Sociabilidade de berço
Desde que nasce o ser humano é um ser social. É através da interação com outros que forma a sua identidade, desenvolve suas percepções sobre o mundo ao seu redor. Devido a isso a comunicação é a base para a sociabilidade da pessoa. Certamente muitos pais se perguntam: “meu filho é normal?”
Ao vir ao mundo, o bebê já no primeiro ano de vida demonstra curiosidade e interesse pelas pessoas a sua volta. Esse bebê tem a capacidade de brincar e interagir.
Desde muito cedo, o indivíduo se expressa e se comunica de modo não verbal, através de suas ações e afetos. Da mesma forma esse indivíduo emite vocalizações, risos, gritos, choros diante de suas necessidades, inquietações e desejos. Aos dois anos de idade a criança consegue manifestar mais claramente as suas intenções.
A criança faz isso através dos seus gestos e comportamentos. Assim nessa fase, surgem também as primeiras palavras. Finalmente aos 3 anos, a criança já adquire maior autonomia, sendo capaz de criar brincadeiras e se expressar de forma mais efetiva.
Certamente essa criança consegue buscar o que deseja com maior capacidade motora e de raciocínio, além disso desenvolve sua capacidade de autoconfiança e iniciativa.
Acima de tudo é muito importante que a criança seja estimulada nesse sentido desde que nasce. Devido a isso não deve conviver somente com seus familiares, mas também com profissionais de confiança, educadores e outras crianças.
Desenvolvendo a habilidade de comunicação
Quase sempre vemos que o maior diferencial das crianças que frequentam creches e pré-escolas refere-se à capacidade de conseguir se comunicar e socializar de forma mais saudável. Elas adquirem maior estimulação cognitiva e espontaneidade nos relacionamentos.
Porque é na interação com o outro, ainda mais no ambiente escolar, que a criança se percebe independente de seus pais. Certamente ela tem de se virar “sozinha”, assim enxerga com maior clareza o quanto seus resultados e conquistas depende de suas ações. Por fim, a dúvida: meu filho é normal?
O desenvolvimento da comunicação e da sociabilidade forma-se com maior potencial até os 6 anos de idade. As habilidades de comunicação e sociabilidade devem ser estimuladas a vida inteira. A criança leva essas habilidades consigo.
Assim na escola, na pracinha, na aula de natação, em todos e qualquer lugar, a criança precisa interagir e se comunicar de forma clara e também objetiva. Sendo essa uma condição de adaptação e sobrevivência a vida moderna.
Criança sociável x criança tímida
Enquanto algumas crianças tem mais facilidade, outras têm de se esforçarem mais nesse sentido. Acima de tudo é preciso saber que todas devem ser estimuladas nos seus relacionamentos interpessoais.
A criança saudável convive com outras crianças, e também com outros adultos além do convívio familiar. Devido a isso consegue expor as suas opiniões, desejos e interesses, considerando o ponto de vista alheio.
Além disso desenvolve a capacidade de empatia, aprendendo a ceder, adquirindo a capacidade de tolerar e aceitar frustrações. Essas crianças também aprendem a esperar, a refletir e a negociar. Isso quer dizer que meu filho é normal?
A criança muito tímida sofre em silêncio. Muitos pais se iludem que a criança quieta, que não dá trabalho, está bem ou feliz e pensam: meu filho é normal. Essas crianças retraídas são as que mais me preocupam e merecem nosso cuidado e atenção.
Essas crianças não têm condições de lutar por suas ideias, de construir um espaço satisfatório nos seus relacionamentos, consequentemente tornam-se frustradas e inseguras.
Meu filho é normal?
Se você se fez essa pergunta: Meu filho é normal? Provavelmente você está na dúvida se seu filho está desenvolvendo a comunicação e a sociabilidade de forma saudável.
Primeiro de tudo você deve saber que pode contar com a ajuda de nossos psicólogos! Essas habilidades são ferramentas necessárias para o bem estar da criança.
Além disso são habilidades que influenciarão em seus relacionamentos, e fará com que a criança se desenvolva de forma plena e feliz. Criança também precisa de psicoterapia!