Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

5 passos essenciais para estabelecer metas para o ano novo!

Categoria: Ano Novo, Motivação/Dicas

Entra ano e sai ano e nos encontramos, de tempos em tempos, fazendo metas para o ano novo. Começamos animados e, lá por março, a maioria das metas já foram esquecidas.

Todos nós já passamos por um momento de nossas vidas onde parece que as coisas simplesmente não acontecem, independente de trabalharmos duro e incessantemente. Seja por circunstâncias externas ou mesmo internas, todos nós precisamos parar de vez em quando, repensar nossos passos e estabelecer algumas metas para atingirmos resultados mais palpáveis, isso em qualquer área de nossas vidas.

O ideal seria encontrar um equilíbrio entre vida profissional, pessoal, familiar, espiritual, financeira, amorosa. Se algo não vai bem, significa que é hora de mudar alguma coisa que não está funcionando. É difícil chegar a um ponto onde todas essas áreas estejam satisfatórias, mas não é impossível chegar a um patamar onde estamos tranquilos e confiantes, desde que façamos algumas metas e as cumpramos.

Muitas vezes, algumas de nossas metas incluem a mudança total de um hábito há muito adquirido. Veja neste artigo a melhor forma de mudar um hábito para que as nossas metas sejam cumpridas, e alcancemos o êxito.

Por que devemos fazer metas?

Grandes atletas e profissionais de sucesso fazem e vivem da realização de suas metas, medindo resultados. Fazer metas nos traz visão de longo prazo, e motivação a curto prazo. Pode-se focar na aquisição de conhecimento, na organização do tempo ou daquilo que precisamos para atingir o sucesso que buscamos.

A chave é não ter muitas metas e manter as coisas simples, nem que seja uma meta de cada vez. Simplicidade é a chave do sucesso, e trabalho duro a realização.

5 passos para o estabelecimento de metas:

1. Brainstorm (ou chuva de ideias)

Faça uma lista do que você gostaria de realizar em sua vida, seja em qualquer área, coloque tudo, desde atributos físicos e mentais, a coisas materiais.

2. Escolha algo que mudará sua vida este ano

Olhe na lista que fez e escolha algo que precisa mais urgentemente e que quer ver acontecer ainda este ano. Pode ser algo que leve de 1 a 3 meses, ou de 6 a 10, não importa. Tenha certeza que aquela meta fará a diferença em sua vida e que você realmente quer e precisa. Isso definirá a sua motivação e paixão por alcançá-la.

3. Crie um mantra

Descreva sua meta em 2 a 5 palavras, escreva-a numa ficha ou mesmo bilhete e coloque a sua vista, seja no computador a sua frente, ou na porta do guarda-roupa, e tenha certeza que você não se esqueça e possa repetir todos os dias. Exemplo: Perder 10 quilos até dezembro. Esse é um mantra a ser buscado todos os dias e mentalizado.

4. O que pode realizar em um mês relacionado à sua meta

Se sua meta levará um ano para acontecer, crie pequenas metas, dia após dia, que ajudarão na realização da mesma. Exemplo: sua meta é reformar a casa; então, de acordo com suas finanças, estipule um valor a ter na poupança para a compra de materiais de reforma no final do mês.

5. O que você pode fazer hoje

Todos os dias, quando começar o seu dia, repita seu mantra e já pense em qual atitude terá naquele dia que ajudará na realização de sua meta. Pode ser uma pequena coisa, mas todos os dias terá algo a fazer relacionado à sua meta. Exemplo: Viajar na Páscoa, então vou economizar hoje não comprando outra roupa em liquidação, e começar a buscar roteiros para a viagem.

Você pode ter uma meta ou mais, mas defina um plano de ação para o cumprimento das metas, faça uma de cada vez e comece agora a trabalhar pela primeira. À medida que a rotina é aprendida e torna-se um hábito, pode-se então começar a trabalhar na próxima meta. Exemplo: Se você deseja correr numa maratona, crie um hábito de correr todos os dias. Mas se você também quer escrever um livro, então crie um hábito de escrever no mínimo 500 palavras por dia.

Você pode ter mais de uma meta, mas mantenha-as simples e encontre formas de focar todos os dias em sua realização.

O importante é ter foco e planejamento em seus objetivos!

Feliz Ano Novo,
Equipe Psicoter.

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: