ser feliz o tempo todo. Não é saudável negligenciar os limites e sinais que o nosso corpo emite.

Dedique um momento da rotina para fazer o que gosta:

  • Pratique hobbies;
  • Descubra leituras prazerosas;
  • Pratique atividade física;
  • Conviva com os amigos;
  • Busque realizar atividades que te motivem.

E se você não está tão bem ou algo não aconteceu como planejado, reflita! Suporte as experiências ruins, seja mais tolerante com si mesmo e autêntico com a sua essência. Ninguém é feliz o tempo todo, e a psicoterapia pode te ajudar a lidar com isso!

Se você curtiu esse post, nos siga no Instagram, curta nossa página no Facebook, conheça o nosso Pinterest e continue acompanhando o blog para conferir conteúdos exclusivos ;D

Entre em contato conosco para agendar uma avaliação com uma de nossas psicólogas!

Lisiane Duarte – CRP 07/12563
Psicóloga e Diretora Técnica da Psicotér

Gostou? Compartilhe

    Se identificou com o assunto deste post?

    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!

    Seu nome*

    Seu e-mail*

    Seu telefone