Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Meu filho é normal? A Saúde psicológica de uma criança.

Categoria: Comportamento, Doenças e Transtornos, Psicoterapia Infantil

Sociabilidade de berço

Desde que nasce o ser humano é um ser social. É através da interação com  outros que forma a sua identidade, desenvolve suas percepções sobre o mundo ao seu redor.  Devido a isso a comunicação é a base para a sociabilidade da pessoa. Certamente muitos pais se perguntam: “meu filho é normal?” 

meu filho é normalAo vir ao mundo, o bebê já no primeiro ano de vida demonstra curiosidade e interesse pelas pessoas a sua volta. Esse bebê tem a capacidade de brincar e interagir. Desde muito cedo, o indivíduo se expressa e se comunica de modo não verbal, através de suas ações e afetos.  Da mesma forma esse indivíduo emite vocalizações, risos, gritos, choros diante de suas necessidades, inquietações e desejos. Aos dois anos de idade a criança consegue manifestar mais claramente as suas intenções. A criança faz isso através dos seus gestos e comportamentos. Assim nessa fase, surgem também as primeiras palavras. Finalmente aos 3 anos, a criança já adquire maior autonomia, sendo capaz de criar brincadeiras e se expressar de forma mais efetiva. Certamente essa criança consegue  buscar o que deseja com maior capacidade motora e de raciocínio, além disso desenvolve sua capacidade de autoconfiança e iniciativa. 

Acima de tudo é muito importante que a criança seja estimulada nesse sentido desde que nasce. Devido a isso não deve conviver somente com seus familiares, mas também com profissionais de confiança, educadores e outras crianças. 

Desenvolvendo a habilidade de comunicação

Quase sempre vemos que o maior diferencial das crianças que frequentam creches e pré-escolas refere-se à capacidade de conseguir se comunicar e socializar de forma mais saudável. Elas adquirem maior estimulação cognitiva e espontaneidade nos relacionamentos. Porque é na interação com o outro, ainda mais no ambiente escolar, que a criança se percebe independente de seus pais. Certamente ela tem de se virar “sozinha”, assim enxerga com maior clareza o quanto seus resultados e conquistas depende de suas ações.  Por fim, a dúvida: meu filho é normal?

O desenvolvimento da comunicação e da sociabilidade forma-se com maior potencial até os 6 anos de idade. As habilidades de comunicação e sociabilidade devem ser estimuladas a vida inteira.   A criança leva essas habilidades consigo. Assim na escola, na pracinha, na aula de natação,  em todos e qualquer lugar, a criança precisa interagir e se comunicar de forma clara e também objetiva. Sendo essa uma condição de adaptação e sobrevivência a vida moderna. 

Criança sociável x criança tímida

Enquanto algumas crianças tem mais facilidade, outras têm de se esforçarem mais nesse sentido. Acima de tudo é preciso meu filho é normalsaber que todas devem ser estimuladas nos seus relacionamentos interpessoais. A criança saudável convive com outras crianças, e também com outros adultos além do convívio familiar.  Devido a isso  consegue expor as suas opiniões, desejos e interesses, considerando o ponto de vista alheio. Além disso desenvolve a capacidade de empatia, aprendendo a ceder, adquirindo a capacidade de tolerar e  aceitar frustrações. Essas crianças também aprendem a esperar, a refletir e a negociar. Isso quer dizer que meu filho é normal?

A criança muito tímida sofre em silêncio. Muitos pais  se iludem que a criança quieta, que não dá trabalho, está bem ou feliz e pensam: meu filho é normal. Essas crianças retraídas são as que mais me preocupam e merecem nosso cuidado e atenção. Essas crianças não têm condições de lutar por suas ideias, de construir um espaço satisfatório nos seus relacionamentos, conseqüentemente tornam-se frustradas e inseguras. 

Meu filho é normal?

Se você se fez essa pergunta: Meu filho é normal? Provavelmente você está na dúvida se seu filho está desenvolvendo a comunicação e a sociabilidade de forma saudável.  Primeiro de tudo você deve saber que pode contar com a ajuda de nossos especialistas! Essas habilidades são ferramentas necessárias para o bem estar da criança. Além disso são habilidades que influenciarão em seus relacionamentos, e fará com que a criança se desenvolva de forma plena e feliz.  Criança também precisa de psicoterapia! 

Psic. Márcia Moraes – 07/12844


Se identificou com o assunto deste post?
Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


Seu nome*
Seu e-mail*
Seu telefone

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Entre em contato para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS ou tirar dúvidas.

(51) 4100-2513