Tem gente que descreve a atividade do psicólogo como ” médico de loucos”…
…e, por alimentar tamanha incompreensão, retardam a procura por ajuda especializada. Não sabem o verdadeiro significado de psicoterapia.
Na grande maioria das vezes, só irão procurar ajuda no momento em que os problemas se tornarem irreversíveis.
O que é a psicoterapia?
A psicoterapia é uma técnica da psicologia, onde através da fala/comunicação a pessoa é capaz de eliminar traumas, comportamentos e pensamentos desajustados, fazer novas conexões e aumentar a consciência de si mesmo.
A psicoterapia é um recurso de autoconhecimento e mudança de padrões. Lida diretamente com sentimentos, comportamentos e pensamentos.
E porque as pessoas, ainda nos dias atuais, alimentam mitos em torno da psicologia e da atividade do psicólogo, acabam por não se darem conta da importância desta autoanálise. Sofrem por desconhecerem as razões pela qual funcionam de determinada forma, pensam ou sentem deste ou daquele jeito.
Esta procura por ajuda somente quando os problemas já estão instalados, faz com que a psicoterapia seja um tratamento de sintomas. Assim como necessitamos de hidratação no corpo para prevenirmos doenças, a mente também precisa prevenir doenças do comportamento e das emoções.
Portanto a psicoterapia é um processo constante de evolução. De prevenção de sintomas psicológicos graves. Pode ser iniciado em qualquer momento da vida, sem restrições de idade ou momento de vida.
A psicoterapia individual promove um despertar da consciência para que a própria pessoa, através do autoconhecimento adquirido, tenha subsídios para lidar com suas capacidades, potencialidades, limites e previna-se do surgimento de perturbações psicológicas maiores.
Autoconhecimento significa conhecer a si próprio e este é significado de psicoterapia.
Sendo o autoconhecimento o conhecimento de si próprio. É através da técnica de psicoterapia que a pessoas consegue este processo.
O grau de autoconhecimento varia muito de pessoa para pessoa, pois esta capacidade vai sendo desenvolvida ao longo da vida de cada um, a partir de seus valores e crenças, através de pessoas importantes e também com a sua auto atenção, ou seja, o quanto esteve atento às suas reações, sentimentos, comportamentos.
Quando a psicoterapia é indicada?
Depois de tantos anos de experiência prática, ainda vejo pessoas que encontram-se em dificuldades emocionais e possuem resistência em procurar ajuda porque “psicólogo é para louco”.
Alguns casos tornam-se irreversíveis, muitas vezes sendo possível somente o controle da doença já instalada.
Exemplo são: problemas de relacionamento em geral ou sintomas físicos tais como: depressão ou episódios depressivos, crises de ansiedade, estresse ou estafa, fobias específicas, transtornos alimentares, etc.
A psicoterapia pode apresentar diversas linhas teóricas ou especialidades. São conhecidas como abordagens ou linhas psicoterapêuticas de trabalho. Cada psicólogo se especializa na abordagem com a qual mais se identifica.
É importante salientar que não existe uma técnica melhor ou mais efetiva, todas são eficazes! Desde que aplicadas corretamente e adequadamente por profissional especializado.
Conheça mais sobre o significado de psicoterapia, para que serve e como funciona.
Psic. Lisiane Duarte da Silva – CRP 07/12563
Psicóloga Cognitivo Comportamental, Especialista em Gestão de Pessoas