Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Flexibilidade emocional, uma vantagem para a vida!

Categoria: Autoconhecimento, Emoções e Sentimentos

O que significa ser flexível?

Acredite ou não, essa pergunta, aparentemente simples, é realmente muito difícil de responder. Algumas pessoas são flexíveis quando se trata de mudar os planos para o jantar. Outros têm grande flexibilidade física que lhes permite realizar incríveis proezas atléticas. Outras pessoas podem alternar rapidamente entre o uso de diferentes linguagens. E assim por diante. Mas no que diz respeito à alternância de formas de lidar com as suas emoções em diferentes situações? Você é rígido ou flexível em termos emocionais? Você consegue regular suas emoções até ao ponto de tomar decisões que possam ser adaptativas e vantajosas para a sua vida?

FLEXIBILIDADE EMOCIONAL COMO PROMOTOR DE SAÚDE MENTAL

Um tipo particular de flexibilidade que é de grande interesse para o equilíbrio emocional é a flexibilidade emocional. Em poucas palavras, esta flexibilidade tem a sua base na capacidade das pessoas usarem diferentes estratégias de regulação da emoção, à medida que as circunstâncias mudam. A flexibilidade emocional não deve ser vista como uma mudança de opinião, de valor ou de significado das coisasmas sim como mais possibilidades de resposta comportamental perante a situação que se enfrenta, tendo como objetivo ser assertivo e evitar o sofrimento emocional.

Com o treinamento devido, você pode conseguir chegar ao ponto de aplicar diferentes estratégias de regulação emocional em função das exigências do contexto. Este processo bem desenvolvido torna-se numa vantagem para a vida. Por exemplo, uma reavaliação cognitiva pode ser útil em algumas situações: “A pessoa com quem combinei um encontro não apareceu, provavelmente teve de ficar a trabalhar até mais tarde, e não porque não gosta de mim.”

No entanto, em outras situações pode ser mais assertivo adequar-se às circunstâncias, aceitando. Por exemplo: “Aceito que o meu colega de trabalho me delegue grande parte das tarefas, porque ele está há mais tempo na empresa do que eu“. Da mesma forma, uma estratégia de recusa, tal como o evitamento, por vezes pode ser útil. Assim como declinar um convite para almoço de um colega de trabalho desagradável. Mas não em outros momentos, por exemplo, procrastinar quando estamos responsáveis de terminar um projeto urgente.

É importante ressaltar que há cada vez mais evidências sugerindo que a flexibilidade com que vamos implementando estratégias de regulação emocional pode ser a chave para a nossa saúde mental.

As pessoas que frequentemente usam a aceitação e a reavaliação em diferentes situações das suas vidas apresentam menos problemas emocionais e transtornos psicológicos, comparativamente às pessoas que não são flexíveis na forma como gerem as suas emoções. Em suma, a flexibilidade emocional é um promotor de saúde mental.

Então, como você no seu dia a dia percebe que usa diferentes estratégias de regulação emocional em diferentes situações? Tente verificar em que situações distintas você se comporta também de forma distinta. Por exemplo, em que situações você aplica:

  • Aceitar

  • Reavaliar

  • Distrair-se

  • Preocupar-se com o futuro

  • Ruminar sobre o passado

  • Ficar preso em pensamentos obsessivos

  • Criticar a si mesmo

  • Criticar os outros

  • Agir com agressividade

  • Agir assertivamente

Nenhum destes exemplos isoladamente deve ser considerado certo ou errado. São as circunstâncias, o momento presente e a decisão da pessoa que fazem com que o uso dessas estratégias sejam adaptativas ou prejudiciais.

É importante dizer que a psicoterapia pode ser valiosa para o auto conhecimento, bem como para o aprendizado de técnicas para lidar com o controle emocional.

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: