Além dos cuidados físicos mais populares, geralmente relacionados à beleza e higiene bucal, existe o cuidado com a nossa higiene do sono. Mais de um fator está envolvido para o sucesso de nossos descansos. Estar atento ao que faz o nosso sono ser melhor pode ajudar você a ter noites mais tranquilas.
Horários padrões para acordar e dormir dificultam a probabilidade de insônia. Além disso, podem ajudar você a se organizar melhor.
A famosa dormidinha depois do almoço não deve ser prolongada por mais de uma hora para que não interfira no sono à noite.
Fazer uma boa respiração antes de dormir, inspirando e expirando lentamente, contribui para a boa oxigenação do seu corpo e uma tranquilidade maior.
Para dormir bem a preocupação com o ambiente também pode ser um facilitador de descanso. Alguns aparelhos eletrônicos que nos distraiam por muito tempo e condições de conforto devem ser considerados na hora de dormir. Evitar o uso de tecnologias 30 minutos antes de dormir já é um passo importante.
Assim, descansamos os olhos e a atividade cerebral. Nos cuidados com a higiene do sono, estar confortável envolve tanto o nosso ambiente, quanto o nosso corpo.
Nesse sentido, estar com a temperatura corporal baixa para que nosso corpo descanse e tomar um banho quente 2 horas antes de dormir pode ajudar.
Os exercícios físicos são formas de deixar nossos músculos e mente ativos, então realizá-los próximo ao horário de dormir pode atrasar nosso descanso. O recomendado na higiene do sono é praticar esportes ou atividades físicas no mínimo 6 horas antes de dormir. A alimentação também deve ser mais leve à noite, sem alimentos muito energéticos, como cafeína ou chocolate.
Praticar esses cuidados pode contribuir para uma noite melhor, mesmo que sejam dicas simples. Ninguém gosta de uma má noite de sono e temos dias bem mais produtivos quando estamos dispostos. Tente aplicar a higiene do sono no seu dia a dia!
Lisiane Duarte – CRP 07/12563
Psicóloga e Diretora Técnica da Psicotér