Endereços psicoter
Rua Vigário José Inácio, 250 Sala 102 Centro - Porto Alegre
R. Antônio Joaquim Mesquita, 131 - Passo d'Areia - Porto Alegre
SEG A SEX DÀS 7H ÀS 22H - SÁB DÀS 7H ÀS 12:30H

Autocuidado Emocional: O que é e 5 Dicas da Psicologia para Praticar

Autocuidado Emocional

A importância do autocuidado emocional: como priorizar seu bem-estar mental.

Sabe aquela história de que cuidar da cabeça é tão importante quanto cuidar do corpo? Pois é, não é frescura nem exagero, é realidade pura!

Uma pesquisa recente da Bayer (julho de 2020) revelou que 84% dos brasileiros buscam ter uma rotina de autocuidado, porém, desses 84%, somente 1/3 consegue.

É o seguinte: assim como a gente malha e come coisas saudáveis para cuidar do físico, dá pra cuidar da cabeça também. É só botar em prática o autocuidado emocional.

E olha que é simples, viu? Nesse artigo, a gente vai te mostrar como fazer isso de um jeito fácil.

Vamos falar de identificar suas emoções, lidar com o estresse, manter relacionamentos saudáveis e muito mais.

Veja também nosso guia sobre autocuidado.

 

O que é o autocuidado emocional?

Já pensou que assim como a gente cuida do corpo com comida boa e exercícios, a mente também precisa de uma atenção especial? Para isso, existe o autocuidado emocional.

Imagine a sua mente como um jardim. Para que as flores desabrochem lindas e fortes, a gente precisa cuidar do solo, regar com frequência, tirar as ervas daninhas e, de vez em quando, podar os galhos.

No autocuidado emocional, a gente faz a mesma coisa: prestamos atenção em como estamos nos sentindo, identificamos as nossas necessidades e tomamos medidas para cuidar da nossa saúde mental.

Quando praticamos o autocuidado mental e emocional, ficamos mais preparadas para lidar com os desafios da vida, em melhorar nossos relacionamentos e aumentar a nossa autoestima.

 

tipos de autocuidado

 

Tipos de autocuidado emocional. Veja exemplos

Cuidar da nossa mente é como cuidar de um jardim: precisa de atenção, carinho e um monte de ferramentas para crescer bonito.

Digamos assim, essa tal de “saúde mental” não é um bicho de sete cabeças, mas sim um conjunto de aspectos que, quando bem tratados, nos trazem bem-estar e nos permitem aproveitar a vida ao máximo.

Assim como um jardim precisa de sol, água e terra boa para as flores ficarem lindas, nossa cabeça também precisa de diferentes tipos de autocuidado mental e emocional. Veja alguns deles:

 

Autocuidado físico

O básico para o corpo e a mente funcionarem direitinho. Dormir bem, se alimentar de forma saudável e praticar exercícios físicos são essenciais para ter energia, disposição e controlar o estresse.

 

Autocuidado intelectual

A mente também precisa de um bom treino! Ler livros, fazer cursos, aprender coisas novas e manter a mente curiosa são ótimas maneiras de se manter mentalmente ativo, criativo e motivado.

 

Autocuidado espiritual

Conectar com algo maior que nós mesmos, seja por meio da religião, meditação, yoga ou contato com a natureza, pode trazer paz interior, clareza e um senso de propósito na vida.

 

Autocuidado social

Somos seres sociais por natureza! Estar rodeado de pessoas queridas, conversar com amigos, ter um bom relacionamento com a família e participar de atividades em grupo são fundamentais para o nosso bem-estar emocional.

 

Benefícios do autocuidado emocional

Na correria do dia a dia, é fácil deixar de lado o que realmente importa: a gente mesmo! Mas sabe de uma coisa? Quando investimos no nosso bem-estar emocional, colhemos frutos incríveis em todas as áreas da vida.

Então, que tal dar uma olhada em alguns desses benefícios:

 

  • Bye bye, estresse: o autocuidado te ajuda a lidar com as pressões do dia a dia de forma mais leve e tranquila. Isso porque, quando você tira um tempinho para si mesmo, seja para relaxar, meditar ou fazer algo que te deixa feliz, você dá um descanso para a mente e para o corpo.
  • Emoções em harmonia? Sim, é possível: com o autocuidado, você aprende a identificar, entender e gerenciar suas emoções de maneira mais saudável. Isso significa que você consegue lidar com a tristeza, a raiva e a frustração sem se deixar levar por elas.
  • Relacionamentos mais fortes e saudáveis: quando você se cuida emocionalmente, você se torna uma pessoa mais presente e disponível para os outros. Você consegue dar mais atenção para as pessoas que te amam e construir relacionamentos mais saudáveis e duradouros.
  • Autoestima nas alturas: o autocuidado te ajuda a desenvolver uma relação mais positiva com você mesmo. Você aprende a se amar, se valorizar e a aceitar seus pontos fortes e fracos. Isso te deixa mais confiante e seguro para enfrentar os desafios da vida.
  • Mais produtividade e foco: cuidar da sua saúde mental te deixa mais disposto, com mais energia e com a mente mais focada. Isso significa que você consegue render mais no trabalho, nos estudos e em todas as outras áreas da sua vida.

 

Dicas para Praticar Autocuidado Emocional

 

5 dicas para praticar o autocuidado emocional

A vida sem um roteiro é como estar à deriva em um mar revolto. As ondas te jogam para lá e para cá, te deixando sem saber qual rumo tomar. Mas não precisa ser assim!

Ao aprender a lidar com suas emoções, você transforma aqueles monstros gigantescos em insetos controláveis, te dando o poder de navegar pela vida com mais tranquilidade e maestria.

Então, se você está pronta para se tornar a capitã do seu próprio navio, prepare-se para desvendar 5 bússolas infalíveis para o autocuidado:

 

1. Autoconhecimento

O primeiro passo para domar as ondas é entendê-las. Mergulhe em si mesmo e explore as profundezas das suas emoções.

Perceba quais são seus gatilhos, o que te faz sentir alegria, tristeza, raiva ou medo. Esse autoconhecimento te dará o mapa para navegar pelas águas turbulentas da sua mente.

 

2. Valide suas emoções

Suas emoções, sejam elas quais forem, são válidas. Não as reprima ou julgue. Abrace-as, acolha-as e permita que elas fluam livremente.

Reconheça que cada sentimento tem sua razão de ser e que te faz único. Essa validação interna te dará a força para enfrentar qualquer tempestade emocional.

 

3. Cultive hábitos saudáveis

O corpo e a mente são um só. Cuide do seu corpo com alimentação balanceada, sono regular e exercícios físicos.

Essas práticas te darão a energia e a disposição para lidar com os desafios da vida. Uma mente sã em um corpo são é um navio pronto para enfrentar qualquer mar.

 

4. Autocuidado mental e emocional: domine sua mente com as ferramentas certas

Existem diversas técnicas para lidar com as emoções de forma. Experimente meditação, yoga, respiração profunda, escrita terapêutica ou qualquer outra ferramenta que te traga paz e clareza.

Encontre o que funciona melhor para você e use essas ferramentas como âncoras para te manter firme em meio às ondas.

 

5. Conecte-se com você mesmo

Reserve um tempo para si mesma todos os dias. Faça algo que te traga alegria, seja ler um livro, ouvir música, tomar um banho relaxante ou simplesmente contemplar a natureza.

Essa conexão consigo mesma te dará a bússola para navegar na vida com mais propósito e significado.

 

Como a psicologia ajuda a desenvolver o autocuidado emocional?

Com a ajuda de um psicólogo, você vai aprender a identificar suas emoções, entender de onde elas vêm e como elas influenciam seus pensamentos e comportamentos.

Isso é fundamental para lidar com elas de forma saudável, sem se deixar levar por pensamentos negativos ou comportamentos impulsivos.

E, bem, sabe aqueles momentos que você explode de raiva ou fica super ansiosa sem motivo aparente? Pois é, através de um tratamento psicológico você conseguirá descobrir quais são os gatilhos que desencadeiam essas emoções descontroladas.

Assim, você pode se preparar para lidar com eles de forma mais tranquila e evitar sofrimento desnecessário.

E por falar nisso, com o acompanhamento certo, sua autoestima fica lá alturas.

Afinal, quem nunca se sentiu pra baixo e sem valor, né? A psicologia te ajuda a construir uma autoestima forte e saudável, para que você acredite no seu potencial e viva com mais confiança e felicidade.

Você vai aprender a se amar e se valorizar do jeito que você é, sem precisar da aprovação dos outros.

Um tratamento psicológico, no geral, é individualizado e personalizado, de acordo com as suas necessidades e objetivos. Mas, de maneira geral, você pode esperar:

 

  • Maior autoconhecimento;
  • Melhor gestão das emoções;
  • Redução do estresse e da ansiedade;
  • Autoestima mais forte;
  • Melhora nos relacionamentos.

 

Você precisa de ajuda para aprender a cuidar melhor de si mesma? Então conte conosco nesse processo! Entre em contato com nossa equipe de atendimento e agende a sua Consulta VIP hoje mesmo!

 

Lisiane Duarte

Lisiane DuarteFundadora da Psicotér, CEO e Diretora Técnica, Psicóloga Cognitivo-Comportamental, completamente apaixonada pelo ser humano, realizada e privilegiada por poder participar da transformação de vidas. Experiência de mais de 20 anos de atuação clínica e empresarial. Psicoterapeuta individual e em grupo de crianças, adolescentes, adultos, idosos, casal e família, online e presencial, pós-graduada em Gestão do Capital Humano. Consultora de recolocação profissional desde 2003, capacitando e orientando profissionais em transição de carreira na busca de novas oportunidades. Também consultora em diversas empresas nacionais e multinacionais, nas diversas áreas de RH, atendimento e avaliação psicológica de profissionais.

Gostou? Compartilhe

    Se identificou com o assunto deste post?

    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!

    Seu nome*

    Seu e-mail*

    Seu telefone

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *