Para podermos falar sobre o impacto que a insegurança tem na vida sexual,
Primeiramente precisamos entender o que é a insegurança sexual e porque esse sentimento é tão presente na vida das pessoas.
A insegurança na vida sexual é um estado emocional em que a pessoa sente que é inferior; incapaz de realizar tal tarefa ou até de ser amado. Este sentimento aparece independente de a realidade mostrar que a pessoa pode sim vencer tal desafio. É um tipo de medo que surge como consequência de alguma situação que é ameaçadora.
Quando o sujeito entende tal situação como alarmante, dá-se início a uma questão em especial:
Será que tenho como vencer esta situação?
Se a resposta for negativa, uma sensação de inferioridade e incapacidade começa a tomar conta. Ela influencia várias áreas da vida da pessoa.
Veja também o que é anorgasmia, como tratar essa disfunção sexual e sobre frigidez em mulheres.
Mas como a insegurança pode afetar a vida sexual?
Por ser uma área de grande exposição íntima ao outro, a vida sexual é um dos campos que possui maior tendência a momentos de insegurança. Isso acontece devido a alguns fatores. Como por exemplo o medo de não ter um bom desempenho ou até algum trauma em relacionamentos anteriores que tornam a exposição ao sexo e a naturalidade do mesmo mais difícil.
Normalmente o medo de não ter um bom desempenho aparece pela nossa tendência em achar que tudo deve ser perfeito. Assim, essa nossa tendência acaba jogando contra a necessidade de o sexo ser algo natural e prazeroso. O legal nesse momento é a comunicação com a(o) parceira(o) e permitir-se compartilhar esses anseios com o outro para que juntos consigam passar por esse desafio.
Veja também: Como parar com a pornografia
O recomendado a fazer quando sente-se inseguro ou está tendo algum tipo de dificuldade na vida sexual é buscar auxílio psicológico para casal e também médico, para que assim, estando em acompanhamento, caminhar junto com o profissional com a finalidade de lidar com essas questões
Psic. Marcelo Nora – CRP 07/27109
Psicólogo Cognitivo Comportamental