Ter empatia é importante para viver em sociedade. Mas, você sabe o que significa empatia?
Vive-se hoje em um mundo cada vez mais tecnológico, dinâmico, competitivo, com relações humanas mais superficiais. Atualmente é comum as pessoas se conhecerem e se relacionarem virtualmente. As conexões são mais rasas de sentimento, de afeto. As pessoas viraram invisíveis e as relações interpessoais são mais distantes. No entanto, quanto melhores e mais positivos forem os relacionamentos interpessoais maiores são as chances de se construir conexões verdadeiras com as pessoas com as quais se convive. Nesse sentido, cabe falar sobre a empatia.
Se coloque no lugar do outro
Empatia é a capacidade de se colocar no lugar de outro e sentir o que a outra pessoa está sentindo.
É tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro indivíduo. Porém, é preciso não confundir-se com ele porque cada pessoa é única e tem suas próprias experiências.
Para compreender melhor o comportamento alheio em determinadas circunstâncias e a forma como a outra pessoa toma as suas decisões é necessário retirar a atenção de seus próprios problemas e prestar atenção na outra pessoa, sem fazer julgamentos, desvinculando-se ao máximo das crenças pessoais, ultrapassando as barreiras do egoísmo, do preconceito ou do medo do que é desconhecido ou diferente.
Ter empatia é identificar-se com o outro ou com a situação vivida por ele. É estar verdadeiramente preocupado em analisar o que ele está sentindo e não apenas o que está dizendo.
Ter empatia é estar ligado emocionalmente
É portanto conseguir fazer com que a pessoa se sinta ouvida e acolhida. A empatia pode ser praticada através de pequenos gestos. Assim como: saber ouvir, escutar antes de falar, demonstrar atenção, expressar um sorriso, dar um abraço, um aperto de mão, um olhar…
A empatia deveria estar em todos os nossos relacionamentos. Ela contribui para aumentar a capacidade de comunicação e de conexão nas mais diversas interações interpessoais: familiares, amizades, trabalho e até com pessoas desconhecidas, ajudando a diminuir conflitos, entendo melhor as dificuldades, as dores e as alegrias de quem se convive.
Ter olhos de afeto sobre as necessidades do outro é um sentimento que pode ser treinado e praticado. Portanto, é um hábito que se pode cultivar para melhorar a qualidade não só de nossas próprias vidas, mas também para construirmos um mundo onde as pessoas sejam mais humanas, mais afetuosas, mais conectadas emocionalmente.
“Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver nosso mundo refletido nos olhos dele” (Carl Rogers)
.