Você já se decepcionou no amor? Quem nunca, não é?
Parece impossível voltar a crer no amor verdadeiro depois de uma decepção. As feridas custam a sarar, não confiamos mais em ninguém e nos tornamos indiferentes a manifestações de afeto. Isto é comum quando sofremos uma desilusão amorosa.
A maioria de nós já passou por uma situação assim e acreditou que aquela dor insuportável jamais passaria. Mas passa, a dor ameniza e o coração volta a se abrir para novos relacionamentos. Nada melhor que o tempo para provar isto.
Se abrir para novos começos é um ato de amor próprio. É necessário darmos uma nova chance ao amor, e não estou falando para dar uma chance ao seu ex ou a um novo pretendente, eu quero dizer, uma nova chance a VOCÊ!
Ao se relacionar, todo mundo está sujeito a decepcionar-se. Afinal, para amar e vivermos intensamente este sentimento é necessário uma dose de vulnerabilidade. Isto mesmo, estar vulnerável é estar entregue por inteiro a relação. Mas, não confunda vulnerabilidade com fragilidade.
Frustrar-se é sim uma opção quando nos entregamos por inteiro ao amor. Você pode escolher entrar armado e protegido em um relacionamento, e talvez seja isso que aconteça com a maioria após várias desilusões. Mas eu te pergunto, vale a pena?
Amor gostoso é aquele que nos atiramos de cabeça, é quente, intenso… Concordamos que vale mais que um relacionamento morno, não é mesmo?
Toda crise nos traz muitas oportunidades. Quando “perdemos” um grande amor, na verdade, talvez ele não fosse tão grande assim. É preciso compreender o que aconteceu, perceber que se alguém te machucou, na verdade o que existia não era amor, e sim, ilusão. Agradeça o que aconteceu, assim você se sentirá livre para uma nova oportunidade.
Nestes momentos, é sempre bom refletirmos sobre nossa contribuição no que aconteceu. Se queremos ser pessoas melhores e ter relacionamentos diferentes daqui para frente, aprender com o passado é fundamental.
Um dos maiores erros que cometemos e que leva os relacionamentos a falência, é a projeção dos nossos vazios no outro. Esperamos que nosso par supra nossas faltas e que seja exatamente como precisa. Aquela velha história da metade da laranja, onde crescemos acreditando que outro deve nos completar.
Quando falamos de amor verdadeiro, não estamos idealizando uma imagem de par perfeito em alguém, e sim, amando cada detalhe, qualidades e defeitos, que existe em quem escolhemos amar.
Sabe, relacionar-se não é simples, muito menos fácil. Envolvemos histórias, crenças, valores de duas pessoas em um só objetivo, é preciso ser flexível e empático para estar em um relacionamento saudável.
Cuide de você primeiro! Se ame, se movimente, viva… O amor próprio é o primeiro passo para voltar a acreditar no amor.
Quando nos amamos, nos permitimos a viver nossos sentimentos, nos conhecemos melhor e curamos nossas feridas.
Somente depois deste processo estaremos prontos para entrar em um novo relacionamento. Mais maduro e sem projetarmos o sofrimento do passado no novo parceiro.
Lembre-se de tudo que viveu, aprenda com seus erros e saiba identificar no outro características que não combinam com as suas. Ninguém é igual a ninguém, nem você é a mesma pessoa do passado.
Esteja aberto a conhecer novas pessoas, viver novas experiências e entregue-se novamente aos relacionamentos. Esquece a outra metade da laranja, seja você por inteiro e deixe o outro lhe transbordar.
Por Gabriela Radunz – Psicóloga da Equipe Psicotér
Entre em contato conosco através desse link para agendar uma Avaliação Gratuita para psicoterapia, Online ou Presencial, com um Psicólogo ou Psicóloga em Porto Alegre. Temos a garantia do melhor atendimento e psicólogos de Porto Alegre altamente qualificados.