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Pensamento de Derrota:Você conhece alguém que tenha pensamentos assim?

Categoria: Ansiedade, Doenças e Transtornos

As pessoas em geral são motivadas por desejos e objetivos e são eles que permitem sua evolução pessoal pensamento de derrota. Estes desejos e objetivos podem ser diversos, como terminar a faculdade, casar, ter filhos, emagrecer, comprar um imóvel ou ainda fazer alguma viagem. Por isso neste post vamos falar sobre o pensamento de derrota.

Para algumas pessoas, atingir seus propósitos parece relativamente simples, basta foco e persistência. Porém para outras, a maioria dos objetivos são deixados de lado na primeira ou nas primeiras dificuldades. Então, aos poucos, os comportamentos e ações que as levariam a atingir seus propósitos são deixados de lado.

E quando isso acontece, estas pessoas se perguntam qual seria seu problema?

Por que não conseguem levar nada adiante, por que são tão fracas e não conseguem persistir. Estas questões são normalmente acompanhadas de pensamentos de derrota, sentimentos de frustração, menos valia e tristeza.

É claro que nem todo mundo consegue atingir sempre todos os seus objetivos. Porém quando uma pessoa começa e não termina nada, quando sente que não consegue seguir adiante. Assim os sentimentos de frustração e tristeza vão se acumulando. O que pode levá-las até a desistir de começar e de sonhar.

Este contexto faz com que as pessoas sintam que suas vidas podem não ter sentido, que não são interessantes e que não têm nada a oferecer. Algumas consequências desses sentimentos são a depressão, a fobia social e até, em casos extremos, esta falta de sentido na vida pode levar ao suicídio.

Atingir seus objetivos não é força do destino, da sorte ou de estar no lugar certo na hora certa. Para atingir suas metas, as pessoas usam algumas estratégias de maneira persistente e organizada. Assim os ajudam a manter o foco e reajustar os modos de agir para conseguir o que querem e os pensamento de derrota.

O principal ponto de partida para atingir suas metas é definir o que deseja, definir qual é o seu objetivo. Além de definir o que quer, é importante que seu objetivo seja mensurável. E que assim você estipule que tenha um prazo para ser concluído.

Depois de definido o objetivo, a estratégia para sua conclusão é traçada.

No exemplo do imóvel, pode-se pensar em poupar dinheiro usando a poupança ou aplicando-o de modo que renda mais. Ainda, pode-se pensar que coisas podem ser cortadas dos planos até a compra do imóvel, como por exemplo. Ou ainda alguma viagem grande, alguma comemoração (como casamento, aniversário de filho, etc.).

Ah, mas para atingir meus objetivos eu preciso abrir mão de outros planos? No caso acima, e em outros casos, talvez sim, mas nem todos os objetivos são tão grandes que precisem de tantos esforços.

Divida seu objetivo em pequenas partes – defina metas menores no caminho da conclusão de seu objetivo. Quando a pessoa olha para o todo que deseja e tudo que precisa fazer para chegar ao seu objetivo. Isto pode deixá-la assustada com a proporção que isso toma.

Tenha foco e livre-se de pensamento de derrota

Tentar fazer tudo ao mesmo tempo pode fazer com que não se conclua nada. Faça cada tarefa a seu tempo, dê-se tempo para fazer as coisas e tempo, também, para relaxar. Defina a tarefa para o período e concentre-se nisso; enquanto não concluir, não comece uma nova tarefa;

A conclusão de seu objetivo começa hoje

Cada dia é importante para atingir suas metas sem pensamento de derrota. Procrastinar só faz com que a conclusão de sua meta esteja um dia mais distante. Cada dia é importante, mesmo que nele seja feito algo bem pequeno;

Manter o ritmo

Atingir aquilo que se deseja não é algo que aconteça da noite para o dia. Manter o ritmo diário faz com que a rotina se mantenha e você não saia de seu caminho;

A perfeição não existe

Para atingir seu objetivo, não pense que todas as etapas precisam ser atingidas de modo perfeito. Terminar as tarefas é o mais importante, principalmente as primeiras, quando os novos comportamentos, pensamentos, atitudes e ações estão sendo inseridos na sua rotina. Ao longo do tempo, você pode aprimorar e ajustar aquilo que não ficou perfeito;

Comemorar as etapas já concluídas sem Pensamentos de Derrota

Cada etapa do objetivo, ao ser concluída, merece ser comemorada. Isso faz com que haja o estímulo à continuidade do processo para atingir o objetivo;

Rever as estratégias

Às vezes é preciso rever as estratégias que estão levando ao objetivo, pois elas podem ser repensadas e reestruturadas. Lembre-se que quanto mais você caminha para a frente, mais coisas aprende e entende que pode atingir seus objetivos por outros caminhos;

Manter o equilíbrio e evitar Pensamentos de Derrota

Para atingir seu objetivo e evitar os pensamento de derrota, não é necessário desligar-se de si mesmo e da sua vida. Mantenha hábitos saudáveis, mantenha uma rotina de exercícios, lazer, mantenha alguns momentos de distração, seja com as pessoas que ama ou sozinho. O descanso da mente e do corpo também faz parte da conquista.

Estas estratégias contribuem para diminuir a possibilidade de desistência na hora de buscar os objetivos. Conseguir o que se deseja é uma mistura de organização, persistência e uma dose de paciência. Nada acontece por acaso e as pessoas que conseguem atingir suas metas normalmente utilizam estas dicas para manter-se no foco e não desistir.

Se você está sentindo que sua vida não vai pra frente. Ou então que nunca consegue atingir suas metas. Ou ainda que tem a sensação de que nunca consegue concluir algo. Então procure a ajuda de um psicólogo, pois ele pode te ajudar a entender os motivos de você não dar continuidade a seus planos e definir objetivos novos. Mais realistas e que realmente sejam seus objetivos e não dos demais.

Por Anne Griza – Psicóloga da Equipe Psicotér

 

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