A terapia de Orientação Psicopedagógica na Educação Infantil pode surgir como um grande auxílio no processo de desenvolvimento pessoal de cada uma das crianças.
Quando falamos de infância, estamos olhando para um momento da vida onde existe muita experimentação, descobertas, aprendizado, mas também chances para lacunas.
Sendo assim, esse tipo de terapia surge como forma de auxiliar no suporte e desenvolvimento da criança desde muito cedo, permitindo que pais, responsáveis e até mesmo professores possam entender melhor cada passo.
Uma criança exige atenção e cuidado pleno, o que pode e deve ser orientado desde o princípio com a ajuda de um profissional.
Neste artigo, vamos te falar um pouco mais sobre a orientação psicopedagógica, como ela funciona e como pode ser uma enorme ferramenta na educação infantil. Acompanhe até o final para não perder nada!
Conteúdo desse artigo
ToggleO que é a Orientação Psicopedagógica?
A Terapia de Orientação Psicopedagógica na Educação Infantil pode desafiar a visão tradicional de aprendizagem como um processo simplesmente intelectual, reconhecendo a importância do afeto, da autoestima e da relação entre educador e educando no desenvolvimento de cada criança.
Sendo assim, ela acaba dando atenção não apenas ao sucesso acadêmico, mas também ao bem-estar emocional e ao desenvolvimento integral da criança, cultivando habilidades socioemocionais fundamentais para o seu crescimento.
É através de um olhar mais sensível e respeitoso às singularidades de cada criança que a Terapia de Orientação Psicopedagógica na Educação Infantil procura construir pontes entre os diferentes aspectos do desenvolvimento infantil, apresentando uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todas as crianças.
Muitas pessoas não olham para esse tipo de estratégia com a frequência que deveriam olhar, principalmente no início da vida de uma criança, onde muitas coisas serão determinantes.
Como é o trabalho psicopedagógico de orientação de pais?
O trabalho psicopedagógico costuma reconhecer que os pais desempenham um papel indispensável no processo educacional e emocional de seus filhos e busca capacitá-los a compreender e responder de maneira produtiva e cuidadosa às necessidades deles.
Um ponto importante do trabalho psicopedagógico de orientação de pais é a criação de um espaço seguro e acolhedor onde os adultos possam expressar suas preocupações, dúvidas e desafios em relação ao desenvolvimento e à educação de seus filhos.
O psicopedagogo atua como um facilitador nesse processo, oferecendo escuta ativa, empatia e apoio emocional aos pais. É um grande trabalho em equipe!
Além disso, o trabalho psicopedagógico de orientação de pais envolve a educação e informação dos pais sobre questões relacionadas ao desenvolvimento infantil, aprendizagem, comportamento e necessidades educacionais especiais, quando necessário.
Esses pais são capacitados a compreender melhor as características pessoais de cada um dos seus filhos, suas potencialidades e dificuldades, além de conseguirem identificar sinais de alerta que possam indicar a necessidade de intervenção.
Veja também como é o atendimento de uma neuropsicóloga.
Atividades psicopedagógicas
Existem inúmeras atividades psicopedagógicas que podem ser introduzidas no dia a dia das crianças para melhorar o seu desenvolvimento e para criar proximidade junto aos pais. São algumas delas:
- Jogos educativos
- Atividades de leitura e escrita
- Exercícios de matemática
- Jogos de memória
- Atividades de estimulação cognitiva
- Trabalhos manuais e artísticos
- Raciocínio lógico
- Jogos de tabuleiro educativos
- Atividades de contação de histórias
- Dinâmicas de grupo
- Resolução de problemas
- Atividades de organização e planejamento
- Jogos de palavras
- Atividades de expressão corporal
- Trabalho com quebra-cabeças
- Atividades de concentração
- Uso de recursos audiovisuais
- Exercícios de coordenação motora
- Jogos de interpretação
- Atividades de orientação espacial
O que a psicopedagoga pode atender?
A psicopedagogia existe como uma grande ferramenta de suporte no desenvolvimento de crianças, podendo auxiliar os pequenos nos seus desafios, mas também ajudando os pais e educadores em cada um dos passos.
A realidade é que ela serve como grande ajuda, principalmente na criação de um ambiente mais inclusivo e educativo nas escolas. Dessa forma, ela pode atender diferentes casos, como:
- Dificuldades de concentração e atenção, como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
- Problemas de comportamento que afetam o desempenho escolar.
- Dificuldades emocionais que interferem na aprendizagem, como ansiedade, baixa autoestima e dificuldades de adaptação.
- Apoio à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais.
- Orientação e apoio aos pais e educadores no manejo de questões relacionadas à aprendizagem e ao desenvolvimento.
- Avaliação psicopedagógica para identificar necessidades específicas de aprendizagem e elaborar planos de intervenção personalizados.
- Desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem adaptadas às necessidades individuais dos alunos.
- Intervenção precoce para prevenir ou remediar dificuldades de aprendizagem.
- Estímulo ao desenvolvimento das habilidades cognitivas, emocionais e sociais dos alunos.
- Orientação vocacional e profissional para adolescentes e jovens adultos.
- Apoio à transição entre diferentes etapas educacionais, como a transição da educação infantil para o ensino fundamental ou do ensino médio para a faculdade.
- Promoção da educação inclusiva e do respeito à diversidade nas instituições de ensino.
- Desenvolvimento de programas de intervenção e prevenção em contextos escolares e comunitários.
Se esse é um tipo de atendimento que você busca para o seu filho ou para a sua escola, saiba que a Psicotér conta com diferentes tipos de profissionais capacitados que podem te ajudar nessa caminhada!
Entre em contato com a nossa equipe hoje mesmo e marque uma Consulta VIP!
Texto aprovado por:
Fundadora da Psicotér, CEO e Diretora Técnica, Psicóloga Cognitivo-Comportamental, completamente apaixonada pelo ser humano, realizada e privilegiada por poder participar da transformação de vidas. Experiência de mais de 20 anos de atuação clínica e empresarial. Psicoterapeuta individual e em grupo de crianças, adolescentes, adultos, idosos, casal e família, online e presencial, pós-graduada em Gestão do Capital Humano. Consultora de recolocação profissional desde 2003, capacitando e orientando profissionais em transição de carreira na busca de novas oportunidades. Também consultora em diversas empresas nacionais e multinacionais, nas diversas áreas de RH, atendimento e avaliação psicológica de profissionais.