Endereços psicoter
Rua Vigário José Inácio, 250 Sala 102 Centro - Porto Alegre
R. Antônio Joaquim Mesquita, 131 - Passo d'Areia - Porto Alegre
SEG A SEX DÀS 7H ÀS 22H - SÁB DÀS 7H ÀS 12:30H

Dificuldade de Aprendizagem: O que é, Sinais e Tratamento

Dificuldade de Aprendizagem

O tema dificuldades de aprendizagem costuma ocasionar muitas dúvidas e até mesmo algumas compreensões erradas por parte de muitas pessoas, como não saber que há vários tipos diferentes.

As causas por trás dessas dificuldades para aprendizagem podem ser muito variadas, além de que diferentes fatores impactam nesses problemas, como questões sociais, cognitivas e biológicas, por exemplo.

Desse modo, aqui neste conteúdo você vai entender o que é a dificuldade de aprendizagem, quais os sinais mais comuns, quais os tipos e os tratamentos indicados.

Não deixe de ler o texto até o fim para entender tudo deste assunto!

Dificuldade de Aprendizagem

 

O que é a dificuldade de aprendizagem?

Para começar, vamos explicar o que significa a dificuldade de aprendizagem, o ponto inicial para compreender todo o tema.

A dificuldade de aprendizagem, explicando de uma forma simples, pode ser descrita como sendo um tipo de desordem mental que impacta o ritmo no qual uma pessoa pode aprender.

Este tipo de desordem pode ter várias causas, como é o caso do ambiente escolar no qual o estudante está inserido, a metodologia utilizada para ensiná-lo ou ainda problemas pessoais ou familiares do indivíduo.

Em geral, utiliza-se o termo de “dificuldade de aprendizagem” para todas aquelas pessoas que necessitam da ajuda de uma metodologia que seja diferenciada para o seu desenvolvimento.

Isso acontece porque os métodos utilizados tradicionalmente são complexos para elas, mas isso não significa que essas pessoas não conseguem ter um aprendizado.

Atualmente, é bem mais comum ver alunos apresentando essas dificuldades de aprendizado nas escolas, de modo que os professores e os educadores precisam enfrentar a questão todos os dias com seus alunos e com os familiares.

Deste modo, fica claro como o acompanhamento dos pais de maneira mais próxima no dia a dia do estudante na escola faz uma enorme diferença.

É este acompanhamento próximo que permite aos pais identificarem possíveis dificuldades que os jovens tenham em seu aprendizado.

Quanto antes o problema for descoberto, então mais rápido será possível promover um acompanhamento do jovem para que ele não sofra no seu processo educacional.

 

Sinais de dificuldade de aprendizagem

É importante saber identificar os sinais de dificuldade de aprendizagem que o estudante começa a apresentar em sala de aula ou mesmo em casa quando precisa estudar.

Geralmente, o indivíduo com esse tipo de dificuldade costuma apresentar problemas de ansiedade, de atenção e foco, e também inquietação.

Como dito anteriormente, os motivos podem ser os mais variados possíveis, o que precisa ser compreendido no momento de buscar o tratamento do jovem.

Para que os pais possam detectar e começar o tratamento dos seus filhos o quanto antes, nada melhor do que entender quais os sinais principais da dificuldade de aprendizagem.

 

Dificuldade de concentração

Um dos sinais mais comuns de pessoas com dificuldades de aprendizagem é a dificuldade para concentrar-se.

Para que alguém com dificuldade de aprendizagem possa manter seu foco em algum por um período de tempo que seja prolongado, é preciso fazer muito esforço.

Afinal, nada mais comum do que os pensamentos mudarem constantemente de duração enquanto vemos um vídeo, assistimos uma série, lemos ou estudamos.

Portanto, é comum essas pessoas dispersarem-se enquanto estão em uma conversa, serem conhecidas por “viver no mundo da Lua”.

Em relação aos estudos, quem tem dificuldade de aprendizagem demonstra uma grande desatenção e isso leva a um impedimento de que ela absorva as informações que são necessárias para se completar um raciocínio.

A partir disso, essas pessoas costumam achar que são incompetentes, mas tudo está na dificuldade de foco ou concentração.

 

Dificuldade de leitura

As pessoas com dificuldade de aprendizagem precisam fazer um enorme esforço para ler, lutando contra as palavras que parecem embaralhar-se frente aos seus olhos.

De forma geral, é preciso ler e reler uma mesma frase várias vezes, pois apenas assim a pessoa consegue distinguir quais as letras e palavras do texto, para conseguir continuar a sua leitura.

Com esta dificuldade, há um impacto negativo do indivíduo em seu desempenho escolar, no desempenho na faculdade ou mesmo no trabalho.

Um outro problema com relação à leitura é que essas pessoas costumam interpretar um texto de maneira equivocada.

De forma geral, há uma demora para que o indivíduo com dificuldade para aprendizagem possa identificar os fatos e os argumentos que estão presentes no texto.

 

Dificuldade para realização de cálculos

Um último sinal de que alguém apresenta dificuldade para aprendizagem é demorar para realizar cálculos, o que costuma deixar essas pessoas angustiadas e desconfortáveis.

Afinal, elas não conseguem realizar as contas, ainda que sejam muito simples, apenas “de cabeça”, sendo necessário usar uma calculadora muitas vezes.

 

Diferença entre dificuldade de aprendizagem e transtorno de aprendizagem

Uma dúvida comum que costuma existir é se existe uma diferença entre a dificuldade e o transtorno de aprendizagem, e qual é ela.

O transtorno de aprendizagem refere-se a uma condição que tem origem neurobiológica, e ela afeta diretamente a inteligência e também o aprendizado de uma pessoa dentro das mais variadas áreas da vida.

Por outro lado, a dificuldade de aprendizagem é uma condição na qual há um obstáculo que é bastante específico para o desenvolvimento do aprendizado do indivíduo.

Esta dificuldade pode desaparecer com um tratamento adequado ou ainda de maneira espontânea.

O transtorno de aprendizagem costuma ocasionar frustração nas pessoas desde a sua infância, pois elas não conseguem, ainda que se esforcem muito, dominar um determinado assunto e podem ter problemas na alfabetização.

Isso acaba tendo um grande impacto na vida escolar da criança, e se não houver um tratamento adequado, ela pode ter problemas em todas as fases da sua vida, incluindo o desenvolvimento profissional.

Dificuldade de Aprendizagem

 

Tipos de transtornos de aprendizagem

Quando falamos a respeito de transtorno de aprendizagem não estamos nos referindo a uma única coisa, mas sim há vários tipos de condições diferentes que podem afetar essas pessoas.

A seguir, vamos mostrar quais são os tipos principais!

 

Dislexia

A dislexia trata-se de um distúrbio de aprendizagem que tem como característica principal a dificuldade para ler e escrever.

A pessoa que apresentam esse tipo de dificuldade tende a ter atraso escolar porque não consegue realizar uma leitura eficiente, seja por trocar letras, por inverter as sílabas ou ter dificuldades na memorização de palavras.

Uma pessoa com dislexia também apresenta problemas para acompanhar o texto e entender a mensagem, pois pode acabar pulando linhas sem perceber ou tem uma leitura muito lenta.

 

TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

O TDAH é um tema sobre o qual cada vez se discute mais, apesar de muitos terem uma visão equivocada sobre ele.

Este é um tipo de distúrbio que acaba gerando um comportamento mais agressivo, junto com outros, como inquietação e dificuldade de concentração, ansiedade e a dificuldade de aprendizagem.

Como hoje em dia há uma “luz maior” colocada sobre este distúrbio, é mais comum realizar a sua detecção ainda na fase da 1ª infância, para que se possa realizar o tratamento o quanto antes.

 

Disgrafia

A disgrafia é mais um tipo de transtorno de aprendizagem que gera muitas dificuldades de escrever para o estudante.

O indivíduo que sofre com esse problema pode trocar palavras, inverter letras ou sílabas, o que torna difícil para ele escrever.

Quando este problema aparece de uma maneira mais “sutil”, é comum que se comente que a letra da criança é mal feita ou ainda que ficam muito próximas, tornando difícil a leitura por outras pessoas.

Nos casos mais graves, a criança pode apresentar uma grande dificuldade na organização das suas ideias para escrever um texto.

 

Discalculia

A Discalculia ocorre quando uma pessoa tem problemas para assimilar e compreender as regras e os problemas matemáticos.

Na verdade, além da dificuldade para pensar, raciocinar ou avaliar os problemas matemáticos referentes aos cálculos, a pessoa com o transtorno de aprendizagem da discalculia tem problemas com os números em geral.

Com isso, elas não conseguem realizar quaisquer ações nas quais estejam envolvidos os números, bem como apresentam dificuldades na leitura de símbolos matemáticos, sem conseguir fazer as operações escritas ou mentais.

 

Dispraxia

A dispraxia é um transtorno de aprendizagem que decorre de uma disfunção neurológica apresentada pelo indivíduo, sendo que essa disfunção atua sobre as ações do cérebro e impacta na coordenação que é comandada por ele.

O cérebro tem partes afetadas que são responsáveis por aspectos motores, espaciais e verbais do indivíduo, ocasionando assim um impacto enorme na vida dele, incluindo a dificuldade no aprendizado.

 

Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O transtorno do espectro autista trata-se de um tipo de distúrbio de neurodesenvolvimento.

A característica principal dele é o desenvolvimento atípico, além de deficiência na comunicação, nas manifestações corporais e também em relação à interação social.

O TEA também é um transtorno de aprendizagem que impacta bastante no indivíduo, como é o caso dele ter um repertório de atividades e de interesses restritos, o que impacta no aprendizado de outras áreas.

 

 

Tratamentos para dificuldade de aprendizagem

Para se fazer o tratamento para dificuldade de aprendizagem, há diferentes tipos de abordagens que podem ser utilizadas.

Elas vão desde a adaptação à forma de educação ou ao método de ensino para que possa ser possível potencializar a aprendizagem do indivíduo até a necessidade de tratar algum transtorno ou distúrbio do estudante.

Alguns tipos de tratamentos recomendados para tratar o aluno com dificuldade de aprendizagem são a neuropsicologia, a psicopedagogia e também a terapia infantil.

O psicopedagogo e o psicólogo podem atuar em conjunto para que possa entender as causas por trás daquela dificuldade no aprendizado do estudante e identificar um possível transtorno que precise ser tratado.

Entre em contato com a Psicotér para garantir o seu atendimento personalizado!

Texto de: Luísa de Oliveira – redatora da Equipe Psicotér

Aprovado por:

Lisiane Duarte

Lisiane DuarteFundadora da Psicotér, CEO e Diretora Técnica, Psicóloga Cognitivo-Comportamental, completamente apaixonada pelo ser humano, realizada e privilegiada por poder participar da transformação de vidas. Experiência de mais de 20 anos de atuação clínica e empresarial. Psicoterapeuta individual e em grupo de crianças, adolescentes, adultos, idosos, casal e família, online e presencial, pós-graduada em Gestão do Capital Humano. Consultora de recolocação profissional desde 2003, capacitando e orientando profissionais em transição de carreira na busca de novas oportunidades. Também consultora em diversas empresas nacionais e multinacionais, nas diversas áreas de RH, atendimento e avaliação psicológica de profissionais.

Gostou? Compartilhe

Posts Relacionados

Confira os assuntos de maior interesse

avaliação psicológica bônus

    Se identificou com o assunto deste post?

    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!

    Seu nome*

    Seu e-mail*

    Seu telefone

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *